Dele Alli Religião

O jogador Dele Alli pertence à etnia iorubá, que corresponde a um dos grandes grupos que existe na África do Ocidental que conta, em sua região, com mais de 30 milhões de habitantes. Esse grupo é, nada menos, que o segundo maior grupo étnico de toda a Nigéria, e constitui em torno de 21% de toda a população. Além do iorubá, existem mais duas etnias importantes, que são os igbos e os hauçás. 

Dele Alli pertence à uma linhagem nobre dentro da etnia iorubá. Conforme informação do pai do jogador da Inglaterra, o avô de Alli teria sido rei dessa etnia. E, por causa disso, ele poderia ser o príncipe da Nigéria, caso voltasse para lá. Poderia herdar o trono. Porém, isso não lhe dá o direito de se tornar um líder político no país. 

Os Estados Unidos serviram de inspiração para a Nigéria, que é hoje uma república federal, seguindo o modelo dos EUA, onde o presidente é quem exerce o poder executivo. E a Câmara dos Representantes e o Senado são responsáveis por moderar o poder do presidente. 

Enquanto que os membros da realeza possuem uma enorme influência sobre o destino da nação, além de também poderem desfrutar de uma série de privilégios políticos. 

No país, aproximadamente 75% dos homens trabalham como agricultores. E sobrevivem do que eles plantam. Já as mulheres trabalham vendendo o excedente na cidade, nos mercados populares. Há enormes fazendas de cacau.  

Os iorubás, nas cidades, além de respeitarem as autoridades formais, também respeitam muito o líder da tribo, o qual é conhecido como “oba”. Essa posição pode ser conquistada de várias maneiras, como através do casamento, por herança, ou pode ainda ser escolhido por um “oba” que esteja no poder. E Dele Alli é descendente de um desses líderes. 

Devido ao tráfico de escravos, que aconteceu entre os séculos XV e XIX, vários traços da língua, da cultura, da música e outros costumes, acabaram sendo disseminados através de extensas áreas do continente americano, dentre as quais podemos destacar Cuba, Brasil, Haiti e Trinidad e Tobago. 

Uma grande parcela da população negra do Brasil é proveniente das terras iorubás. E é possível observar as principais influências na cultura, na religião e na culinária. O candomblé foi disseminado no país pelos iorubás. Assim como outros cultos menos expressivos. 

Ainda que Dele Alli não tenha assumido a sua posição naquela tribo dos iorubás, a Federação Nigeriana de Futebol pediu muito que o jogador defendesse o seu país nas disputas da categoria de base. No entanto, Alli não aceitou os convites. 

Dele Alli Religião 

A religião de Dele Alli, assim como dos demais iorubás, possui muitas lendas, cuja função é normatizar o comportamento tanto pessoal quanto coletivo. E que conta com Orixás, que seriam os intermediários, ficando entre a humanidade e os deuses superiores, e que são retratados da mesma forma que todas as pessoas, com os seus defeitos, e que também têm a oportunidade de se redimirem se tiverem um bom comportamento. 

Ilustração de Poco Iorubás

Ilustração de Poco Iorubás

A religião possui um número enorme e impreciso de divindades, que pode variar de 200 a 1700. Algumas ficaram mais conhecidas, tanto que a sua fama se espalhou e foi capaz de atravessar continentes. Já outras só são cultuadas nas pequenas localidades. 

Durante o período colonial e também de escravidão, em que os europeus eram os dominantes, a religião cruzou o atlântico e chegou a influenciar outras religiões, como o Candomblé (Brasil) e a Santería (Cuba). Uma característica bem peculiar da religião dos iorubás é o conhecido Sistema de Ifá, que se trata de um oráculo que tem como objetivo determinar todas as ações do povo de etnia iorubá, desde as suas atividades do dia a dia até o casamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *