Futebol: Dries Mertens
Dries Mertens é um jogador que nasceu na cidade de Leuven (Lovaina), que está localizada na província de Brabante Flamengo na Bélgica. Mertens nasceu no dia 6 de maio do ano de 1987 e atualmente tem os seus 33 anos de idade. Mertens cresceu em uma família humilde, onde ele era o único filho, no entanto, os seus pais eram extremamente amorosos e nunca deixaram de acreditar no seu potencial. É válido lembrar que ele cresceu em uma fase em que a Bélgica estava novamente valorizando esse esporte, que vinha abrindo espaço aos times de futebol e que estava pronto para investir em novos talentos locais.
Ele atua na posição de atacante, o seu pé de chute prioritário é o direito (ele é destro) e tem 1,69 de altura. A sua altura foi um fator que atrapalhou o início da sua carreira, pois apesar de 1,69 de altura não ser uma estatura de fato baixa, alguns técnicos e profissionais com quem trabalhou, acreditavam que a sua altura poderia atrapalhar o seu jogo. Superando os problemas e preconceitos que enfrentou por causa disso, Mertens conseguiu dar a volta por cima e mostrar para todo mundo que o seu talento era muito maior do que acreditavam, ele não deixou os obstáculos que colocaram em sua carreira defini-lo e continuou dando o seu melhor e trabalhando sempre com muita disciplina.
Carreira Profissional
A sua carreira profissional começou muito cedo, ainda nas categorias de base de times do seu país, desde muito cedo ele demonstrou muito talento, disciplina e comprometimento com o futebol, no entanto, os clubes em que atuou ainda na Bélgica, não lhe deram o retorno profissional que ele esperava, nem o retorno pessoal, uma vez que ele não teve muito destaque por lá, principalmente por causa de sua altura.
Como jogador de times de base, ele jogou pelas seguintes equipes belgas, a State Leuven (um time da sua cidade natal, mas que não é grande no mundo do futebol), o time Royal Sport Club Anderlecht (que foi a equipe que mais sofreu preconceito) e a equipe KAA Gent, uma equipe muito tradicional, no entanto, ela não deu espaço nem para que Dries Mertens pudesse jogar com a sua camisa, com isso ele resolveu procurar outras oportunidades.
Antes que ele estreasse oficialmente pelo Gent, ele foi emprestado para outras equipes, ou seja, ele foi mandado para jogar um certo período em outros times de futebol, com o consentimento do Gent e com pagamento acertado entre os times. Os times que ele atuou durante esse tempo, são equipes que ficam na vizinha Holanda, as equipes Eendracht aaslt e o AGOVV Apeldorn. Nas duas ele teve um excelente desempenho, sendo que nesta última a sua atuação foi tão satisfatória, que a equipe o contratou ao fim do período acordado.
Dries Mertens obteve muito sucesso no seu novo time, o que acabou lhe rendendo o título de capitão do AGOVV Apeldorn e de melhor jogador do campeonato nacional. No ano de 2009, ao final da temporada ele então mudou de equipe mais uma vez, dessa vez assinou com o FC Utrecht, que tem a sua sede também localizada na Holanda, onde teve um bom desempenho em todo o tempo que esteve por lá, ao longo de 2 temporadas.
No ano de 2011, Dries Mertens foi então contratado por um dos grandes clubes europeus, que é o time do PSV Eindhoven, um dos maiores clubes dos Países Baixos. Foi pago uma média de 6.500.000 euros por ele durante a sua transferência de equipe. No PSV Eindhoven Dries Mertens permaneceu ao longo de duas temporadas, onde apresentou excelentes resultados, até que foi contratado e transferido para uma outra equipe, dessa vez o Napoli, um dos maiores times da história do futebol, que tem a sua sede na Itália.
A sua transferência aconteceu no ano de 2013, mais especificamente na data de 24 de junho, logo no início da temporada de futebol europeu. O jogador assinou com essa nova equipe por 5 anos, ou 5 temporadas, portanto, o seu contrato acabaria no ano de 2018, mas antes do final do prazo, Dries Mertens e a direção do Napoli fizeram uma renovação de contrato por mais alguns anos, sendo renovado até junho do ano de 2020.
No ano de 2020, após a volta do campeonato europeu que havia sido paralisado por causa da pandemia do novo corona vírus (COVID 19), ele atingiu um novo e importante patamar no Napoli, se tornando o maior artilheiro de gols que já passou pelo clube em toda a sua história, marcando o total de 122 gols, ele inclusive passou em número de gols o seu antecessor que detinha esse recorde e título, que era Marek Hamsik.
Com a ocorrência da pandemia, todos os campeonatos europeus foram atrasados e retomados apenas no início de junho do ano de 2020, por isso a temporada que era para estar quase finalizada ainda está em curso, no entanto, já foi anunciado que Dries Mertens e a equipe do Napoli renovaram o seu contrato por pelo menos até o ano de 2022, garantindo assim ao jogador ao menos mais duas temporadas no time italiano.
Há informações não confirmadas que Mertens recebeu uma milionária proposta de um time da China, mas ele e seus empresários resolveram recusar essa proposta milionária, em uma entrevista quando foi questionado sobre o assunto, Mertens fez referência a sua família e a sua infância, dizendo que pelos valores que lhe foram ensinados pelos seus pais, ele aprendeu que amizade, vínculos e família, valia mais do que dinheiro e que ele não trocaria um pelo outro, dessa forma tendo decidido continuar na equipe italiana do Napoli. Uma informação confirmada também pelo próprio jogador é que sua esposa, foi decisiva para ele decidir por não ir para a China, pois ela não queria deixar a Itália.
O jogador hoje é mundialmente conhecido pelos fãs do futebol, a sua conta na plataforma digital instagram tem 1 milhão e 700 mil seguidores, por lá ele compartilha principalmente fatos relacionados a sua vida profissional, imagens e vídeos de treinos e jogos e em uma frequência menor, algumas fotos de cunho pessoal, principalmente fotos em que aparece ao lado da sua esposa Katrin Kerkhofs, com quem é casado desde o ano de 2015.