Mundo do Futebol: Robert Lewandowski
Robert Lewandowski é um dos mais famosos jogadores do futebol internacional atualmente, ele que nasceu na cidade de Varsóvia, que é também a capital da Polônia, no dia 21 de agosto do ano de 1988, tem hoje os seus 31 anos de idade. Lewandowski tem 1,85 metro de altura e atua usando preferencialmente o pé direito, pois ele é destro. A sua posição em campo é a de atacante e o seu valor de mercado hoje está estimado em 56 milhões de euros, ele está na posição de número 47, entre os jogadores de mais valor no mundo esportivo do futebol.
Vida Profissional
O início da carreira de Robert Lewandowski não foi nada fácil, ele tentou entrar em alguns times, mas no começo não obteve sucesso e na sua primeira tentativa ele sequer foi aceito como membro do clube, o seu primeiro teste foi no time Polônia Varsóvia. A sua primeira atuação em um time de verdade que se tem conhecimento, foi em uma equipe também polonesa chamada de Znicz Prusków, esta é uma equipe pequena de seu país natal, mas que lhe conferiu a segurança de que precisava para seguir em frente, uma vez que ao longo de 30 jogos com essa equipe, ele marcou gols impressionantemente em 15 jogos.
Ao final do campeonato em que jogou pelo Znicz Prusków, Robert Lewandowski já estava chamando a atenção de muitas equipes maiores, afinal ele foi escolhido como o artilheiro do campeonato, além de ter sido fundamental em levar o time para a segunda divisão do campeonato de futebol polonês. Na sua segunda temporada jogando pelo Znicz Prusków, o jogador mais uma vez fez história, não somente no seu clube, mas na segunda divisão de seu país, uma vez que ao longo de mais 32 jogos (ao longo da temporada), ele marcou gols em 21 deles, batendo o seu próprio recorde anterior e dessa forma o destaque para ele foi ainda maior, o que fez com que Robert Lewandowski fosse escolhido como a revelação polonesa do ano.
Devido a tamanho sucesso em que passou a fazer no seu país, ele já para a temporada seguinte foi contratado por um time da primeira divisão, a equipe chamada Lech Poznan, que pagou no total, uma quantia de 1,5 milhões na moeda local da Polônia, chamada de zloty e que equivale a mais ou menos 0,22 euros para cada 1 zloty. Neste clube Lewandowski jogou o total de 2 temporadas, sendo as duas memoráveis em termos de futebol, na primeira marcou 20 gols sozinho, na segunda esse número foi para 21 gols, mesmo tendo atuado em menos partidas. Esse time foi o primeiro que levou seu nome para fora da Polônia, chamando a atenção da elite do futebol mundial, ele ainda levou por esse time, os prêmios de gol mais bonito, artilheiro da seção e campeão nacional, já que enquanto atuava pelo Lech Poznan o time finalmente ganhou a primeira divisão polonesa.
O ano de 2010 foi um ano de sucesso profissional para Lewandowski, isso porque ele foi contratado por um time de fora do seu país de origem, que por sinal é um dos times mais importantes da Europa, que conta com a atuação de grandes craques mundiais, a equipe do Borussia Dortmund. A sua transferência se completou no mês de junho e ele já iniciou a temporada jogando pelo novo time alemão, nessa temporada em muitos momentos ele ficou como reserva de alguns jogadores mais experientes e com mais tempo de casa, mas mesmo assim o seu saldo de gols foi de 9 ao longo do período.
É importante dizer que o jogador titular da posição que Lewandowski atuava, era o jogador Lucas Barrios, mas na temporada seguinte (2011 – 2012), Lucas acabou se lesionando em uma partida e teve que ficar afastado, foi quando a oportunidade voltou a bater na porta de Lewandowski, pois ele tomou a titularidade e finalmente pode ter mais espaço para mostrar o seu trabalho e a sua atuação. Lewandowski foi incrível nesta temporada, fez muitos gols ao longo das partidas, foi peça fundamental em muitos jogos importantes do campeonato e por fim o seu time foi campeão não apenas na famosa Bundesliga, mas também na Copa da Alemanha, dois dos principais campeonatos do país e que poucos times venceram os dois no mesmo ano.
A temporada 2013 – 2014 de Lewandowski pelo Borussia Dortmund continuou sendo muito boa, ele teve excelentes atuações tanto nos campeonatos alemães, quanto no importante campeonato europeu, a Liga dos Campeões. Essa temporada trouxe também para Lewandowski alguns títulos muito significativos em sua carreira, tal como se tornar o mais marcador de gols que já passou pelo seu time em campeonatos europeus, marcou mais de 100 gols no total pelo clube, o que lhe rendeu na época até mesmo uma camisa de comemoração. Além disso, ele levou o título de maior marcador de gols da Bundesliga (campeonato alemão de futebol), em toda a história da competição.
Bayern de Munique
Para a temporada de 2014 – 2015, Lewandowski foi transferido para uma outra grande equipe alemã, uma das equipes mais importantes do mundo em termos de futebol, o Bayern de Munique, após ficar por 4 temporadas no Borussia Dortmund, ele foi contratado pela equipe rival por 5 anos, inclusive logo no início da temporada ele marcou o gol da vitória de sua nova equipe em cima do seu antigo clube. Na sua temporada de estreia na sua casa nova ele marcou um total de 25 gols.
Na temporada do ano seguinte, 2015 – 2016, ele entrou para o livro dos recordes ao marcar um total de 5 gols praticamente em seguida contra uma outra equipe alemã, o Vfl Wolfsburg, além desse feito incrível, ele tinha acabado de entrar no jogo, pois antes estava no banco de reservas. O livro dos recordes marcou o seu nome por 4 conquistas, o jogador mais rápido a marcar o total de 3 gols, o jogador mais rápido a marcar o total de 4 gols e o jogador mais rápido a marcar um total de 5 gols, a quarta conquista foi o de jogador mais rápido a marcar um gol tendo vindo do banco de reservas.
O seu total de gols no período foi de 42 gols pelo seu time, batendo o recorde anterior do campeonato, como artilheiro e tomou o lugar de terceiro maior artilheiro de uma temporada em toda a Europa. No ano de 2016 Lewandowski renovou o seu contrato com esse importante clube europeu, firmando um novo que vai até o final da temporada de 2021 e no ano de 2017 ele atingiu a marca de 100 gols jogando com a camisa do Bayern de Munique, uma grande conquista para o jogador.
Seleção Polonesa
Lewandowski é hoje o maior jogador de seu país e um dos principais nomes do futebol mundial, isso fez dele o maior jogador a atuar pela sua seleção de origem, seleção inclusive que ele detém o título de capitão desde o ano de 2014, ele é uma das principais peças da sua equipe polonesa.