Shkodran Mustafi Vjosa Kaba

Informações Pessoais

Shkodran Mustafi é um futebolista alemão que atua como defensor (zagueiro) pela equipe do Arsenal. Nascido em 17 de abril de 1992 na cidade de Bad Hersfeld, Mustafi é tido como grande destaque desde quando apareceu no cenário europeu do futebol, vivendo relações de amor e ódio com os torcedores do seu atual time, o Arsenal, time inglês com sede na capital Londres.

Com 27 anos, o zagueiro de 1,84 metros, atua no Arsenal desde o dia 03 de agosto de 2016. Já jogou pela seleção alemã, tendo conquistado inclusive, a copa do mundo de 2014 no Brasil (atuando nas 2 primeiras partidas e nas eliminatórias) e tem dupla nacionalidade : alemã e albanesa.

Atualmente, Shkodran Mustafi tem valor de mercado de 18 milhões de euros e conta com um total de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, plataformas das quais Mustafi é muito atuante tendo inclusive criado uma conta para sua filha nascida há pouco tempo (conta administrada pela mãe).

Infância e Adolescência

Shkodran Mustafi é nascido e criado na cidade de Bad Hersfeld, uma cidade no estado alemão de Hesse. Sua mãe Fatime Mustafi e seu pai, Kutjim Mustafi, o criaram com muito amor desde seu nascimento, sempre lhe passando preceitos e convicções religiosas fortes, que apesar de territorialmente estarem na Alemanha, não vinham de lá. O casal Mustafi, eram Albaneses e vindos da Macedônia.

Muito novos, os pais de Mustafi, Kutjim e Fatime tiveram a criança com 17 anos, uma gravidez precoce na adolescência, e decidiram esperar por um longo hiato para terem o próximo filho, o irmão mais novo de Shkodran se chama Adrain, e nasceu em 11 de julho de 1999, tendo 20 anos hoje.

Desde muito criança, Shkodran Mustafi se demonstrava proativo e interessado pelos esportes, se envolvendo  em todos os possíveis meios de atividade física. Seu pai Kutjim, podia ser classificado como seu maior fã, visto que quando criança tentou ser goleiro profissional mas devido as responsabilidades como o próprio nascimento de Shkodran, não pôde dar continuidade ao sonho, e quem ganhou com isso foi o seu primogênito, que recebeu todo o apoio necessário para suportar as cobranças de uma carreira tão árdua de se atingir relevância.

Logo quando criança recebeu o apelido de Smiley Donny, atuando como atacante, foi registrado na posição nos primeiros torneio que participou pelo time de sua região, o FV Bebra. Percebendo que tinha mais talento que a média, e mais preparo físico também, o jovem Mustafi decidiu alçar vôos maiores, se transferindo pra um time de base mais forte e relevante na Alemanha (com a ajuda de seu pai),  o SV Rotenburg.

Shkodran Mustafi na Infância

Shkodran Mustafi na Infância

O tempo passou e uma oportunidade maior apareceu, a de jogar pelo Hamburgo, porem pra isso deveria deixar sua família em busca do sonho. Á respeito da decisão na época, Mustafi disse: “Sair de casa foi um momento emocional muito forte pra mim e minha família. Foi muito difícil abandonar meu pai e minha mãe, que eu tanto amava, e ainda deixar meu irmão caçula, que tinha apenas 7 anos naquela época”.

Mustafi chegou em um novo ambiente, mas além disso tinha uma nova tarefa dentro de campo também: a partir daquele momento se transformara em zagueiro, ponto contratual que o time de Hamburgo solicitou observado seu tamanho e porte físico em relação aos demais garotos de sua idade. A posição foi justificada quando nos testes físicos para a posição Mustafi se destacou mais que os próprios meninos que se declaravam como zagueiros.

A ideia de jogar no Hamburgo junto com as características próprias da academia do clube, que tem tradição secular de revelar grandes jogadores, era tão grande que Mustafi chegou a recusar propostas de categorias de base de times consagrados em todo o mundo como Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Shalke 04.

Carreira Profissional

Ciente de que finalmente tinha potencial de nível de futebol europeu, e visando disputar a Premier League, tida por muitos como a maior Liga de Futebol do mundo, em 2009 o jovem garoto Mustafi decidiu aceitar a proposta do Everton, clube inglês situado na cidade de Liverpool, um dos maiores centros culturais e esportivos do mundo.  A decisão não foi fácil, pois o jovem de 17 anos sabia apenas falar alemão e teria que se adaptar rapidamente à nova cultura e língua. Além, é claro de se afastar ainda mais de sua família.

Chegando aos juniores do Everton com o status dado aos grandes talentos: “wonderkids”, Mustafi não conseguiu impressionar tanto quanto se esperava, foi promovido ao time profissional devido a uma urgência na posição, porem sem o garbo que esperava quando mudou-se para a terra da rainha. Se identificou muito, e criou forte amizade com outro jogador, o jovem Eric Dier. Ambos sofreram com a falta de oportunidade, tanto que Dier decidiu ir para Portugal jogar pela liga portuguesa, enquanto Mustafi, decidiu ter paciência e esperar que sua oportunidade chegasse.

Contudo ao longo de duas temporadas o jovem jogou míseros 15 minutos com a camisa celeste do Everton. Isso fez com que o avanço e o sucesso do jovem fossem pausados por conta da falta de ritmo de jogo que faz com que os jogadores não consigam elevar seus skills pela falta de práticas em jogos oficiais. Alem disso, Mustafi foi posto pelo clube, como elemento da comissão técnica das categorias de base do Everton, o que fez com que ele passasse menos tempo ainda dedicado ao time profissional. Depois de todo esse tempo de espera pela oportunidade ideal, Mustafi decidiu abandonar o Everton e partir para o futebol italiano.

Em 2012 Mustafi chegou a Sampdoria, que participava naquela época da serie A do futebol italiano, o chamado “calccio”. Ali finalmente o zagueiro teria a oportunidade que tanto sonhara. O ritmo de jogo, e as boas atuações (jogou por 54 jogos, enquanto no Everton jogou apenas 15 minutos) fizeram com que o técnico Joaquim Low, o convocasse para a pré seleção da copa do mundo de 2014 no Brasil. No inicio achou que não fosse participar do torneio, porem com a contusão de Marco Reus, o zagueiro foi convocado para fechar o buraco no elenco, e voltou a integrar o plantel oficial dos alemães. Sobre a convocação do filho, o pai de Mustafi, disse na época: “No começo, não acreditei, achei que ele realmente estivesse brincando. Mas logo me convenceu que estava falando serio! Chorei muito de emoção, sempre sonhei com isso”.

Contusão de Marco Reus

Contusão de Marco Reus

Chegou com a seleção e foi treinar na Bahia, onde a seleção alemã deu um show de simpatia, e provou a todos que a imagem fria que os alemães passam, deveria dar lugar a  alegria, que fizeram com que todos os Baianos se apaixonassem pelos jogadores alemães.

Na partida de  estreia da copa, a Alemanha enfrentou a Argelia e ali veio o primeiro revés na carreira de Mustafi, ele se contundiu e precisou sair da partida. Devido a ótima atuação, aquela partida fez com que o zagueiro ganhasse destaque por todo o mundo. Mustafi ainda voltou no torneio e deu grande ajuda para que a seleção alemã conquistasse o título mundial. Seu papel foi tamanho, que gigantes europeus ofereceram caminhões de dinheiro para a Sampdoria, e no ano de 2014, Mustafi se transferiu para o Valencia da Espanha, preenchendo a vaga do defensor que se transferira, Nicolas Otamendi.

Logo Mustafi se tornou um dos mais bem conceituadas defensores da La Liga. Por lá o defensor europeu cravou seu nome como um dos principais jogadores no mundo, se tornando um zagueiro artilheiro com 6 gols, e atuando por 81 partidas entre 2014 e 2016. Mas o seu destaque em territórios espanhóis, o colocariam na Inglaterra de novo, em um dos times mais tradicionais, renomados e vitoriosos da historia, o Arsenal.

Em 2016 o jovem chegou ao Arsenal com 24 anos, no dia 30 de agosto. Na época, o técnico do time, Arséne Wenger, declarou : “ Mustafi esta na idade certa. Tem boa experiência. É um jogador muito focado, que também joga bem com a bola. Fomos buscar um grande jogador, mas também nos preparamos para o futuro.”

Casamento com Vjosa

Shkodran Mustafi e Vjosa

Shkodran Mustafi e Vjosa

A chegada da competição Euro 2016 com a seleção da Alemanha fez com que, de tanta felicidade, Mustafi fixasse compromisso com a modelo albanesa Vjosa Kaba. Faltando um mês para sua chegada no Arsenal o zagueiro, celebrou a união da cidade de Gostivar, na Macedônia.

O casamento teve aspectos e características intimistas e contou apenas com amigos próximos e familiares. Pouco tempo depois o casal Mustafi e Vjosa deram origem a uma adorável filha,  que se tornou o grande elo de amor e união pro casal. A pequena Noemi Mustafi nasceu no dia 19 de julho de 2017, e já conta até com uma conta no Instagram com milhares de seguidores.

Vjosa assim como Mustafi, tem vida social forte, frequentemente assediada pela mídia em lugares públicos e também tem em comum o amor e obediências aos mandamentos do Corão, livro sagrado muçulmano, que dita os ensinamentos de Allah.

Religião

A religião marcou a imagem de Mustafi devido a alguns acontecimentos, entre eles o marcante dia da garrafa de cerveja. Tudo envolveu interessante confronto entre as doutrinas e o “business” durante um evento do qual Mustafi participou.

Enquanto ainda atuava pelo Valencia, numa coletiva de imprensa, Mustafi se sentou e percebeu que em sua frente havia uma garrafa de cerveja da patrocinadora do clube, a europeia “Estrella”. Registros  de áudio do dia trazem o futebolista dizendo : “ Eu não quero essa garrafa de cerveja na minha frente”. Essa frase veio como propagação dos ensinamentos de sua religião que proíbe o consumo de álcool, e causou grande alvoroço na sala de imprensa. O assessor de imprensa do Valencia teve de intervir na situação e depois de muita conversa, convenceu o futebolista alemão a aceitar que a garrafa de cerveja ficasse na bancada durante a coletiva, mesmo contra a vontade do jogador. O ocorrido trouxe a pauta da discussão a todos os jornas esportivos na época.

Shkodran Mustafi Bantendo Bola

Shkodran Mustafi Bantendo Bola

Fatos muito parecidos com o de Mustafi ocorreram, como com os jogadores Frederic Kanoute e Papiss Cisse que se recusaram a usar as camisas de seus times (Sevilla  e NewCastle, respectivamente), por estamparem ações publicitárias que iam contra a doutrina e dogmas de suas alas religiosas.

Situação Atual no Arsenal

Atualmente, Mustafi vive um período de muita cobrança pelos torcedores dos “Gunners”. O time londrino não vive um bom momento e não é difícil encontrar depoimentos e vídeos no zagueiro na internet compilando momentos infelizes em campo do jogador.

Sites noticiaram nos últimos meses que o futebolista não faz mais parte dos planos do técnico Unay Emery para a temporada 2019 e 2020 e que se quiser jogar mais tempo na próxima temporada, deveria deixar o clube londrino. Isso não acontece apenas com Mustafi, mas também com seu companheiro de zaga Elneny, que também não vem tendo muitos minutos em campo para demonstrar futebol.

Perguntado em coletiva o próprio técnico declarou : “ Grande jogador, mas por uma circunstancia ou outra, terá menos minutos para mostrar suas capacidades, ou de ficar feliz com os minutos que jogará nas partidas.”

Amizades

A maior amizade do futebolista alemão é sem dúvida com seu irmão mais novo Adrain. Ambos sempre compartilham momentos especiais nas redes sócias, com sorriso no rosto ( sorriso pelo qual é muito conhecido Mustafi), em viagens e almoços em família.

A amizade futebolística mais forte de Mustafi é sem duvidas com Mesut Ozil. O meia foi destaque da seleção alemão e do Arsenal por muito tempo, e é um jogador consagrado no mundo todo. Pela Tv Arsenal são muitos os registros dos dois jogadores compartilhando risadas, histórias e perguntas constrangedoras típicas de grandes amigos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *