Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos da América e viveu entre 12 de Fevereiro de 1809 e 15 de Abril de 1865.
Origens
“Uma casa dividida contra si mesma não pode permanecer”. Eu acredito que este governo não pode suportar, permanentemente, ser metade escravo e metade livre. Eu não espero a divisão da União – Eu não espero ver a casa cair – mas espero que ela deixe de ser dividida. Ela terá que se tornar toda uma coisa ou outra.
Ou os adversários da escravidão irão deter a propagação da mesma, e a opinião pública deve repousar na crença de que deva ser extinta definitivamente, ou seus defensores irão estendê-la adiante, até que ela se torne legal em todos os Estados, velhos ou novos – Norte como no Sul.” (Discurso da Casa Dividida, 16 de Junho de 1858)
Estas palavras são de autoria do presidente Abraham Lincoln que nasceu em 1809, na fronteira americana em Hadrin County, Kentucky. Ainda que não fosse pobre, Lincoln certamente tinha mais em comum com o americano mediano do que com políticos afluentes. Um autodidata a educação formal de Lincoln consistiu de apenas 18 meses de escola suplementados com seus estudos pessoais.
Foi autodidata inclusive em direito e admito como advogado em 1837, carreira na qual teve grande sucesso. Foi eleito presidente em 6 de novembro de 1860 em uma campanha que se baseou em sua política anti-escravidão e organização de um partido, com algumas arrojadas campanhas de publicidade política para sua época.
Lincoln e a guerra civil
Lincoln é mais conhecido por sua Proclamação da Emancipação, que declarou o fim da escravidão nos Estados Unidos, e sua recusa em permitir a secessão do sul do país. As suas motivações para a guerra civil eram a preservação do estado unido e a preservação de ideais democráticos representados por um estado único.
Foi duramente criticado por sua política durante a guerra, a qual foi motivo para sua frustração e vários embates políticos, incluindo com seus oficiais militares. Os necessários recrutamentos para manter os exércitos em batalha também causaram grande descontentamento em muitas regiões do norte.
Legado e morte
Poucos oradores na história americana de maneira tal que tocavam tanto a classe política quanto o cidadão comum, considerando aspectos maiores das vidas de ambos. Esse era o dom de Lincoln, um orador brilhante capaz de mostrar as verdadeiras motivações de sua política de maneira compreensível e que fazia um apelo direto à ação. É visto até hoje como grande defensor de ideais como honestidade e integridade.
Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth em 15 de Abril de 1865 e com isso tornou-se um mártir. Muitos anos depois um memorial foi dedicado a ele na cidade de Washington e sua escultura foi gravada no monte Rushmore.