Jimmy Carter

O trigésimo nono presidente americano nasceu de uma família de religião batista, na cidade de Plains, Geórgia, no dia 1º de Outubro de 1924.

Jimmy Carter

Jimmy Carter

Dentre os fatos marcantes de sua vida pessoal estão o cultivo de amendoim, negócio pelo qual o tornou próspero, a fé na crença da Igreja Batista e a subserviência aos poderes públicos de seu país, primeiramente quando foi fuzileiro naval por sete anos, e depois seja como político regional, estadual e nacional como foi durante sua carreira pública.

A carreira política

Presidente

Presidente

Depois de ter saído das Forças Armadas, Jimmy Carter militou na política de seu estado natal, a Geórgia, e em apenas oito ascendeu ao cargo mais alto do estado, o de governador. Era um político moderno para a época, onde seus principais trampolins de palanque era a batalha pela ecologia, a eficiência contábil do Estado e a remoção de quaisquer barreiras culturais e raciais.

Dentre o sucesso alcançado por suas ideologias, Carter lançou-se candidato à presidência em 1974, logo após o escândalo envolvendo o então presidente Richard Nixon e contra o então vice-presidente que agora era o presidente Gerald Ford, contra o qual realizou uma campanha de muito trabalho e grande persistência, conseguindo a vitória e governando o país de Janeiro de 1977 até Janeiro de 1981.

O governo

Carter

Biografia

Com sua filosofia, o presidente Jimmy Carter conseguiu fazer da máquina norte americana um mecanismo de muita competência, enfrentando uma das piores crises de inflação e um aumento considerável do desemprego com a cabeça erguido e com olhos abertos, sempre primando pela eficácia de seus planos e sofrendo com as crescentes tensões externas que estavam presentes no momento.

Carter lidou com a crescente inflação de maneira com que esta tivesse o menor impacto possível contra o povo, podendo dizer que ao final de seu governo tinha aumentado em oito milhões o número de empregos criados, custando aí uma redução de déficit do orçamento americano, mas gerando uma pequena recessão ao fim do seu governo.

No meio interno Carter realizou a reforma do funcionalismo, desregulamentou às normas rígidas que cerceavam os sistemas rodoviário e aeroviário, além de ter controlado na medida do possível os danos causados por uma inflação, recorde, causada pela principalmente pela crise do petróleo e da energia.

Um homem de bem

Books

Books

Jimmy Carter pode não ter sido o mais destacado dos presidentes americanos, mas com certeza foi um dos que mais promoveram a reforma do humano, do bem estar com o planeta, pois em seu mandato ele incluiu a proteção de mais de 41 mil hectares de áreas em reservas de proteção, principalmente no Alasca e promoveu até hoje a maior ascensão social de hispânicos e negros, inclusive nomeando alguns para cargos públicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *