Leonardo da Vinci

Uma das coisas que fez com que Leonardo da Vinci ser uma personalidade reconhecida e respeitada por todo esse tempo, foi sua versatilidade. Ele foi um grande pensador, não direcionando sua inteligência para apenas um campo, se destacou pelas suas pinturas,esculturas, gravuras e invenções a frente de seu tempo. Em seus escritos foram encontrados desenhos que se guardavam grande grandes semelhanças com para-quedas e tanques de guerra. Junto com estudos detalhados sobre o corpo humano e anatomia animal.

Rascunhos

Nascido na pequena cidade de Vinci, muitas pessoas confundem esse nome como sendo seu sobrenome, em 1452. Após impressioná-lo com seu enorme talaento desde muito jovem, se tornou aprendiz de um grande mestre Renascentista Andrea Verrocchio. Leonardo se mostrava um incrível observador da natureza capaz de aplicar as coisas que via nos seus desenhos e idéias. Certa vez desenhou uma armadura baseda em suas observações dos insetos. Na verdade comenta-se que sua educação não veio de formações tradicionais e sim fruto dessas suas observações sempre encorajadas pelo seu mestre.

Leonardo

Fez grandes estudos sobre a anatomia animal e humana. Um grande e conhecido exemplo desses estudos é o Homem Vitruviano. A figura de um homem nu inscrito em um círculo e um quadrado. Uma imagem conhecidíssima em um de seus diários (hoje presente na Galeria da Academia, Veneza) onde ele estuda a perfeição do corpo humano através de relações entre o tamanho de suas partes que se repetem em todos os humanos. Nesse mesmo diário são encontradas imagens descritas com detalhes de máquinas que não foram construídas e outras que podem ser encontradas em suas versões modernizadas.
Apesar de não ter sido um pintor de muitos trabalhos, os poucos exemplares são de grande impacto. Como a Monalisa e seus sorriso enigmático tão cercado de mistérios. Diz a lenda que ele manteve um grupo de músicos para que a modelo não se entediasse. E também a imagem da Santa Ceia, que ninguém mais olhou com os mesmos olhos após a descrição de Dan Brown em seu livro, “O Código Da Vinci”. A virgem das rochas é outra imagem de cunho religioso que mostra a beleza do trabalho de Leonardo.
Como escultor não se pode falar muito de suas obra. Ele considerava a escultura um trabalho mais braçal e não algo intelectual ou artístico, por isso se voltou mais para a pintura.

Monalisa

Muito se especula sobre suas obras. Principalmente depois do grande sucesso do livro de Dan Brown. Acredita-se que haja mensagens escondidas em suas obras. Mesmo que não sejam informações que coloquem em risco os alicerces da igreja católica não é difícil de imaginar que uma pessoa capaz de acumular tantos talentos possa mesclar todos eles para deixar mensagens em suas obras. Inclusive se referenciando até mesmo ao seu próprio trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu amo as pinturas de leonardo da vinci suas pinturas me encantão estou terminando de ler o livro o código da vinci estou amando cada capitulo MUUUUUUUUUUUUUUITO LEGAL

    klyviane 23 de outubro de 2010 16:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *