Banda Sex Pistols

A história do punk é intimamente ligada ao nascimento desta banda, marcada pelo extremo sucesso, o declínio e a tragédia. Estamos em 1973 e o grupo de rock The New York Dolls chega à um dos points de curtição do novo rock, a loja Let it Rock, de propriedade de Malcom McLaren, que adora o estilo dos rapazes e decidem ser seu empresário, ficando logo depois decepcionado com a fama do grupo em sua terra natal e os deixa.

Rock

O Surgimento

Voltando para Londres, McLaren percebeu que o que valia naquela época era muito mais as atitudes dos membros de uma banda do que o som que elas poderiam oferecer, e, reassumindo sua famosa loja, decidiu montar uma banda para “estourar” nesse novo movimento. Junto com uma grande amiga, a estilista Viviene Westwood McLaren inventou o punk rock, com a idéia dos Sex Pistols. McLaren queria quatro músicos para montar a banda e isso foi mais fácil do que pensava, quando chamou dois frequentadores de sua loja, que eram o baterista Paul Cook e o guitarrista Steve Jones. Um funcionário da loja, Glenn Matlock ficou como baixista e faltava o vocalista. Depois de algumas tentativas McLaren vê um garoto de dentes podres que frequentava o local e sem nunca Ter cantado nada na vida, foi testado numa jukebox e assou a ser John Rotten, o João podrinho, por causa dos dentes.

Fotos

O Início

McLaren acerta em cheio a porrada quando resolve desbancar o sucesso decadente dos rockstars da época, e dezenas de bandas do mesmo estilo se formam quando os Pistols resolvem lanar seu primeiro compacto em 1975, que arrebenta com os valores do império britânico e da sociedade, precisando apenas popularizarem a marca nacionalmente. Diante disso os Pistols foram à rede nacional de Tv provocando um escândalo no horário em que os britânicos se reúnem e passam a amar ou odiar os Pistols, tudo porque Rotten disse pela primeira vez ao vivo “fuck off”, ou em português claro, “foda-se”. Apesar de ser considerado o melhor músico do grupo o baixista Glenn Mattock não se dava bem com Rotten e as brigas chegam a um ponto insuportável no início de 1977, quando da saída de Mattock chega ao grupo o maior símbolo do punk de todos os tempos: Sid Vicious.

Banda Sex Pistols

O Ápice

Aproveitando do fato de ser o ano de jubileu de rata da Rainha Elisabeth à frente da Inglaterra, os Pistols junto com seu polêmico novo baixista, que vivia quase sem conseguir tocar de tão chapado de drogas que estava, lança a pérola God save the Queen, que traduz em poucas palavras que a Inglaterra não tinha mais futuro. Depois de um disco e menos de seis meses de contrato, a A&M, nova gravadora do grupo os despediu pelo mesmo motivo da EMI, falta de conduta. Dois meses depois a Virgin, de propriedade do milionário Richard Branson os contrata. Chega 1978 e com ele a notícia dada por Cook e Jones à John Rotten de que queriam acabar com a banda. O empresário dizia o mesmo e quando Rotten foi confrontar a versão dos amigos ainda foi expulso do grupo, por ser o responsável pelos fracassos em diversos projetos da banda. Vicious, diante de tudo isso estava internada num hospital para se recuperar de uma intoxicação por álcool. Quando saiu, participou ainda da gravaão do último compacto da banda, já sem Rotten e iniciou uma carreira onde foi parar na cadeia, pela morte de sua namorada. Depois de Ter saído, após a Virgin lhe pagar uma fiança, morreu de overdose durante uma  festa na casa da mãe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *