As origens do Pink Floyd remontam à Universidade de Cambridge, na Inglaterra, no início dos anos sessenta. Syd Barrett, Roger Waters e David Gilmour estavam com todos os amigos e falaram sobre a formação de uma banda. Até o final de 1965, Waters, Mason e Wright juntaram-se com Syd Barrett, que se tornaria compositor da banda, o guitarrista líder e vocalista. Ele rebatizou a banda como Pink Floyd.
Primeiro álbum
No início de 1967 eles assinaram com a EMI Records e lançaram seu primeiro single, “Arnold Layne”, que não soou muito parecido com seu show ao vivo, tão menos foi um sucesso, alcançando o Top 20 do Reino Unido. Seu próximo single “See Emily Play” foi um sucesso ainda maior e chegou a número 6 nas paradas, em junho de 67. Mais tarde, seu primeiro álbum, The Piper At The Gates Of Dawn foi lançado. O álbum não contém seus dois primeiros singles, no entanto, tornou-se um hit Top Ten de qualquer maneira.
Alteração de membros
Seus colegas de banda sabendo que eles estavam prestes a ver o fim da banda, se não fizessem algo, chamaram Waters e o antigo amigo David Gilmour como um quinto membro, em fevereiro de 1968. Gilmour assumiu a guitarra.
Os planos seriam para Barrett ficar na banda, mas não tocar ao vivo por algum tempo. No entanto, o Pink Floyd em quinteto não durou muito tempo devido a instabilidade mental de Barrett, deixando a banda apenas dois meses depois. Ele fez passar a gravar dois álbuns solo de sucesso um pouco logo após sua saída da banda, mas depois caiu no esquecimento, seus problemas mentais arruinaram sua vida.
O auge e o fim
O novo Pink Floyd se tornaria ainda melhor. Waters assumiu a maior parte da escrita e vocais e Gilmour foi um excelente guitarrista. A banda atraiu 100 mil fãs para um show gratuito que eles fizeram em Londres em 69 e os álbuns que se seguiram mostraram uma mudança no estilo. Então em 1973 eles lançaram uma obra-prima, Dark Side Of The Moon. O álbum viria a ser um dos álbuns musicais mais vendidos, ficando na Billboard por mais de uma década, vendendo mais de 25 milhões de cópias.
Apesar de não vender tantas cópias, Wish You Were Here foi musicalmente melhor. Wish You Were Here, foi dedicado ao fundador, Syd Barrett, especialmente a música “Shine On You Crazy Diamond”, que foi escrita inteiramente com ele. Surpreendentemente, durante a gravação do álbum no estúdio Abbey Road, Barrett apareceu para uma visita. Foi a primeira vez que alguém da banda tinha visto ele desde 69 e que também seria a última vez.
Seu próximo álbum, Animals (1977) foi outro golpe, mas não tão bem recebido e os membros não estavam se dando bem. Mas em 1979 eles lançaram um álbum duplo, The Wall, que é o mais conhecido da banda. Mas as relações dentro da banda foram ficando piores. Waters e Wright não se davam bem há anos. Gilmore, entretanto, estava chateado com Waters pela falta de crédito em The Wall e Mason ficou ao lado de Gilmore na disputa.
Parecia que Pink Floyd como a banda parecia condenada, mas para surpresa de todos eles lançaram The Final Cut, em 1983. Verdade seja dita, o álbum foi mais um projeto solo de Waters que qualquer outra coisa. Pouco depois de seu lançamento a banda se separou.