A Breve História da TV Excelsior

Quando a televisão estava apenas começando no Brasil, a TV Tupi foi a primeira emissora do país e também da América Latina. Logo depois, surgiram outras, como a Record, a Globo, Bandeirantes, enfim.

E essas emissoras ajudaram a construir a história da televisão no Brasil. Cada uma mostrando um pouco do país em seus jornais, programas humorísticos, novelas, enfim.

Dentre essas emissoras, podemos destacar a TV Excelsior, emissora que teve um período curto de vida- 10 anos apenas- mas que foi o suficiente para mostrar um pouco do que era capaz para fazer pelo país, seja divertindo ou fazendo outro serviço.

Quem não viveu entre a década de 60 e 70, certamente não conhece a história desta emissora. Então, que tal conferir conosco um pouco da TV Excelsior, desse a sua fundação até as crises que culminaram no seu fechamento?

A TV Excelsior- O Início

Quando em 1959, os donos da TV Paulista, as Organizações Costa, ganharam do governo uma concessão para a abertura de outro canal em São Paulo. Na época, não havia leis que regularizassem a distribuição de concessões, o que explicava um segundo canal em posse de uma empresa ou grupo.

O canal que a Organização tinha direito era o Canal 9. O grupo mantinha no controle de outros meios de comunicação, como a rádio Nacional e Excelsior, além da TV Paulista. Os componentes do Grupo, então, decidiram criar a TV Excelsior. Entretanto, antes mesmo deles concretizarem o projeto e o lançarem no ar, a Simonsen, uma rica família da época que tinham em sua propriedade cerca de 40 empresas, entre elas, a Panair, que era na época a maior companhia aérea brasileira, adquiriu a empresa.

O dinheiro desembolsado passava de 80 milhões de cruzeiros, um valor muito alto na época. Além da emissora, o grupo comprou equipamentos necessários para o funcionamento pleno de uma estação.  Câmeras, transmissores, e até uma torre.

Enfim, a TV Excelsior no Ar

No dia 9 de julho do ano de 1960, a TV Excelsior, enfim, entra no ar. A sua grade de programação era totalmente revertida entre séries e filmes estrangeiros e o jornalismo.  Os seus principais rivais eram a TV Tupi e a TV Cultura (Ambas de propriedade de Assis Chateaubriand. A TV Tupi está extinta, e a TV Cultura está sob controle da Fundação Padre Anchieta).

Apesar de muito nova entre as emissoras, conquistou rapidamente o público, pela sua pontualidade na exibição dos programas, e pela qualidade dos mesmos.

Seus estúdios eram localizados no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Depois de se mudar para esse espaço, foi possível que novos programas fossem produzidos e levados ao ar. É o que aconteceu com o programa ‘’Brasil 60’’, que era comandado por Bibi Ferreira.

Depois de virar uma líder de audiência, por ter cativado o público, novos investimentos surgiram, e a rede cresceu. Para isso, depois de dois anos de sua inauguração, a emissora ergue um grande estúdio na Villa Guilherme.

O Pioneirismo da Excelsior

A TV Excelsior mostrou padrões em seu modo de transmitir os programas, que são seguidos até hoje. Foi a primeira emissora a tentar transmitir o sinal a cores. Adotou o padrão estadunidense, NSTC, sendo a primeira atração a ser exibida ‘’Moacyr Franco Show’’.  A pioneira da TV no país, TV Tupi, só viria a iniciar as transmissões em cores em 1964, quando estreou na emissora o seriado ‘’Bonanza’’. Logo a seguir, foi a vez da Record a começar a transmitir sua programação a cores.

Entretanto, o sistema dos EUA NSTC não se popularizou no Brasil. O motivo crucial é o alto preço da implantação do sistema aqui. O sistema PAL-M, germano-brasileiro, foi adotado, e passou a ser colocado primeiro na Record.

A TV Excelsior, depois de alavancar o seu crescimento, investiu em outras áreas, como o esporte. Programas como ‘’Telecatch Vulcan’’ tinha como apresentador Ted Boy Marino, Mongol e Verdugo.

Para anunciar a programação, a Excelsior inovou, criando jingles e animações para avisar qual programa que iria começar logo a seguir. Confira, agora, uma vinheta da Excelsior:

As Crises Assolam a Estação de TV

Os tempos áureos da Excelsior começam a declinar e estavam próximas de seu fim. Durante a década de 60 o Brasil estava sob a ditadura, e o regime militar proibia certos programas. Até mesmo a Panair, que era uma grande fonte de renda da Família Simonsen, teve cassadas as concessões de voo para operar no país. O resultado: Menos de uma semana depois, a Panair fechava as portas. Então, a Excelsior entrou em uma séria crise econômica.

Para tentar amenizar a situação drástica da TV, os donos optam por vendê-la. O grupo ‘’Folha de S. Paulo a adquire. Mas em pouco tempo o comando da emissora volta às mãos dos Simonsen.

No último ano antes de sua extinção, a situação já era desoladora. O nome, TV Excelsior, não podia ser dita de jeito nenhum, por estar á deriva e a beira da falência. Aliado a isso, dois incêndios, um de pequeno porte e outro de grande porte, destruíram uma parte razoável de seus arquivos.

O dia 1º de outubro de 1970 foi o último da rede: Por volta das 19:00, durante a apresentação de um programa do gênero humor, o jornalista Ferreira Neto entrou inesperadamente no estúdio para anunciar que a partir daquele instante, a Excelsior não podia mais operar. Neste instante, técnicos do DENTEL já estavam na parte técnica da Excelsior, somente aguardando o aval para retirar por definitivo o sinal da emissora. Por fim, a Excelsior foi extinta.

A Televisão Depois do Fim da Excelsior

A TV Excelsior faliu por não honrar as suas dívidas. Ela poderia reverter a situação, pagando metade de tudo que devia até o dia 15 de dezembro do mesmo ano. Entretanto, quando a data expirou, o montante pago pela emissora não chegava a 1%.

Os canais que eram da Excelsior passaram para outras mãos. Do Rio de Janeiro, o canal 2, fora do ar por cinco anos, virou a TVE Brasil.

O canal 9, de São Paulo, ficou inativo por cerca de 10 anos, até ser cedida ao empresário Adolpho Bloch, que viria a fundar a Rede Manchete em 1983, hoje também extinta.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Televisão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *