Carl Sagan

Carl Edward Sagan (9 de novembro de 1934 – 20 de dezembro de 1996) foi um astrônomo americano e divulgador da ciência. Ele é mundialmente famoso por seus livros de ciência popular e pela série de televisão Cosmos, que ele co-escreveu e apresentou.

Carl Sagan

Educação e Carreira Científica

Carl Sagan nasceu no Brooklyn, Nova York. Seu pai, Sam Sagan, era um trabalhador do vestuário judeu e sua mãe, Rachel Molly Gruber, era dona de casa. Sagan freqüentou a Universidade de Chicago, onde recebeu um diploma de bacharel (1955) e mestrado (1956) em física, antes de ganhar seu doutorado (1960) em astronomia e astrofísica. Lecionou na Universidade de Harvard, até 1968, quando mudou-se para a Cornell University. Sagan tornou-se professor titular da Universidade de Cornell em 1971 e dirigiu um laboratório de lá. Ele contribuiu para a maioria das missões espaciais não tripuladas que exploraram nosso sistema solar. Ele concebeu a idéia de acrescentar uma mensagem imutável e universal sobre naves espaciais destinadas a sair do sistema solar, que poderia ser entendida por qualquer inteligência extraterrestre que pudesse encontrá-la. A primeira mensagem que foi realmente enviada ao espaço foi uma placa de ouro anodizado ligado à sonda espacial Pioneer 10.

Dvd

Realizações Científicas

Ele era conhecido como um co-autor do artigo científico que alertava para os perigos do inverno nuclear. Ele estabeleceu que a atmosfera de Vênus é muito quente e densa. Ele também percebeu o aquecimento global como um perigo crescente criado pelo homem e comparou-o ao desenvolvimento natural de Vênus em um planeta quente e de vida hostil através dos gases de efeito estufa. Ele sugeriu que as mudanças sazonais em Marte eram devido à poeira levada pelo vento.

Advocacia Científica

Sagan foi um defensor da busca pela vida extraterrestre. Ele defendeu o envio de sondas para outros planetas. Sagan foi editor-chefe da Icarus (a mais especializada revista em matéria de investigação planetária) por 12 anos. Ele fundou a Sociedade Planetária e foi membro do Conselho de Curadores do Instituto SETI.

Popularização da Ciência

Da série cosmos e suas aparições frequentes em The Tonight Show, Sagan tornou-se associado com o slogan “bilhões e bilhões.” (Ele na verdade nunca usou essa frase em Cosmos, mas sua entrega e uso freqüente de bilhões de dólares feita esta frase favorita de Johnny Carson e outros) Ele escreveu Pale Blue Dot: Uma Visão de Futuro do Homem no espaço, que foi selecionado como o melhor livro de 1995 pelo The New York Times.

Youtube

Personalidade

Sagan foi considerado por alguns como um ego inflado. Em 1994, a Apple começou a desenvolver o Macintosh Power 7100. Eles escolheram o nome de código interno “Sagan”, em homenagem ao astrônomo. Embora o nome do projeto era estritamente interno e nunca utilizada em marketing público, quando Sagan aprendeu desse uso interno, ele processou a Apple Computer de usar seu nome no projeto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Televisão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *