Freddie Mercury é um sujeito mundialmente conhecido e que dispensa maiores apresentações. Dono de uma voz inconfundível e contando com um incrível domínio de palco, Freddie Mercury tinha o Dom de conquistar platéias pelo mundo todo.
Nascido em Zanzibar, colônia britânica localizada na África, no dia 5 de setembro de 1946, seu nome de batismo era Farokh Bulsara. Aos oito anos de idade foi mandado para uma escola inglesa localizada na Índia. Esse período ficou marcado pela adoção do apelido dado pelos colegas de escola de Freddie que ele carregou pela vida inteira e pela formação de sua primeira banda, chama “The Hectics”.
Começo de vida após escola
Aos dezessete anos Freddie foi morar no subúrbio de Londres. Sempre um adorador apaixonado por esportes foi campeão de torneios de tênis de mesa nessa época, mas logo descobriu na arte a sua grande paixão.
Se graduou na Faculdade de Arte e Design, onde no seu curso de ilustração gráfica teve contato com uma banda chamada Smile, onde figuravam nada mais nada menos que Brian May e Roger Taylor, que viriam mais tarde a fazer parte do Queen. Esse contato fez com se acendesse em Freddie a chama da vontade de participar de uma banda de rock.
O início
Quando soube que a banda Smile iria se desfazer, Freddie não teve dúvidas e chamou Brian e Roger para formar o Queen. Nessa onda de novidades, Freddie mudou seu sobrenome para Mercury.
Em 1970 Freddie conheceu seu primeiro e único amor, uma linda jovem clara chamada Mary Austin, casou-se no ano seguinte e esteve junto de Mary austin até o final da década de 70, quando resolveu assumir sua bissexualidade, contando com o apoio de sua ex-companheira e agora amiga Mary Austin, contrariando a todos que pensavam que o rompimento seria doloroso pelas questões que o envolveram.
A carreira e o ápice
Seu período de maior sucesso e de ápice na carreira foi a bordo do Queen, de quem nunca se separou realmente, mesmo com alguns momentos de carreira solo como o LP em que esteve sozinho, Mr. Bad Guy e quando fez uma parceria inesquecível com a cantora de ópera Montserrat Cabalé. Dentre as participações em que atuou fora do Queen no mundo artístico há também o registro de sua participação de um Musical sob a batuta do diretor David Clark.
O final
Como artista nato que sempre marcou os palcos onde pisou, a vida de Freddie Mercury foi pautada como um teatro, cheio de fases, peças, início meio e fim, e o seu foi um dos mais dignos que alguém poderia ter. Em decorrência de AIDS, morreu no dia 24 de novembro de 1991, sendo cremado e dessa maneira não deixou um túmulo para seus fãs o visitar. O paradeiro de suas cinzas é incerto, muito embora se acredite que ficaram para os pais.