Elano Ralph Blumer

Nascido em junho de 1981 em Iracemápolis, Elano Ralph Blumer é um jogador brasileiro que começou sua carreira no Guarani.

Elano Blumer ja jogou para o time do Santos, onde participou da conquista de titulos, e para um time da Ucrânia. O jogador esta jogando na seleção brasileira neste ano de 2010, e tem marcado presença nos jogos. Confira as fotos do jogador!

Elano nasceu no dia 14 de junho, do ano de 1981, na cidade de Iracemápolis, no estado de São Paulo, Brasil. Elano possui dupla nacionalidade, brasileira e italiana. Ele é um ex-jogador de futebol profissional, quando jogava, atuava na posição de meio-campista. Atualmente, ele está atuando como técnico de futebol, e comanda a equipe do Inter de Limeira.

Elano começou sua carreira no futebol jogando no time do Guarani. Ele jogou nos times de base do clube por alguns anos. No ano de 2000, o jogador foi para o time do Inter de Limeira.

Elano não permaneceu muito tempo no Inter de Limeira. No pouco tempo atuando pelo time, ele começou a despertar o interesse de outros times. E, no ano de 2001, o jogador foi para o time do Santos, no qual foi revelação juntamente com os jogadores Robinho e Diego. O ano de 2001 foi o primeiro de sua carreira, jogando como profissional pelo time do Santos.

Elano na Infância

Elano na Infância

No ano de 2001, Elano começou a treinar na equipe de base do time. Porém, em pouco tempo, assinou o primeiro contrato de sua carreira como jogador profissional de futebol.

Neste mesmo ano, o jogador se destacou fazendo boas atuações, e marcando alguns gols no campeonato daquele ano.

Sucesso na Carreira

No entanto, foi no ano de 2002 que o Elano viu a sua carreira decolar, juntamente com uma equipe de jogadores excelentes que, na época, era liderada por Emerson leão, treinador. Elano foi de grande importância na conquista dos dois títulos nacionais dos anos de 2002 e de 2004.

Entre esse período, Elano jogou em 212 partidas, usando a camisa de nº 11 do clube. Nesse período, o jogador fez 48 gols. Inclusive, marcou um gol na partida final, disputando o Campeonato Brasileiro do ano de 2002. Neste jogo, ele enfrentou o time do Corinthians, maior rival do time do Santos.

Jogando na equipe dos “Meninos da Vila” como eram conhecidos os jogadores daquela geração, e que jogavam no time do Santos naquela época, Elano consagrou-se como ídolo desta geração, a qual o apelidou de “Curinga da Vila” devido a sua capacidade de atuar em várias posições dentro de campo. O jogador atuava como atacante, lateral direito e meio campo. O jogador não chegou a conquistar nenhum título em 2003, mas ficou em 2º lugar na Copa Libertadores da América, e também no campeonato brasileiro, desse mesmo ano.

Na libertadores, o time de Elano perdeu para o time do Boca Juniors e, no campeonato Brasileiro, o time do jogador perdeu para o time do cruzeiro, o qual se consagrou campeão daquele ano.

No mês de dezembro do ano de 2004, depois de fazer uma boa atuação nos times brasileiros, chegando até a ser convocado para atuar na seleção brasileira, o jogador foi comprado pelo time do Shakhtar Donetsk, do país da Ucrânia. Seu passe custou, aproximadamente, 20.000.000 de reais, o que em euro representa 7,6 milhões. Elano assinou um contrato de cinco anos com o time.

Nas partidas em que ele jogava pela equipe do Shakhtar, Elano sempre jogava na posição de meio campo. Ele se tornou o 1º jogador atuando em um time da Ucrânia, convocado para jogar na seleção do Brasil, ele disputou um amistoso contra o time da Noruega no dia 16 do mês de agosto, do ano de 2006.

Elano no Shakhtar

Elano no Shakhtar

Atuando pelo time do Shakhtar Donetsk, o jogador ganhou 3 títulos importantes, disputando duas temporadas no ano de 2004 e 2005, e no ano de 2005 e 2006, conquistando o bicampeonato. No ano de 2005, Elano disputou e conquistou o campeonato Supercopa da Ucrânia. Depois de fazer muito sucesso em suas atuações, Elano começou a despertar interesse de vários times da Europa, incluindo os times da Inglaterra.

No dia 2 do mês de agosto do ano de 2007, a pedido de Göran Erikson, treinador sueco do time do Manchester City, Elano foi contratado oficialmente pelo time inglês, por um período de 4 temporadas. O jogador assinou um contrato de € 12.000.000,00.

Elano foi o 2º jogador brasileiro a usar a camisa do time. O primeiro foi o jogador Geovanni, ex-jogador do time do Cruzeiro. Elano ficou com a camisa de nº 11, que antes era usada pelo jogador Darius Vassell, o qual passou a ter a camisa de nº 12.

Darius Vassell

Darius Vassell

No dia 29 do mês de setembro, Elano fez seu 1º gol jogando pelo time do Manchester City, em um jogo que o seu time venceu o Newcastle por um placar de 3×1. Passados 8 dias, Elano marcou mais duas vezes, em um jogo em que o time do Manchester City derrotou o time do Middlesbrough por um placar de 3×1.

O jogador marcou o primeiro gol com um chute a uma distância de 25 metros, e o 2º gol foi numa cobrança de falta.

Com o técnico Göran Eriksson, Elano jogou a primeira temporada como titular. E, na temporada do ano de 2008 e 2009, com o treinador Mark Hughes assumindo o comando do time, Elano garantiu a sua titularidade.

Elano assinou um contrato com o time Turco Galatasaray no dia 30 de julho, do ano de 2009. O jogador foi contratado pelo time por 7.000.000 de euros, por um período de 4 anos. Elano foi recepcionado por vários torcedores no aeroporto. O jogador recebeu a camisa de nº 9, que antes pertencia ao jogador Hakan SüKür.

Quando o jogador chegou ao aeroporto da Turquia, ele recepcionado por, aproximadamente, 1.300 torcedores. Durante toda a sua permanência no clube, o jogador foi titular em quase todos os jogos.

De Volta ao Brasil

Depois de terminado o seu contrato com o time turco, ele foi comprado pelo time brasileiro “Santos”, que pagou a quantia de CR$7.000.000,00. De volta ao time do Santos, o jogador começou muito bem, marcou vários gols, e ainda se tornou líder do time dentro de campo. O jogador foi artilheiro do campeonato paulista, ao lado do jogador Liendson do time do Corinthians, com 11 gols marcados, o Santos foi o vencedor do campeonato.

Elano Volta ao Santos

Elano Volta ao Santos

Comandado pelo técnico Muricy Ramalho, o time do Santos conquistou a Copa Libertadores da América do ano de 2011, depois de passar por alguns momentos turbulentos, sob o comando de Adilson Batista. A vitória aconteceu no estádio do Pacaembu, onde Santos derrotou o time do Peñarol, por um placar de 2×1.

Depois de começar o ano de uma maneira fantástica, conquistando 2 títulos inéditos, época em que jogou ao lado dos jogadores Paulo Henrique Ganso e Neymar, Elano se viu envolvido em meio a polêmicas a respeito de seu relacionamento com Nívea Stelmann, com direito a várias ameaças.

Elano e Nívea Stelmann

Elano e Nívea Stelmann

E, no mês de dezembro daquele mesmo ano, o relacionamento dos dois chegou ao fim. O jogador deixou de participar de vários jogos do Campeonato Brasileiro, devido a várias lesões seguidas que sofreu. Mesmo assim, Elano ainda foi convocado para disputar o Mundial de clubles da FIFA do ano 2011, e viajou para o Japão.

Durante a disputa do torneio o time do Santos, não conseguiu vencer o time do Barcelona, em uma partida com uma goleada de 4×0. No ano de 2012, o jogador foi trocado por Ezequiel Miralles, atacante do time do grêmio. A troca aconteceu após o jogador se desentender com a diretoria do time.

A negociação com o time do Grêmio aconteceu em 7 de julho, do ano de 2012. A equipe gaúcha deu o jogador Ezequiel Miralles em troca do jogador Elano. No dia 10 de julho, do ano de 2012, Elano foi apresentado ao time tricolor. O jogador estreou no time no dia 15 de julho, numa partida em que o time do Grêmio venceu o time do Cruzeiro, por um placar de 3×1, na cidade de Belo Horizonte, jogo valendo o Campeonato Brasileiro.

Elano no Grêmio

Elano no Grêmio

No dia 30 de janeiro, do ano de 2013, Elano fez um gol na partidaa em que o time do Grêmio venceu o LDU, time do Equador, por um placar de 1×0, na disputa pela Copa Libertadores da América.

Neste jogo o time do Grêmio tinha que vencer por um placar de 1×0 e, com isso, decidir a partida nos pênaltis. O gol foi marcado já na prorrogação, causando uma enorme euforia na torcida do Grêmio. A comemoração foi tão intensa, que o alambrado da torcida da geral não aguentou e cedeu, fato que gerou uma grande confusão no local. O jogo foi disputado nos pênaltis, e o time do Grêmio acabou eliminando o time do LDU, por um placar de 5×4.

No mês de janeiro, do ano de 2014, Elano foi transferido para o time do Flamengo, onde ficaria por um ano. Nesse tempo, ele teria seu salário pago metade pelo Grêmio, e metade pelo Flamengo. Sua estreia pelo time do Flamengo foi contra o time do Duque de Caxias, em um empate de 2×2, valendo o Campeonato Carioca.

O jogador fez seu primeiro gol pelo Flamengo, numa partida em que o Flamengo venceu o time do friburguense por um placar de 2×0. Depois de jogar em somente 4 partidas, devido a várias lesões sofridas, o jogador foi devolvido ao time do Grêmio pelo Flamengo. Diante desse fato o Grêmio rescindiu o contrato com Elano.

Elano no Flamengo

Elano no Flamengo

Em 19 de setembro do ano de 2014, Elano assinou contrato com o time do Chennaiyin, cujo técnico era Marco Mterazzi. O jogador foi contratado por um período de três meses. O time disputou a Indian Super League da qual foi campeão.

De Volta ao Santos

O jogador retornou ao Santos pela terceira vez. Ele assinou com o clube no mês de janeiro, do ano de 2015. E, no mês de maio do mesmo ano, o jogador renovou com o time, o que garantiu ao jogador ficar no clube até o ano de 2016, e disputar o Campeonato Paulista.

No ano de 2015, Elano foi campeão paulista com o Santos, time que o revelou, pela terceira vez. Ele já havia conquistado esse título nos anos de 2011 e 2012.

Em junho de 2015, Elano foi jogar no time do Chennaiyin, estava emprestado pelo Santos. Porém, no dia 22 do mês de dezembro do mesmo ano, ele retornou ao clube do Santos, com o objetivo de disputar o Campeonato Paulista do ano de 2016. Logo depois, encerrou a carreira como jogador.

Perto do começo da disputa pelo Campeonato Paulista, o jogador disse o seguinte: “Para mim, é muito gratificante fazer parte deste grupo. Eu me sinto menino, meu espirito é jovem. A minha vontade de jogar ainda é muito jovem”.

No dia 4 de junho, do ano de 2017, Elano teve a sua função como interino do peixe confirmada, logo depois que a demissão do técnico Dorival Júnior foi anunciada.

Mas o jogador, agora técnico do Santos, não permaneceu muito tempo na função. Já em 2018, ele foi substituído pelo técnico Jair Ventura, que assumiu como novo comandante do peixe. O jogador também fez um estágio na comissão técnica do time do palmeiras, esse fato aconteceu no mês de março, do ano de 2018.

O time do Inter de Limeira confirmou Elano como o seu novo treinador. Ele foi contratado em 7 de agosto, do ano de 2019, e irá disputar o campeonato Paulista do ano de 2020. Como treinador, esse será seu primeiro trabalho, já que no time do Peixe ele era apenas interino.

No mês de outubro de 2018, Elano fez a sua estreia na função de comentarista pelo canal ESPN Brasil.

Seleção Brasileira

Elano na Seleção

Elano na Seleção

Em maio do ano de 2010, Elano foi convocado para atuar na Seleção Brasileira, para disputar a Copa do Mundo, que aconteceu na África do Sul. O jogador fez dois gols na copa. Porém, ele foi acometido por lesão muito grave e teve que abandonar a competição.

O jogador também foi convocado para a Copa América do ano de 2011, pelo técnico Mano Menezes. Nessa copa, o Paraguai venceu o Brasil em uma disputa de pênalti. Nesse jogo, Elano perdeu um Pênalti.

Vida Pessoal

Na vida pessoal o jogador se meteu em algumas confusões com sua ex. Logo depois de ter terminado um relacionamento com Nívea Stelmann, atriz pertencente à Rede Globo, o jogador foi acusado pela atriz.

Segundo ela, ele teria pulado o muro da casa onde ela morava, para tentar reatar o relacionamento. Pouco tempo depois, o jogador novamente se envolveu em mais uma polêmica com Stelmann. Segundo o jogador, a atriz teria mostrado fotos dele pelado para o Santos e também para a esposa dele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *