Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) foi um poeta, dramaturgo, romancista e filósofo alemão, mais conhecido por seu drama poético em duas partes Fausto (1808-1832) que começou a escrever aos vinte e três anos e não terminou até pouco antes de sua morte, sessenta anos depois. É considerado um dos maiores representantes do período romântico alemão.

Von

Origens

Nascido em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, Alemanha, seu pai fi o Conselheiro Imperial Johann Kaspar Goethe e sua mãe Katharina Elisabeth neé Textor. Seus primeiros anos de educação foram inconsistentes: informalmente de seu pai e então com tutores. Ainda assim, começou a aprender grego, latim, francês e italiano com oito anos e sua mãe o ensinou a arte de contar histórias. Aos dezesseis, em 1765, Goether partiu para a Universidade de Leipzig para estudar direito com seu pai desejava, mas ainda assim ganhou muito reconhecimento pelos poemas rococó que escreveu neste período. Em 1766 apaixonou-se por Anne Catharina Schoenkopf e escreveu uma exuberante coletânea de poemas intitulada “Annette”.

Wolfgang

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Goethe produziu obras de filosofia, teoria das cores, arte e literatura entre outros tipos e ciências. Seu romance “Os sofrimentos do jovem Werther” (1774) escrito em monólogo, tornou-se um sucesso mundial quando ele tinha ainda vinte e cinco anos. Obteve um status “cult” e é um bom exemplo do movimento literário “Sturm und Drang” e seu respeito pela emoção humana. Goethe tinha muitos admiradores entre a nobreza européia e gozava de grande prestígio.

Fausto e Posteridade

Em 1787 Goethe estudava botânica e geologia em Nápoles e na Sicília e escalou  monte Vesúvio. Mas ainda continuava a escrever e esboçou a primeira versão de Fausto. Durante um congresso de monarcas em Erfurt em 1808, Goethe conheceu Napoleão, um ávido leitor de seus trabalhos e no mesmo na publicou  “Fausto, parte I” sua obra prima narrando o acordo entre o cortês Mefistófeles com Deus, em disputa pela alma de doutor Fausto. (a obra foi baseada na mesma lenda do “Dr. Faustus” de Christopher Marlowe). Em 1832 Goethe terminou Fausto, selando o manuscrito e ordenando que fosse publicado somente após sua morte. Enquanto se recuperava de mais uma febre e infecção Goethe faleceu inesperadamente em 22 de Março de 1832 em Weimar. Conta-se que suas últimas palavras foram um pedido a um serviçal para abrir uma persiana que permitisse a entrada de luz, enquanto ele traçava letras no ar.

Goethe

Johann Wolfgang Von Goethe agora descansa no “Fürstengruft” ou Mausoléu Real, no cemitério histórico “Historicher Friedhof” em Weimar onde seu amigo Schiller também está sepultado. Em honra a estes dois famosos literatos alemães, uma estátua de Goethe e Schiller agora encontra-se no Teatro Nacional Alemão em Munique. A “Memória do Mundo” da UNESCO inclui trabalhos à mão de Goethe, preservados através do Arquivo Goethe-Schiller.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *