Figura polêmica por suas declarações, o profissional Clodovil Hernandes foi um dos grandes nomes da moda no Brasil. Apresentador de TV em seus últimos anos de vida e político, Clô, como era conhecido, viu e viveu em diversas fases do Brasil e esteve presente em diferentes momentos da moda no país. Sua carreira começou cedo, a qual ele sempre se orgulhou de dizer que foi um dos nomes mais criativos no Brasil relacionados à alta costura.
Nascido em 17 de junho de 1937, no interior de São Paulo, e falecido no dia 17 de março de 2009, em Brasília, Clodovil fez bastante coisa na sua vida. Foi um estilista na maior parte da sua carreira, figurinista para a televisão, foi também um apresentador de TV emissora Rede TV com um programa bem polêmico e um político brasileiro nos seus últimos anos de vida como deputado, onde deixou uma carreira com polêmica por querer levar estilo ao Senado.
O grande fato que desencadeou os diversos talentos de Clodovil Hernandes foi sua história de vida na infância. O pequeno foi adorado por um casal de imigrantes espanhóis, sendo seus pais em seu registro de nascimento chamados de Domingo Hernández e Isabel Sánchez. Ele jamais chegou a conhecer seus pais biológicos, mas nunca negou sua adoção e citava sua mãe de criação como uma das pessoas mais importantes em sua vida, sendo a grande responsável pelo sucesso em sua vida.
A educação na infância foi uma grande responsável por seu sucesso. Clodovil teve sua educação básica em colégio interno e desde criança aprendeu os idiomas francês e espanhol, sendo fluente quando adolescente. Isso ajudou bastante a sua carreira a ser mais rápida e de sucesso, já que a moda acontecia na Europa e saber francês era crucial, pois a França ditava as regras na época.
Clodovil Virou Estilista Com Apenas 16 anos
O estilista Clodovil Hernandes não precisou ir para uma escola de moda para saber o que queria. Aos 16 anos começou a desenhar baseado nos modelos que via. Usando uma folha de caderno, o adolescente desenhou 11 modelos de vestidos de festa. Uma gerente de loja viu e o levou no mesmo momento para desenhar e contratou o jovem. E foi ai que tudo começou.
A carreira como fashionista começou logo cedo e nos anos 60 Clodovil era uma das pessoas mais conhecidas no universo da moda no Brasil. Sua carreira foi tão bem sucedida que levou o prêmio Agulhas de Ouro, um dos mais cobiçados em sua época de auge na moda. Suas roupas já vestiram grandes nomes da sua época e foi indicado para diversos prêmios. Seu estilo era basicamente alta costura, mas o fashionista sempre curtiu ensinar a todos como se vestir melhor, sendo sempre consultado por personalidades da alta sociedade sobre dicas de moda.
http://www.youtube.com/watch?v=5X55xTYlSE0Clodovil Hernandes e Sua Carreira na Televisão
Tornando-se uma figura popular no país, Clodovil resolver explorar seus talentos e foi para a TV como participação especial em diversos programas. Suas principais atuações na TV são TV Mulher, Rede Globo na década de 80 que foi um grande sucesso e considerado inovador para a sua época.
Algum tempo depois veio o programa Clodovil Abre o Jogo, exibido pela extinta Manchete em 1992. Esteve no comando também do programa Mulheres, na TV Gazeta, com co apresentação de Christina Rocha. A parceria não deu certo porque o apresentador exibida suas alfinetadas ao vivo, ganhando um espaço sozinho no mesmo programa posteriormente. Alguns anos depois as alfinetas ficaram famosas e seriam o motivo de demissão do profissional da Rede TV.
O seu ultimo programa de TV foi A Casa é Sua, na Rede TV! todas as tardes. O programa saiu do ar em abril de 2006, mas não depois de muita polêmica. O apresentador comprou uma briga com os humoristas do Pânico na TV sobre usar as sandálias da humildade, já que se recusava a dar entrevistas sempre e se recusou a usar as sandálias. Também criticou colegas, abandonou o programa ao vivo e com uma personalidade complicada, ele causou polêmica criticando personalidades sobre seu jeito de vestir e falar. Criou inimigos aos montes, até ser demitido.
Clodovil Hernandes e Sua Carreira Política
Quando a sociedade brasileira tinha pensado que Clodovil Hernandes tinha feito de tudo, em 2006 o fashionista e também ator de teatro nos anos 70 se tornou deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Sua campanha foi bem polêmica, fazendo uma forte apologia ao homossexualismo já que ele se declarou como tal e fazia questão de jamais esconder.
Sua estada no planalto foi uma das mais complexas de Brasília. Suas roupas de trabalho se assemelhavam a um senhor de engenho e seu gabinete foi totalmente redecorado. O que mais chamou a atenção foi sua mesa com uma naja de metal, calculada em mais de 1 milhão de reais.
Falido e Sem Muitos Amigos
Clodovil foi uma das figuras públicas mais complexas do Brasil e deixou muita gente chateada com seus comentários maldosos. Jamais escondeu que curtia luxo e por isso vivia em um padrão de vida alto, o que o deixou com diversas dividas. Ao final de sua vida, seus bens foram leiloados para quitar seus débitos. Seus gastos para manter um padrão sem receita o fez viver em um padrão quase pobre, mas sustentou a todo custo seu alto luxo de viver em rodas sociais, mesmo não tendo muitos amigos.
Durante sua estada na Rede TV o apresentador falou mal de todos os seus colegas de trabalho, inclusive de sua colega de palco no programa ao vivo. Quando falou mal da casa a qual trabalhava mais uma vez, foi demitido de pronto e criticou bastante a emissora na imprensa.
A saída do estilista das pautas de conversa foi uma diminuição da alta costura no consumo, mas ele demorou a superar o esquecimento. Eventualmente esteve em programas de TV tentando se convidar para a televisão e continuar na mídia, mas sua língua ferina não ajudou muito a superar os problemas e acabou não criando muitos amigos no meio televisivo. Seus antigos amigos da alta costura também estavam encostados, e acabou por fazendo mais dividas para tentar continuar com sua forma de vida.