O cantor e compositor Jakob Luke Dylan nasceu no dia 9 de dezembro de 1969 em Nova York. Destaca-se no comando da banda The Wallflowers na qual além de ser vocalista também é um dos principais compositores. O talento vem de família já que Jakob é filho de Bob Dylan com Sara Dylan.
Confira fotos do cantor de lindos olhos azuis que conquistou plateias do mundo todo deixando de lado quem é o seu pai e que ele é um dos grandes artistas de todos os tempos.
O Sucesso da The Wallflowers
A fama chegou para a banda The Wallflowers com o single “One Headlight” de 1996. No ano de 1998 o cantor ganhou grande destaque novamente pela sua regravação da canção “Heroes” de David Bowie que entrou para a trilha sonora do filme “Godzilla”. Outra canção de Jakob Dylan que entrou para trilha sonora foi “Here Comes Now”, fez parte da trilha do seriado Six Degrees.
Em 2008 o artista deu uma virada em sua carreira lançando o seu primeiro trabalho solo que recebeu o nome de “Seeing Things”. O mais interessante a respeito desse trabalho é que sai um pouco do pop/rock da sua antiga banda. Nesse trabalho o cantor apresentou canções com um formato mais acústico e que contou com violões e que segue mais para o estilo folk/country. A banda The Wallflowers continua em atividade.
A Vida de Jakob Dylan
Jakob nasceu em Nova York e se sagrou na carreira devido ao seu trabalho como vocalista e compositor da banda The Wallflowers. O artista já foi premiado com um Grammy pelo álbum “Bringing Down the Horse” e outro pela canção “One Headlight”. Depois que os pais de Jakob se divorciaram em 1977 ele passou a morar somente com a mãe em Los Angeles. Contudo, Bob Dylan manteve uma presença constante na vida do filho.
A Banda
No final da década de 1980, Jakob Dylan, resolveu começar a sua carreira musical e fundou a banda The Wallflowers. O álbum “Bringing Down the Horse”, lançado em 1996, despertou grande atenção e chegou ao Billboard Top 5. Esse álbum teve a produção de T-Bone Burnett e algumas músicas escritas por Jakob.
O terceiro álbum da banda, chamado “Breach” foi lançado no ano 2000 e não obteve o mesmo sucesso do anterior. Já em 2002 a banda lançou “Red Letter Days” com o trabalho de Brendan O’Brien na produção, ele é conhecido por trabalhar com nomes como Pearl Jam, Black Crowes e Bruce Springsteen. No ano de 2009 a banda lançou um álbum que reunia os seus grandes sucessos intitulado “Collected: 1996-2005”.
A Carreira Solo de Jakob Dylan
O primeiro álbum solo de Jakob Dylan foi lançado em 2008 e recebeu o nome de “Seeing Things”. O trabalho teve um tom mais intimista uma vez que era acústico e contou com a produção de Rick Rubin. Após passar algum tempo excursionando com a The Wallflowers em 2010, Dylan, lançou um novo trabalho solo chamado “Women + Country”.
Esse trabalho foi produzido por Burnett e contou nos vocais com Kelly Hogan e Neko Case. Outros trabalhos importantes da carreira de Dylan foram a sua contribuição com a trilha sonora da série “True Blood”.
A Volta da The Wallflowers
A banda ficou em pausa durante algum tempo, pois os integrantes acharam necessário parar um pouco. No entanto, em 2012 foi anunciada a reunião da banca e o lançamento do álbum “Glad All Over” que contou com a colaboração de nomes como The Clash e Mick Jones. Além disso, a banda saiu em turnê com Eric Clapton.
Sobre esse período de pausa da banda Dylan disse que foi necessário, pois uma banda precisa ter química tanto na música quanto pessoal. Segundo ele é a química entre as personalidades da banda que fazem o trabalho dar ou não certo. O tempo que ficaram parados não foi um problema porque os integrantes têm essa química na visão dele.
Jakob e Bob Dylan
Não deve ser muito fácil ser um artista filho de um grande artista como é o caso de Jakob Dylan que construiu uma carreira sobre o seu trabalho, mas que ainda assim precisa conviver com o ‘fantasma’ de ser filho de Bob Dylan. A esse respeito Jakob já falou algumas vezes em entrevistas, ele contou que não sabe quantas vezes assistiu ao documentário “Don’t: Look Back”.
Esse documentário mostra um Bob Dylan jovem, com apenas 24 anos, e ainda começando na sua escalada rumo ao topo. Para Jakob o trabalho do diretor D.A Pennebaker é primoroso, mas ainda assim é estranho assistir ao seu pai mais jovem do que ele escrevendo as regras que norteariam o rock por anos. Jakob já disse que não quer ser apenas um nome num livro sobre o pai dele e o curioso é que se refere ao pai através de pronomes como “ele” e “dele”.
Sobre Jakob
Para Jakob é mágico quando ele vai com ou sem a sua banda a um programa de TV ou outro evento e as pessoas se interessam por seu trabalho e não mencionam o nome do pai dele. Diga-se de passagem com o trabalho feito por Jakob é muito natural que os fãs deixem o mito de Bob Dylan um pouco esquecido para se concentrar no que o rapaz de lindos olhos azuis tem a dizer com suas canções.
A Performance de Jakob Dylan
Para muitos a performance de Jakob se dá apenas do pescoço para cima, ele dedilha a sua guitarra e se concentra em cantar as letras que muitas vezes foram escritas por ele, mas sem um grande jogo cênico ou intensa preocupação em mexer o corpo. A voz de Jakob tem um quê de áspera e rouca. Um intérprete bastante introspectivo que passa a sua mensagem de maneira calma e tranquila.
O cantor já chegou a dizer que não treinou e não é bom no tal “rock de estádio” que seria aquelas apresentações em que os vocalistas fazem coisas surreais no palco, gritam e se sacodem. Ele acredita que não é legal implorar pela atenção e amor do público é mais importante se concentrar em fazer um bom trabalho e ter certeza de que está dando o seu melhor em relação as canções.