Nascido na cidade de São José dos Campos, São Paulo, no dia 11 de junho de 1972, Eriberto de Castro Leão Monteiro é um ator brasileiro de destaque na televisão e no cinema. Com uma grande variedade de papéis já interpretados, Eriberto, demostrou que consegue ir do mocinho de “Paraíso” até um personagem mais complexo como o gay homofóbico de “O Outro Lado do Paraíso”. Quer conhecer mais sobre o ator? Continue lendo!
A Biografia de Eriberto Leão
Eriberto é filho do empresário Eriberto Monteiro e da estilista Telma de Castro Leão Monteiro. Sua mãe é pernambucana e são pai paulista, o ator nasceu no interior do estado de São Paulo em 1972. Curiosamente o contato com o universo artístico começou com a música. Com apenas 15 anos de idade ele foi vocalista e guitarrista da banda de punk Hip Monsters.
Pelo fato de ser tímido, Eriberto, por sugestão da sua mãe, foi fazer teatro. Contudo, como tinha um comportamento por vezes rebelde acabou sendo expulso do grupo. Aos 17 anos de idade, quando terminou o colégio, foi para o Instituto Célia Helena, em seguida se formou Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Ao completar 20 anos de idade foi para Nova York onde estudou no Lee Strasberg Theatre and Film Institute.
Os Primeiros Trabalhos de Eriberto Leão
Em seu retorno ao Brasil, Eriberto Leão, conseguiu seu primeiro papel na TV na novela “Antônio dos Milagres”, de 1996, do canal CNT em que interpretou o personagem Fernando Bulhões / Santo Antônio. Nesse mesmo período integrou o elenco de uma montagem da peça “Ventania” de Gabriel Villela. No ano de 1997 conseguiu seu primeiro trabalho na Rede Globo na novela das 18h “O Amor Está no Ar” que tinha também em seu elenco Rodrigo Santoro.
Em 1998 Eriberto interpretou um padre na novela “Serras Azuis” da Bandeirantes. Já em 1999 fez uma participação no seriado da TV Globo, “Sandy & Junior”. No ano de 2000 participou da novela “Marcas da Paixão” da Rede Record. Mesmo com passagens recorrentes por várias emissoras de TV o ator continuou investindo no teatro tendo participado, atuando e como coautor junto com Gabriel Villela, da peça “Alma de Todos os Tempos” nos anos de 1999 a 2000.
Cabocla e Sinhá Moça
A primeira novela de expressividade de que Eriberto Leão participou foi o remake de “Cabocla” da TV Globo no ano de 2004. Fez alguns trabalhos menores em seguida como uma participação no seriado “Sob Nova Direção” e do programa policial “Linha Direta”. Em 2006 novamente integra o elenco de uma novela de época das 18h, dessa vez “Sinhá Moça” em que interpreta Dimas/Rafael. Mais uma vez participa do “Linha Direta” e depois da superprodução “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”.
Paraíso
Eriberto participa da novela “Duas Caras” em 2007, e da trama “Três Irmãs” de 2008, porém, se tornará um dos queridinhos da Rede Globo na novela seguinte, “Paraíso” de 2009. Nesse remake ele interpreta o protagonista José Eleutério Ferrabraz (Zeca / Filho do Diabo) que se apaixona pela “Santinha” da cidade. Essa novela fez um grande sucesso na faixa das 18h e ajudou a consolidar Leão como uma aposta da emissora carioca.
Insensato Coração
Após participar de mais alguns episódios de séries ele finalmente conquista o posto de galã de novela das 21h como o protagonista Pedro Brandão de “Insensato Coração” em 2011. Fez uma participação em “A Vida da Gente”, novela das 18h da Rede Globo de 2012.
No ano de 2014 participou da novela “Amor à Vida” e volta às novelas em 2016 em “Êta Mundo Bom!” como o personagem Ernesto Dias. Em 2017 também participou da novela “A Lei do Amor” das 21h. Nesse mesmo ano participou do quadro “Show dos Famosos” do Domingão do Faustão.
O Outro Lado do Paraíso
Após ter participado do seriado humorístico “A Cara do Pai”, em 2017, Eriberto Leão recebeu o desafio de interpretar o gay homofóbico, Samuel dos Passos, na trama das 21h, “O Outro Lado do Paraíso”. Participou em 2018 de “Pais de Primeira” e em 2019 da novela “O Sétimo Guardião”, apenas dos três últimos capítulos. Está na segunda temporada de “Ilha de Ferro”.
Cinema
Eriberto Leão já participou de um número significativo de filmes com destaque para “Assalto ao Banco Central” de 2012, em que interpreta o protagonista e “Um Homem Qualquer”, de 2011, em vive o personagem Jonas.
Vida Pessoal
Namorou a atriz Suzana Alves entre os anos de 2002 e 2004. Desde o ano de 2010 mora com a atriz Andréa Leal com quem tem dois filhos: João nascido em 2011 e Gael nascido em 2017.
Você é o maximo
o Eriberto é muito lindo tudo de bom é uma delicinha,um beijo na boca gostosão
Adoro o trabalho do Eriberto Leão ele é muito talentoso e se entrega de alma ao que gosta