Nelson Xavier além de ator é também autor e diretor. Tem 50 anos de carreira, onde participou de teatro, tv e filmes. Recentemente fez o filme “Xico Xavier”.
Este excelente ator brasileiro, nascido em agosto de 1941, casado com a atriz Via Negromonte, realizou ótimos trabahos na televisão brasileira, é conhecido e alcançou sucesso por seu bom desempenho. Confira as fotos do ator abaixo!
Nelson Agostini Xavier, mais conhecido como Nelson Xavier, nasceu no dia 30 do mês de agosto, de 1941, na cidade de são Paulo. E faleceu no dia 10 do mês de maio, de 2017, na cidade de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Foi um ator e diretor. No decorrer de sua carreira, atuou no cinema, no teatro e na televisão. Foi casado com Joana Fomm e com Via Montenegro.
Com Joana Fomm, ele ficou casado por dois anos, de 1964 a 1966. Já com Via Montenegro, ficou casado do ano de 1989 até o ano de 2017, ano em que veio a falecer. Teve quatro filhos, Tereza Villela Xavier, Pedro Cabizuca, Sofia Helena Xavier e Anna Xavier.
No ano de 1982, participou do filme “O Bom Burguês”, com direção de Oswaldo Caldeira. Em 1981, atuou em “Eles Não Usam Black-tie”. E, no ano de 2003, participou do filme “Narradores de Javé e outros mais”. Destacou-se na tela do cinema brasileiro, participando do longa “Chico Xavier”, no qual interpretou o próprio Chico Xavier. Sua última atuação na televisão foi na dramaturgia, na novela chamada “Babilônia”, no papel de Sebastião. No cinema, seu último trabalho foi como do matador Amador, no longa “Comeback”, no ano de 2017.
Ele faleceu no dia 10 do mês de maio, de 2017, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, em decorrência de um câncer pulmonar. A cremação de seu corpo aconteceu no Memorial Carmo.
Nelson Xavier chegou a começar uma faculdade de direito, mas decidiu mudar o rumo de sua vida, quando resolveu que queria atuar na dramaturgia. E, no ano de 1950, matriculou-se na EAD (Escola de Artes Dramáticas) da USP, e também entrou para o Tetro de Arena. Tímido, o artista chegou a pensar que a dramaturgia não era sua “praia”. Inclusive, pensou até em trabalhar nos bastidores, por de detrás das câmeras. “Eu tive muita dificuldade em começar a fazer televisão. As máquinas eram enormes, eu tinha pavor, até tremia.”, relatou o ator.
Nesse período, trabalhou também como jornalista. Foi revisor na “Visão”, revista em que atuou como crítico de teatro e cinema.
Depois do golpe militar do ano de 1964, Nelson voltou sua atenção mais para o cinema. No ano de 1982, o ator protagonizou um de seus principais personagens na Rede Globo, em “Lampião e Maria Bonita”, com direção de Paulo Afonso Grisolli, minissérie com base nos seis últimos meses da vida do tão temido Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião.
No estado da Bahia, fez “O pagador de promessas” do ano de 1988, minissérie que teve a direção de Tizuka Yamasaki e de Dias Gomes como autor, onde interpretou um gigolô. Ele também atuou em novelas como “Pedra Sobre Pedra”, “Irmãos Coragem”, “Senhora do Destino” e “Babilônia”.
No ano de 2010, o ator fez o papel de Chico Xavier nas telas do cinema. Naquele tempo, Nelson relatou que aquele foi o seu melhor trabalho. “Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas”, falou o ator, que no filme viveu interpretou Chico Xavier, com a idade entre 59 e 65 anos. “Nenhum dos personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução”.
Depois da morte de Nelson Xavier, a viúva dele afirma que teve contato com a alma do falecido. Ela relatou que teve que acender uma vela, para então fazer contato com o espirito do ator. “Eu perguntei a ele se ele estava bem, se poderia fazer contato comigo, mas sem me assustar, porque eu sou nervosa, ele sabe”, falou ela. “Se ele já estivesse no paraíso, pedi que me mandasse um sinal, e então a vela explodiu várias vezes”. Afirmou a viúva.
Para confirmar o sinal, a viúva diz que naquele mesmo dia sonhou com o marido. “Ele me abraçava, me beijava. Perguntei se estava bem, se estava no ‘hospital do céu’. Ele me respondeu que já tinha passado dali para outro lugar melhor. Brinquei, afirmando: ‘Ah, então você furou fila, né?’. Ele riu e colocou a cabeça para trás, o que significa que está realmente bem”, falou. Nelson Xavier e via Montenegro foram casados durante vinte e oito anos, desde o ano de 1989 até 2017, quando ele faleceu.