O ator Steven John Carell nasceu na cidade de Concord, em Massachusetts, Estados Unidos, no dia 16 de agosto de 1962. Consagrado na comédia, o ator, recebeu o Globo de Ouro pela sua atuação na série “The Office” no ano de 2006 e foi indicado ao Emmy pelo mesmo trabalho. Por sua atuação no longa “O Virgem de 40 Anos” ganhou o MTV Movie Awards e foi indicado ao Oscar por seu trabalho em “Foxcatcher”. Que tal conhecer mais sobre esse brilhante ator?
Biografia de Steve Carell
Uma curiosidade é que o sobrenome da família de Steve Carell era na verdade “Caroselli”, o avô do ator era italiano. Visando tornar o nome mais fácil de pronunciar e escrever nos Estados Unidos a família encurtou para Carell. A mãe de Steve, Harriet T. era enfermeira psiquiátrica e o seu pai, Edwin A. Carell, era engenheiro eletricista. O casal teve quatro filhos sendo Steve o mais novo.
A família de Steve é católica e ele estudou nas escolas Nashoba Brooks School, The Fenn School e Middlesex School. Em sua trajetória escolar jogou lacrosse e hóquei no gelo. Aprendeu a tocar pífano (tipo de flauta transversal que parece um flautim) e participou de um grupo de encenação histórica. Essa atividade fez com que ele tivesse interesse por história tendo se formado nessa área pela Denison University em Ohio no ano de 1984.
Teatro de Improviso
Enquanto cursava a universidade, Steve Carell, participou do Burpee’s Seedy Theatrical Company que é um grupo de teatro de improviso composto por estudantes. Em paralelo foi guarda redes da equipe de hóquei no gelo e ainda trabalhava como locutor da rádio universitária para ganhar um dinheiro extra.
Percalços e Início da Carreira
Antes de decidir ser ator, Carell, trabalhou nos Correios dos Estados Unidos e descobriu que não tinha vocação e nem vontade de seguir uma carreira administrativa. Nessa fase ele tinha largado a faculdade e estava considerando retomar para tentar se formar em Direito, porém, também não queria seguir uma carreira jurídica. Foi em 1991 que ele tomou a decisão de seguir a carreira de ator, o grupo de teatro de improvisação contribuiu para essa decisão.
Já em 1991 ele estreou no filme “A Malandrinha” como o personagem Tesio. Para conseguir se manter financeiramente ele deu aulas de improviso durante a década de 1990 e participou de alguns filmes e séries. Conseguiu trabalho como roteirista do programa “The Dana Carvey Show” e também atuou como correspondente do “The Daily Show” que era apresentado por Jon Stewart.
O Começo do Sucesso
O primeiro filme em que Steve Carell chamou a atenção do grande público foi em “Todo Poderoso” de 2003 em que ele fazia uma ponta como um âncora de jornal que tornava a vida do personagem de Jim Carey um inferno. O personagem era pequeno, mas agradou ao público ganhando destaque na sequência “A Volta do Todo Poderoso” como o personagem principal.
Outro filme que ajudou a impulsionar a carreira de Carell foi “O Âncora – A Lenda de Ron Burgundy” com Will Ferrel e Paul Rudd. Os milhões de expectadores do longa ainda esperam por uma continuação. Também atuou em “Melinda” e “Melinda e A Feiticeira” antes do grande divisor de águas da sua carreira, o filme “O Virgem de 40 Anos”. Dirigido por John Apatow esse filme levou um estilo de comédia diferente para as telonas. A dupla de Apatow e Carell voltou a fazer sucesso com o filme “Ligeiramente Grávidos”.
The Office
Foi em 2005 que ele entrou para o elenco da versão norte-americana da série britânica “The Office”, criação de Ricky Gervais. No papel do excêntrico Michael Scott por sete temporadas foi agraciado com um Globo de Ouro e um SAG Awards. Até hoje Carell é lembrado por esse trabalho.
Outras Facetas de Steve Carell
Mostrando que sabe atuar em outros gêneros, Carell, interpretou um personagem suicida no longa independente “Pequena Miss Sunshine” e participou de um filme de romance intitulado “Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada”.
Dublagem
O timing para comédia e uma voz diferenciada fizeram com que Carell fosse chamado para dublar alguns personagens de filmes infantis nas produções “Os Sem Floresta”, “Meu Malvado Favorito” e “Horton e o Mundo dos Quem”.
Tina Fey
The Office se tornou a segunda série de comédia mais famosa do canal NBC, ficava atrás somente de 30 Rock, em que Tina Fey era roteirista e protagonista. Carell decidiu então unir forças com Fey e dessa parceria nasceu o filme “Uma Noite Fora de Série” que acabou deixando alguns fãs decepcionados.
Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo
Em 2014 novamente Steve Carell surpreendeu os seus fãs ao interpretar o milionário John du Pont no longa “Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo” que é baseado numa história real. A trama gira em torno do relacionamento obsessivo e doentio entre du Pont e os irmãos medalhistas olímpicos de luta greco-romana Mark (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo). Carell foi indicado ao Oscar por sua atuação nesse filme.
Casamento
Steve Carell é casado com Nancy Carell que também é atriz, os dois se conheceram num grupo de improviso. Casados desde o ano de 1995 eles têm dois filhos chamados Elizabeth e John.