O ator que ganhou destaque para o grande público com a trilogia ‘Matrix’ é conhecido em Hollywood por ter um comportamento imprevisível. Keanu Reeves nasceu na cidade de Beirute, no Líbano, no dia 2 de setembro de 1964, porém, se naturalizou canadense e tem cidadania britânica por parte de mãe. O pai do ator é norte-americano. Conheça um pouco mais sobre a carreira e a vida desse grande astro.
Biografia de Keanu Reeves
Keanu tem uma irmã chamada Kim e duas meio-irmãs, uma parte de mãe e outra por parte de pai. O casamento dos pais do ator não terminou da melhor maneira, Samuel Reeves viajava muito devido ao trabalho de geólogo e numa dessas viagens simplesmente não retornou ao Líbano abandonando a esposa Patricia Taylor. Apesar das circunstâncias ele manteve algum contato com os filhos.
Em 1969 Patricia e os dois filhos se mudaram para Nova York onde ela se casou com Paul Aaron, produtor da Broadway. A nova família se mudou para Toronto, no Canadá e mesmo o casamento tendo durado apenas um ano é Paul que Keanu reconhece como pai. A mãe de Keanu se casou mais duas vezes com o produto de rock Robert Miller e com Jack Bond um dono de salões de cabeleireiros.
Uma curiosidade é que durante algum tempo Alice Cooper cuidou do pequeno Keanu Reeves. Como Patricia trabalhava como costureira e figurinista precisava sair e deixar os filhos com amigos, um deles foi Alice que morou com ela durante algum tempo. Cooper se lembra que Keanu nunca se assustou com seus amigos esquisitos.
Construção da Carreira de Ator
O ano de 1984 marcou a estreia de Keanu no palco interpretando WolfBoy, uma peça ousada que se tornou uma das grandes sensação de Toronto. O interesse do ator por Hockey ajudou na conquista de um papel no filme canadense ‘Youngblood’ (Veia de Campeão) sobre o esporte em 1986. Também nesse ano Keanu se mudou para a Califórnia e contou com a casa de Paul Aaron, ex-padrasto, para ficar.
A mudança trouxe sorte e ele conseguiu o papel de um jovem cheio de rebeldia no longa ‘River’s Edge’ (Juventude Assassina). A década de 1980 marcou a fase dos filmes adolescentes na carreira de Reeves que mesmo com mais de 20 anos tinha um rosto juvenil. O personagem mais marcante dessa fase juvenil foi Theodore Logan, o Ted, dos dois filmes de sucesso ‘Bill e Ted’.
O Sonho de Interpretar Hamlet
Keanu Reeves não chegou a integrar o grupo dos atores mais bem-sucedidos das décadas de 1980 e 1990 em particular por não seguir padrões no que fazia. Um dos exemplos disso é a forma como ele realizou o seu sonho de interpretar Hamlet de Shakespeare. Mesmo sendo um ator de prestígio ele escolheu fazer uma produção pequena na cidade de Winnipeg, no Canadá, com atores desconhecidos.
Em poucas horas os ingressos da temporada se esgotaram, a imprensa ficou surpresa ao perceber que pessoas do mundo todo foram ao Canadá assistir Keanu, incluindo um grupo de japoneses. A crítica especializada se interessou e for assistir a montagem, os melhores críticos de teatro reconheceram que a interpretação foi excelente.
Filmes da Década de 1990
Um filme marcante da carreira do ator é ‘Point Break’ (Caçadores de Emoção) de 1991 em que interpretou um agente do FBI. No ano seguinte, 1992, Reeves surgiu nas telonas com um visual mais soturno no filme ‘Bram Stoker’s Dracula’ (Drácula de Bram Stoker) que foi um longa sobre a obra literária de Stoker.
Sucesso em Velocidade Máxima
O ator engrenou de vez na carreira no ano de 1994 no sucesso arrebatador de bilheteria ‘Speed’ (Velocidade Máxima) ao lado da atriz Sandra Bullock. Em Hollywood havia descrença geral sobre o sucesso desse filme chamado de ‘o filme do ônibus’. Mesmo assim Keanu aceitou o papel do policial que precisa controlar um ônibus para ele não explodir.
Reeves não usou dublês mesmo nas cenas mais perigosas. Uma curiosidade é que os produtores esperavam Reeves cabeludo e tiveram que aceita-lo de cabeça praticamente raspada. O sucesso do filme fez com que os produtores quisessem ‘Velocidade Máxima 2’, Keanu recusou o papel mesmo com uma oferta de cachê digna de estrela de Hollywood. Porém, com o tempo ele mostrou que estava certo, pois a sequência foi bem fraca e poderia ter abalado a sua carreira.
Advogado do Diabo
No período entre 1996 e 1997, Keanu, sofreu um grave acidente de moto e quando apareceu nas telonas no filme ‘Chain Reaction’ (Reação em Cadeia) parecia um pouco desleixado. Porém, essa má impressão não perdurou, pois em 1997 teve uma grande oportunidade atuando ao lado de Al Pacino estrelou o filme ‘The Devil’s Advocate (O Advogado do Diabo). Outro destaque foi ‘Sweet November’ (Doce Novembro) de 2001. O bom desempenho ajudou Reeves a conquistar o papel principal na produção ‘Matrix’.
Matrix
Certamente essa franquia de 3 filmes mudou a carreira de Reeves que já era conhecido do grande público, mas que passou a ser visto como um ator de filmes de ação. Interpretando o escolhido para dar fim ao domínio dos computadores, Reeves, fez praticamente todas as cenas de ação recebendo elogios dos professores de Kung-fu. A franquia contou com ‘Matrix’ de 1999; ‘The Matrix Reloaded’ de 2003 e ‘The Matrix Revolutions’ também de 2003.
A Casa do Lago
O próximo filme de grande sucesso de bilheteria de Reeves foi ‘The Lake House’ (A Casa do Lago) ao lado de Sandra Bullock em 2006. Um filme romântico que fez sucesso no mundo todo, em especial no Japão onde Keanu é muito querido.
Produções Independentes
Durante um bom tempo o ator se manteve a parte de grandes produções de Hollywood. O ator foi visto em algumas produções independentes e a frente do seu projeto de abrir uma empresa de motos. Porém, entre 2016 e 2017 voltou a anunciar grandes produções incluindo o terceiro filme da franquia ‘Bill e Ted’.
Banda Dogstar
Keanu também é músico e de 1991 a 2002 tocou na banda Dogstar que tem um estilo reconhecidamente grunge. A banda nunca alcançou grande sucesso sendo que o seu maior destaque sempre foi ter uma estrela entre os integrantes.
Autor de Livros de Arte
Alguns fãs de Reeves não sabem, mas ele é autor de livros de arte publicados pela tradicional editora alemã Steidl Verlag. O primeiro livro ‘Ode to Hapiness’ é um livro de poesias acompanhadas por ilustrações de Alexandra Grant. A segunda publicação se chama ‘Shadows’ e é um livro de fotografias que possuem textos acompanhando.
Relacionamentos Amorosos
Reeves conseguiu algo improvável em Hollywood, manter sua vida pessoal longe dos holofotes. Durante todas as décadas de sucesso assumiu publicamente apenas um relacionamento, com a assistente de produção e atriz Jennifer Syme. O casal chegou a esperar um bebê que faleceu antes de nascer. Os dois se separaram de forma discreta e Syme faleceu num acidente de carro algum tempo depois.
nunca fui daquelas tietes q arrancam os cabelos quando veêm um ator d TV, mas existe um ator(que não é de novelas, e nem tem olhos verdes),único em todo o planeta que me faz parar em frente só pra vê-lo atuando..KEANU REEVES com certeza deve ter muito que agradecer a Deus…afinal, a Natureza caprichou muito quando o colocou no mundo…a mãe dele que o diga.
Se um dia eu o encontrar ainda vou ter minhas dúvidas se ele é de verdade!!!!!!!
Adorei as fotos.
Eu amooooooooo muito esse ator e o melhor ator que tem
Keanu Reeves sou sua maior fan…….