Nascido na baixa Manhattan, em 1943, De Niro veio de uma família ítalo-irlandesa com seu pai italiano, Robert e a mãe irlandesa, Virginia – ambos artistas.
Paixão pelo Cinema
Quando De Niro estava crescendo, seu pai costumava levá-lo ao cinema. Já criança ele impressionava sua mãe com imitações dos atores da época, como Robert Mitchum e Montgomery Clift. Aos 10 anos, ele apareceu como o Leão Covarde, em uma produção local de O Mágico de Oz. Vendo que De Niro tinha a aspiração e a capacidade de executar, Virginia o matriculou na High School de Nova York de Música e Arte.
O Começo
Brian de Palma foi quem deu a De Niro sua primeira oportunidade com um pequeno papel em The Wedding Party (filmado em 1963 mas liberado em 1969).
De Palma também foi responsável pela introdução de De Niro com o colega Martin Scorsese em uma festa de Natal em 1972. Vindo de uma mesma área, eles rapidamente descobriram que viam um monte de coisas da mesma maneira. Nas festas sentavam e conversavam sobre filmes e técnica por horas a fio.
A Parceria
Mean Streets (1973) foi o primeiro de muitos filmes em que De Niro e Scorsese iria trabalhar. Sua aparência italiana lhe rendeu muitos papéis em filmes de gangster violentos. Na verdade sua aparência como o jovem Vito Corleone em The Godfather: Part II (1974) é talvez um dos mais famosos, com De Niro a ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Ator em um papel de apoio. De Niro aperfeiçoou um sotaque siciliano.
Ele também tinha um dentista que projetou um molde da prótese para encher as bochechas, e colocar peso sobre, de modo que pudesse parecer mais como um jovem Marlon Brando. Ele e Marlon Brando são os únicos actores que ganharam um Oscar por interpretar o mesmo personagem (Brando ganhou o seu em 1972).
Drogas
As décadas de 70 e 80 foram uma época em que muitas celebridades de Hollywood estavam usando cocaína. De Niro, Scorsese, Robin Williams, e bom amigo John Belushi estavam entre eles. Infelizmente Belushi iria morrer em 1982 de uma overdose de drogas no famoso hotel Chateau Marmont, em Los Angeles.
Em 1976, casou-se com Diahnne Abbot, uma modelo e atriz, e apesar de terem um filho juntos (Raphael), o relacionamento terminou alguns anos mais tarde.
Sabedoria
De Niro disse certa vez: “o talento está nas escolhas”. Na verdade, De Niro fez um monte de boas decisões através dos anos, o que lhe valeu uma série de prêmios em ambos os lados do Atlântico. Reverenciado em toda a Europa, De Niro tem ainda recebeu um Leão de Ouro do Festival de Veneza em homenagem à sua inestimável contribuição ao cinema.
Estas recompensas parecem prova suficiente de que De Niro é uma lenda da sua geração e merece ser aplaudido por sua contribuição ao cinema.
Robert De Niro Jr., nascido em 17 de agosto de 1943 é um ator, diretor e produtor norte-americano. Considerado um dos maiores atores de sua geração, o filme no qual teve seu primeiro grande papel foi em 1973, em “Bang the drum slowly”. Em 1974, ele interpretou o jovem Vito Corleone em “O Poderoso Chefão II”, um papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Sua parceria de longa data com Martin Scorsese começou em 1973 com “Mean Streets”, e rendeu a De Niro um Oscar de Melhor Ator por sua interpretação de Jake LaMotta no filme de 1980, “Touro Indomável” .
Ele também foi indicado ao Oscar por seus papéis em “Taxi Driver” (1976) e “Cape Fear” (1991). Além disso, o ator recebeu indicações por sua atuação em “The Deer Hunter” (1978) e “Tempo de Despertar” (1990). Ele ganhou quatro indicações para o Globo de Ouro de Melhor Ator.