Marisa Tomei nasceu em 4 de dezembro de 1964, em Nova Iorque. Enquanto freqüentava a Universidade de Boston, Marisa Tomei estava no elenco da novela diurna do canal CBS, ela saiu da escola e posteriormente desempenhou a adolescente Marcy Thompson entre 1983 e 1985. Ela fez sua estréia no cinema em 1984 em The Flamingo Kid, estrelado por Matt Dillon.
Depois de sair da novela, apareceu em produções off-Broadway como Filhas (1985) antes de se mudar para Los Angeles. Em 1987, ela conseguiu um papel como a companheira de quarto da personagem de Lisa Bonet, durante a primeira temporada do sitcom Um mundo diferente.
O Sucesso
Seu filme principal até então, Oscar de 1991, estrelado por Sylvester Stallone, foi bombardeado pela crítica, Tomei foi mudar de ares atuando na comédia Meu Primo Vinny de 1992, estrelado por Joe Pesci e o eterno Karate Kid, Ralph Macchio. Os críticos concordam que o desempenho acentuado de Marisa Tomei na comédia como Mona Lisa Vito mereceu boas críticas e até mesmo a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, como realmente recebeu essa indicação.
Quando o nome Marisa Tomei foi lido em voz alta na noite do Oscar como vencedora, a atriz de apenas 27 anos bateu quatro respeitadas atrizes britânicas: Judy Davis, Joan Plowright, Miranda Richardson e Vanessa Redgrave, o choque foi grande, chegando mesmo a haver rumores de que o prêmio foi entregue à pessoa errada, devido à idade já avançada do apresentador, na época Jack Palance.
Estranho Movimento
A vitória de Marisa Tomei no Oscar não conseguiu produzir o tipo de impulso normalmente esperado em sua carreira, pois ela foi a estrela em uma série de filmes que não faziam justiça ao seu talento e que infelizmente não caíram nas graças do público.
Ela teve um bom desempenho em Chaplin, de 1992, estrelado por Robert Downey Jr., mas seu primeiro projeto de romance no lacrimoso Untamed Heart, de 1993, estrelado por Christian Slater, foi uma decepção na palavras da crítica e também no aspecto comercial. Marisa Tomei contracenou com Michael Keaton e trabalhou novamente com Robert Downey Jr. em Only You, filmado em 1994.
Após atuar ao lado das veteranas atrizes Anjelica Huston em 1995, e Gena Rowlands em 1996 com o filme Soltem as Estrelas, conseguiu as melhores críticas desde quando ganhou o Oscar. Em 1998, ela voltou a a televisão para fazer o seriado My Own Country, atuando ao lado do seu irmão mais novo, Adam e fez sua primeira aparição na Broadway em um espetáculo com o diretor e ator Quentin Tarantino.
Retomada
A sorte de Marisa Tomei melhorou com uma série de papéis no cinema em 2000, começando com o pequeno filme independente Happy Accidents, co-estrelado por Vincent D’Onofrio, que foi exibido no Festival de Sundance em 2001. Ela também estrelou com Keanu Reeves e James Spader no thriller The Watcher, e teve um papel de destaque na comédia What Women Want, estrelado por Mel Gibson e Helen Hunt. No início de 2007, ela apareceu como o ajudante do personagem de Ashley Judd na comédia romântica Someone Like You.