Quem é Daniel Filho?
Daniel Filho é um ator, diretor e produtor de cinema e televisão, carioca de 72 anos que coleciona diversos trabalhos, que renderam a ele um cargo de alto executivo da Rede Globo, sendo um dos mais importantes diretores da emissora e da Globo Filmes. Mas ele também tem sua própria produtora de filmes, a Lereby Produções.
Como diretor seus filmes de maior sucesso foram: “A Partilha”, “Se Eu Fosse Você” e “Se Eu Fosse Você 2”.Já como ator, teve grande destaque em “Querido Estranho”, um filme de Ricardo Silva e Pinto.
No ano de 2007, veio a público a notícia que quando tinha apenas 12 anos de idade, Daniel engravidou a empregada doméstica de sua casa. E apenas quando o filho completou 56 anos de idade a mulher resolveu anunciar a paternidade do filho. Atualmente há um processo em andamento que decidirá se o filho tem ou não direito aos bens de Daniel Filho, já que foi adotado por outro pai ao nascer.
Principais Trabalhos na Televisão
Daniel Filho coleciona tantos trabalhos na televisão que para citá-los um a um em detalhes seria necessário escrever uma biografia. Mas os trabalhos de maior destaque em sua carreira como diretor foram: Em 1967, ele teve seu primeiro trabalho como diretor em televisão foi na novela “Rainha Louca”. Atualmente ele trabalha na direção da mais nova minissérie da Rede Globo, “As Cariocas” que irá estrear no dia 18 de outubro de 2010.
Como ator, seu primeiro trabalho na televisão foi na TV Tupi em “O Sítio do Pica Pau Amarelo”, como o Visconde de Sabugosa. Em 1990 ele interpretou o personagem Renato Maia de “Rainha da Sucata”. Em 1997 participou do seriado “A Justiceira” que era estrelado pela atriz Malu Mader, no qual ele interpretou o personagem Salomão. Seu último trabalho como ator na televisão foi na novela “Páginas da Vida” em 2006, fazendo o papel dele mesmo.
Principais Trabalhos no Cinema
Dentre os vários filmes que Daniel Filho teve participação, um de seus mais recentes trabalhos merece um destaque especial, pois em 2006 Daniel fez seu primeiro trabalho como dublador, no desenho animado “Carros” da Disney e Pixar.
Como ator, seu primeiro filme foi “Colégio de Brotos” de 1955, depois vieram: “Fuzileiro do Amor”, “Tem Boi na Linha”, “Maluco Por Mulher”, entre outros. Seu trabalho mais recente como ator no cinema foi no filme “Tempos de Paz” de 2009.
Como supervisor artístico no cinema, seus maiores sucessos foram: “2 Filhos de Francisco”, que conta a história dos cantores sertanejos Zezé DiCamargo e Luciano; “Cazuza – O Tempo Não Para”, filme que narra a trajetória do cantor Cazuza; entre outros. Como diretor, seu mais recente sucesso é o filme “Chico Xavier” que fala sobre a vida do médium e todos os seus percalços.
Por Heloisa Prado
Daniel Filho Ator
Daniel Filho além de ator também é diretor e produtor de cinema e televisão, é filho único do ator Juan Daniel e Mary Daniel como é conhecida , Daniel cresceu no meio artístico e conheceu grandes nomes. No começo de sua carreira chamou muita atenção com os filmes O Cafajeste em 1962 e Boca de Ouro em 1963. Daniel teve grande sucesso na Globo como diretor, dirigiu ao lado de Glória Magadan, A Rainha louca. Dirigiu Rosa Rebelde, A Cabana do Pai Tomás, O primeiro baile, Pecado Capital, O Astro e muitos outros. Daniel também criou séries como, Malú Mulher, Carga Pesada que teve um enorme sucesso na época, Confissões de Adolescente, Plantão de Polícia, A justiceira e Mulher. Foi Daniel quem criou A Grande Família que faz sucesso até hoje. Seus projetos de cinema mais recentes são Se eu fosse você e Se eu fosse você 2.