Gérard Depardieu nasceu em 27 de dezembro de 1948, em Châteauroux, na França. Ele saiu de casa aos 15 anos para estudar teatro em Paris e fez sua estreia no cinema em 1965. Começou a aparecer em filmes de longa metragem na década de 1970.
Nos anos 80, Depardieu se tornou um dos atores mais populares da França, famoso por interpretar personagens simpáticos e cativantes. Ele também fez vários filmes americanos, incluindo a comédia romântica “Green Card – Passaporte para o Amor”.
Início da Vida e Carreira de Gérard Depardieu
O ator Gérard Depardieu é conhecido por ter participado de filmes como “Cyrano de Bergerac” (1990), “O Homem da Máscara de Ferro” (1998) e “As Aventuras de Pi” (2012). Ele é filho de um operário e uma dona de casa, e tem mais quatro irmãos. Por causa da origem pobre, Depardieu não completou os estudos. Ele fugiu de casa no início da adolescência e conseguia se sustentar fazendo alguns bicos e comentendo alguns atos criminosos.
Na adolescência, ele se mudou para Paris, onde ele começou a estudar interpretação no Teatro Nacional Popular. Depardieu conseguiu papéis em produções teatrais e na televisão logo no início de sua carreira. Por causa de sua aparência, ele foi muitas vezes escalado para interpretar um vilão ou um bandido.
Sua carreira deu uma guinada quando conseguiu um papel no filme “Corações Loucos (1974), de Bertrand Blier. Esta comédia dramática popular abriu as portas para muitas outras oportunidades de cinema. Dois anos depois, ele apareceu no filme “1900” (1976), de Bernardo Bertolucci, ao lado de Robert De Niro.
Depardieu trabalhou com a lenda do cinema francês Catherine Deneuve em “O Último Metrô” (1980). Ele recebeu elogios por seu trabalho neste drama de guerra dirigido e co-escrito pelo famoso cineasta Francois Truffant. O ator também recebeu o seu primeiro prêmio, um “César Award” de Melhor Ator, que é equivalente ao Oscar na França.
Sucesso Internacional de Gérard Depardieu
Embora ele já fosse um ator de renome na Europa, Depardieu teve seu primeiro grande sucesso com o público americano em 1990 com o romance histórico “Cyrano de Bergerac”. Ele recebeu uma indicação ao Oscar por sua interpretação do personagem-título do filme.
Na história, Bergerac é um escritor que teme ser rejeitado por seu verdadeiro amor, Roxane, por causa de seu nariz que não era muito bonito. Ele escreve belos poemas de amor, mas pede para outro homem entregá-las para ela.
Nesse mesmo ano, o ator estrelou ao lado Andie MacDowell a comédia romântica “Green Card – Passaporte Para o Amor”. Em 1991, ele participou da comédia francesa “Meu Pai Herói”, interpretando o personagem citado no título. Três anos mais tarde, Depardieu repetiu esse papel na versão em americana, “My Father the Hero”, em que Katherine Heigl interpretou sua filha.
O ator continuou a trabalhar em filmes europeus e americanos, fazendo tanto papéis dramáticos quanto cômicos, sempre muito bem. Ele fez sucesso em filmes como “Germinal” (1993) e “Coronel Chabert”. Ele também recebeu uma calorosa recepção por seu trabalho em produções americanas, como: “Hamlet” (1996) de Kenneth Branaugh e “O Homem da Máscara de Ferro” (1998), no qual ele estrelou ao lado de Leonardo DiCaprio.
Projetos Recentes de Gérard Depardieu
Apesar de uma breve pausa na carreira em 2005, o ator continua atuando, somando quase cinco décadas de trabalho. Em 2012, ele teve um papel coadjuvante no drama aclamado pela crítica “As Aventuras de Pi”. Na mesma época, ele foi escalado para o papel de protagonista de “Bem-Vindo a Nova York”, interpretando o político francês Dominique Strauss-Kahn. A atriz Jacqueline Bisset interpretou sua esposa no filme.
Vida Pessoal de Gérard Depardieu
Depardieu foi parar nas manchetes por causa de situações, no mínimo, engraçadas. Ele já se envolveu em vários acidentes de veículos, incluindo um acidente de moto de 1998. Em 2011, Depardieu começou a ter problemas em um vôo da Air France por estar embriagado e supostamente urinar no corredor do avião. Ele foi preso por dirigir uma scooter na França em estado de embriaguez. Para protestar contra a alta taxa de imposto da França, Depardieu adquiriu cidadania russa para pagar menos imposto em 2012. Seu pedido foi concedido no ano seguinte.
Com sua primeira esposa, Elisabeth Guignot, Depardieu teve dois filhos, Guillaume e Julie. Guillaume morreu em 2008, com 37 anos de idade. O casamento durou de 1970 a 1996. O casal se separou em 1992, no mesmo ano em que Depardieu teve um filho, uma menina chamada Roxane, com a atriz Karine Sylla. Ele também tem um filho, Jean, de outro relacionamento.
Curiosidades Sobre Gérard Depardieu
- Além de ator, Gerard Depardieu também é dono de uma adega que é muito popular. Seu vinho é apreciado por pessoas de todo o mundo.
- Gerard Depardieu possui dois restaurantes na França. São eles: “La Fontaine Gaillon” e “L’Ecaille de la Fontaine”.
- Em 2013, Gerard Depardieu se tornou o ator francês mais bem pago do mundo.
- O ator é muito amigo de John Travolta. Em 1981, Travolta lhe pediu para fazer sua voz na dublagem francesa de seu filme “Um Tiro na Noite”.
- Enquanto filmava “Asterix e Obelix Contra César” em 1999, ele se envolveu em um acidente de moto e atrasou a produção do longa.
- Ele ganhou dois Cesar Awards na França, e foi indicado para o Oscar duas vezes por seus papéis.
- Por seu papel no filme “Green Card – Passaporte Para o Amor”, ele ganhou um Cesar Awards e um Globo de Ouro de melhor ator.
- Em 2000, o ator sofreu um ataque cardíaco e teve que passar por uma cirurgia. Felizmente se recuperou rapidamente.
- Além de inglês e francês, Gerard Depardieu também fala italiano.
- Ele se envolveu tanto com seu papel no filme “Cyrano de Bergerac” (1990) que se recusou a raspar a barba que deixou crescer por causa do personagem e ficou com ela por um longo tempo após a conclusão das filmagens.
- Em janeiro de 2001, a esposa do seu filho Guillaume Depardieu deu a luz a uma menina, a primeira neta do ator.
Gérard Depardieu Xavier Marcel é um ator e cineasta francês. Ele ganhou uma série de prêmios, incluindo uma indicação para um Oscar pelo papel-título de Cyrano de Bergerac e ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator em Green Card. Além de uma série de prêmios americanos, Depardieu é um cavaleiro da Légion d’honneur, Cavaleiro da Ordre du Mérite nacional e ganhou duas vezes o Prêmio César de Melhor Ator.
Quando tinha 16 anos, Depardieu deixou Châteauroux para ir morar em Paris. Lá ele começou a atuar na nova comédia de teatro Café de la Gare, junto com Patrick Dewaere, Bouteille Romain, Sotha, Coluche e Miou-Miou . Seu primeiro papel no cinema veio em 1974 na comédia Going Places.
Estudou dança no Jean-Laurent Cochet, e se tornou um dos atores mais renomados da França. Em 1986, sua fama internacional cresceu como resultado de seu desempenho como um fazendeiro, condenado e corcunda no filme Jean de Florette.