O ator inglês Timothy Sydney Robert Hardy mais conhecido somente como Robert Hardy nasceu no dia 29 de outubro de 1925 e tem uma extensa carreira no cinema, teatro e televisão. Um dos papéis que lhe deram maior projeção dentre o público em geral foi o de Cornélio Fudge na série de filmes Harry Potter.
A Vida de Robert Hardy
Nascido em Cheltenham, Inglaterra ele é filho do casal Jocelyn e Henry Harrison Hardy. O pai de Robert era diretor da faculdade de Cheltenham, Robert começou a sua graduação na universidade de Oxford, no entanto, os seus estudos acabaram sendo interrompidos pelo serviço na Royal Air Force. O ator sempre ressalta como estudar foi importante na sua vida e como considera um tempo bem investido.
A Carreira de Robert Hardy
O começo da carreira de Hardy indicava que ele seria um ator clássico. No ano de 1959 o ator atuou na peça Stratford-upon-Avon com direção de Peter Hall. Também atuou em Shakespeare ‘s Henry V no teatro e na TV em An Age of Kings no ano de 1960. Uma coisa bem interessante a respeito do trabalho de Hardy é que ao longo do tempo ele tem desempenhado uma grande variedade de papéis teatrais na TV e no cinema.
Outros papéis ajudaram a consolidar a carreira de Hardy como o papel do empresário Alec Stewart que era dono de uma empresa de petróleo numa série de TV durante o período de 1966 a 1970. Foi muito elogiado também por seu retrato mental de Sgt. Gratz em LWT ‘s que era um drama de guerra. Hardy é sempre bastante elogiado por seus trabalhos em TV, cinema e teatro.
Bons Papéis
A carreira de Hardy tem excelentes trabalhos e dentre eles o papel de um veterinário sênior chamado Siegfried Farnon que é uma adaptação de um romance de James Herriot. O ator ainda apareceu numa série de comédia de TV chamada Hot Metal no qual viveu o papel de dono do jornal Twiggy Rathbone e o editor do mesmo Russell Spam.
No ano de 2002 o ator interpretou o papel de um professor excêntrico chamado Neddy Welch num trabalho que foi adaptado de um romance de Kingsley Amis. Uma das distinções da carreira de Hardy é o fato de ter interpretado os papéis de Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt em mais de uma oportunidade.
Interpretando Personalidades
A interpretação que merece mais destaque de Winston Churchill aconteceu em “Winston Churchill: Os Anos da região selvagem” (1981) pela qual recebeu o prêmio BAFTA. Hardy ainda interpretou o papel de Charles de Gaulle na série de TV “Le Grand Charles”.
Dentre os papéis de personalidades ainda estão Robert Dudley, conde de Leicester e o papel de príncipe Albert que era conhecido como Edward. Também atuou no filme Sense and Sensibility do ano de 1995 como Sir John Middleton. Em parte todos esses papéis de personalidades se justificam por sua postura e por sua aparência pomposa.
Harry Potter
Dentre os papéis mais importantes da carreira de Robert Hardy no que diz respeito a promoção diante do grande público podemos citar o papel de Ministro da Magia, Cornélio Fudge, na série de filmes Harry Potter. Hardy interpretou esse papel nos filmes: “Harry Potter e a Câmara Secreta” de 2002; “Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban” de 2004; “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de 2005 e “Harry Potter e a Ordem da Fênix” de 2007.
A Voz de Robert Hardy
Além de um excelente ator Hardy tem se destacado ao longo da carreira como dublador como em “Tale Spinners” em que deu voz a Robin Wood. Esse trabalho é da década de 1960 e até hoje é reverenciado como uma das melhores interpretações do personagem. Hardy deu voz também a D’Artagnan em “Os Três Mosqueteiros” e a Frédéric Chopin em “A História de Chopin”.
Os Prêmios de Hardy
Dentre as glórias da vida de Robert Hardy está ter sido nomeado comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1981. Além disso, o ator conta com o reconhecimento do público e da crítica em relação ao seu trabalho de atuação.
A Vida Pessoal de Robert Hardy
O primeiro casamento de Hardy aconteceu no ano de 1952 com Elizabeth Fox que é filha de Sir Lionel Fox. A união dos dois acabou no ano de 1956. No ano de 1961 ele se casou com Sally Pearson, filha de Dame Gladys Cooper. O casamento durou até 1986 e o casal teve três filhos.
No campo das amizades Hardy foi muito próximo do ator Richard Burton. Os dois se conheceram ainda na Universidade de Oxford. Em memória do amigo Hardy compartilhou algumas lembranças de guerra ao fazer uma leitura dos trechos dos diários que haviam sido recém-publicados por Burton no Festival de Cheltenham.
Guerra Medieval
Um dos temas de interesse recorrente para Robert Hardy é guerra medieval, esse gosto começou a se desenvolver pelos trabalhos dele como ator. Hardy apesentou um documentário de televisão que foi bastante elogiado cujo título é “Batalha de Agincourt”.
Além disso, Hardy ainda escreveu dois livros com essa temática. O trabalho de pesquisa de Hardy é bastante reconhecido, tanto que ele já foi consultor para alguns diretores. No período de 1988 a 1990 ele foi o Mestre da Companhia de Worshipful Bowyers da Cidade de Londres. No ano de 1996 ele foi eleito membro da Sociedade de Antiquários.
Queda
No ano de 2013 o ator participava de uma audiência para Winston Churchill em Peter Morgan play ‘s, contudo, precisou se retirar após uma queda que lhe deixou como algumas costelas quebradas. O ator é sempre muito dedicado ao seu trabalho e procura oferecer o seu melhor em termos de energia e empenho.
Futuro
O ator não trabalha em quantidade, mas sim em qualidade no cinema. Embora ele não atue em muitos filmes e com frequência temos certeza que ele ainda nos brindará com atuações impecáveis. Os trabalhos de Hardy são escolhidos a dedo sempre com foco no melhor para a sua carreira e para o público.
O ator Timothy Sydney Robert Hardy mais conhecido como Robert Hardy nasceu no dia vinte e nove do mês de outubro do ano de 1925, em Cheltenham – Gloucestershire. É um ator muito conceituado que conseguiu chegar ao auge da fama por seu grande talento. Iniciou em sua carreira artística fazendo teatro com a peça Henry V que foi dirigida por William Shakespeare, depois disso foi para a televisão no ano de 1960, onde trabalhou em An Age of Kings e na série All Creatures Great and Small interpretou Siegfried Farnon.
Seus trabalhos foram: No ano de 1958, Torpedo Run, no ano de 1965, The Spy Who Came in from the Cold, no ano de 1967, Berserk! e How I Won the War, no ano de 1971, Psychomania e 10 Rillington Place, no ano de 1972, Young Winston e Demons of the Mind, no ano de 1973, Yellow Dog, Dark Places, Gawain and the Green Knight e Le Silencieux, no ano de 1974, La Gifle, no ano de The Shooting Party, no ano de 1988, Paris by Night, no ano de 1994, A Feast at Midnight e Frankenstein de Mary Shelley, no ano de 1995, Razão e Sensibilidade, no ano de 1997, Sra. Dalloway, no ano de 1998, O Marido Ideal, The Tichborne Claimant e Sibirskiy tsiryulnik, no ano de 2002, O Encontro, Pum: Emissão Impossível e Harry Potter e a Câmara Secreta, no ano de 2004, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Making Waves, no ano de 2005, Harry Potter e o Cálice de Fogo e Lassie, no ano de 2006, Goodbye Mr Snuggles, no ano de 2007, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Framed.