Qual É A Fortuna Do Silvio Santos?

Silvio Santos

O nome Silvio Santos definitivamente é um dos mais conhecidos no nosso país, ele que foi o fundador de uma das emissoras mais populares do Brasil, é também uma das figuras mais importantes da televisão brasileira ao longo dos últimos 40 anos, ele definitivamente fez história na cultura popular brasileira. Silvio Santos como é conhecido pelo povo, na verdade não é o seu nome verdadeiro, ele nasceu como Senor Abravanel no dia 12 de dezembro do ano de 1930, mas ainda cedo optou por usar esse outro nome, nome pelo qual o conhecemos.

Quem primeiramente criou o seu nome hoje tão popular foi sua mãe, dona Rebeca que não gostava do que lhe foi dado pelo seu pai senhor Alberto, o seu nome de batismo, por esse motivo a sua mãe lhe chamava sempre de Silvio. É interessante mencionar que Silvio Santos é filho de imigrantes, é daí que vem o seu sobrenome diferenciado, uma vez que o seu pai era grego e a sua mãe era turca.

Na sua visão de empreendedor, sendo ele um comerciante e vendedor antes mesmo de se tornar um comunicador das massas, ele sentia que precisava de um nome que fosse mais próximo do povo brasileiro do que Senor Abravanel, o seu sobrenome diferente poderia afastá-lo de seu público alvo, por esse motivo ele optou por adotar publicamente a versão Silvio Santos.

O empresário, comunicador, comerciante, ídolo, tem mais de 60 anos de carreira na tv, esse longo tempo de experiência se dá porque antes de ter a sua própria emissora ele já estava envolvido com o meio artístico, ele participou de alguns programas de calouros, trabalhou como radialista, trabalhou em um circo e em programas de tv nos quais ele mesmo era o apresentador.

Muitos não sabem, mas o Programa Silvio Santos começou bem antes da existência do SBT. Ainda muito jovem, com apenas 31 anos ele inaugurava o seu primeiro programa como apresentador, logo veio o seu nome como título do programa. No início as suas apresentações eram sobre adaptações de atos de circo para a televisão, mas Silvio sempre foi muito criativo e desta forma ele logo começou a produzir conteúdos inéditos.

Silvio Santos ainda permanece como apresentador do seu próprio programa na tv até os dias atuais, apesar das muitas opiniões controversas sobre isso.  Há um público que o tem como ídolo, o que ele de fato é, pela sua trajetória, pela sua história de vida, por todas as suas conquistas, etc., no entanto, as opiniões contrárias vieram principalmente nos últimos anos, devido a uma série de declarações polêmicas e também ações condenáveis que teve o apresentador.

Um grande número de telespectadores hoje afirma que o comunicador não tem mais tato com publico, não evoluiu com as gerações e que inclusive ele não tem a mesma lucidez que tinha antes, já que em seus programas ele faz afirmações machistas, afirmações que desrespeitam as mulheres, mulheres essas que formam grande parte do seu público fiel, afirmações com um tom de preconceito, entre outros assuntos polêmicos.

Independente das suas declarações serem por falta de lucidez ou por falta de decoro, isso pode até influenciar quanto a imagem de Silvio Santos como pessoa, mas não se pode negar que ele foi um dos maiores empresários que o Brasil já teve e que sua história de superação e empreendedorismo é exemplar, ele literalmente construiu um império bilionário a partir do zero.

Início Da Vida Profissional

O que muita gente não sabe sobre Silvio Santos é que ele serviu o exercito com seus 18 anos, devido ao alistamento obrigatório. Silvio foi então designado para o departamento de paraquedismo, tento executado e finalizado o seu tempo por lá com muito êxito e admiração, principalmente no quesito saltos, ao contrário de outras personalidades brasileiras que também passaram por essa categoria no exército e acabaram tendo um péssimo desempenho, o que é punível com afastamento ou expulsão.

Ao mesmo tempo em que servia no exercito Silvio foi aos poucos entrando no mundo das rádios. A sua voz forte fazia com que ele fosse atraente como radialista, mas ele não podia ter nenhum trabalho fixo ou remunerado enquanto estivesse em seu ano de recruta militar e por isso em um primeiro momento ele ajudava de graça em uma radio da época nos dias de folga.

Silvio sempre foi uma pessoa muito esforçada e dedicada, por isso sempre teve êxito em praticamente tudo que se comprometeu a fazer. Assim que seu tempo de serviço militar chegou ao fim ele já partiu para novas empreitadas, retomando em partes o seu primeiro trabalho como vendedor ambulante, trabalho que fazia desde os seus 14 anos de idade.

Tal como o próprio Silvio Santos tem tanto orgulho de falar, a sua carreira profissional considerando âmbito civil, começou como camelô, ou seja, como comerciante ambulante, assim como tantos outros brasileiros que vão à luta todos os dias e que trabalham dignamente como ambulantes.

O seu primeiro produto de comercialização foram capinhas para usar e proteger o título de eleitor. Ele comprava em lotes consideravelmente grandes o que se constituía como atacado e ele vendia as peças em quantidades pequenas, uma, duas ou até 3 unidades, o que por sua vez se configura como venda no varejo. Ele fazia o mesmo com canetas, que também foi um produto que comercializava.

Após seu tempo militar, ele passou a vender muitos outros produtos como ambulante, tais como tapetes, roupas, etc., no entanto, agora Silvio tinha outras prioridades, que era o seu trabalho na rádio. Assim que ele pode ser oficialmente contratado, ele passou a completar o time do programa Silveira Lima e foi contratado na rádio Tupi, tendo posteriormente trabalhado também na rádio Continental.

Outros trabalhos de Silvio Santos sempre foram mais voltados para o lado empreendedor, isso porque ele que pegava a balsa Rio Niterói todos os dias para ir e voltar do trabalho na rádio continental. Com o tempo ele começou a ter ideias e com a sua forte sua lábia, ele conseguiu implementar. Uma das ideias mais interessantes foi o bingo que Silvio fez funcionar neste percurso, todo mundo que comprava uma bebida ganhava uma cartela, isso incentivava o consumo e agradava aos clientes.

Silvio Santos Quando Jovem

Silvio Santos Quando Jovem

Silvio teve também uma passagem por uma rádio de São Paulo como radialista na Rádio Nacional, nesta mesma época ele passou a apresentar alguns quadros menores de programas de rádio. Silvio Santos que sempre foi inclinado ao mundo artístico em geral e por esse motivo, durante a sua estádia em São Paulo ele deu início ao seu período com o mundo do circo.

No circo ele fazia shows, produzia e inclusive organizava algumas caravanas dos artistas com destino às cidades do interior, para realizar também apresentações por lá. Ao longo do tempo o seu gosto pelas artes crescia e ele sabia que tinha futuro neste caminho, desta forma logo Silvio Santos passou a tentar a sorte na ainda jovem televisão brasileira.

Televisão

Sua primeira aparição em um programa de tv foi o que lhe conferiu o sobrenome que é a sua marca registrada, o sobrenome popular Santos. De fato, são poucos nomes no país que representam tanto o brasileiro como este, isso aconteceu em um programa de calouros da época, o qual era apresentado pelo radialista Jorge Cury.

Jorge Cury

Jorge Cury

Silvio Santos tinha um talento nato para vender os seus produtos, fossem eles bugigangas, fossem eles capinhas para documentos ou o entretenimento, devido ao seu talento, o seu primeiro programa de tv não demorou a acontecer. A sua estreia como apresentador se deu em um canal que hoje não existe mais, era a conhecida rede Tv Paulista, ela ocupava o canal 5 que posteriormente passou a ser o canal da Rede Globo em muitas cidades do estado.

Silvio Santos foi ao ar pela primeira vez no ano de 1962, quando tinha apenas 31 anos de idade. O conteúdo do seu primeiro programa englobava apresentações de circo que ele muito talentosamente conseguia adaptar para o formato da televisão, mas não parou por aí, pois logo ele sentiu que deveria fazer mais e assim começou aos poucos a incluir novos quadros em seu programa.

Silvio Santos era tão carismático e conseguia agradar tanto seu publico que logo ele ganhou um programa próprio, com seu nome e tudo mais, com isso no ano de 1963 ia ao ar pela primeira vez o Programa Silvio Santos, que por sua vez é exibido até os dias de hoje, mas agora na própria emissora de Silvio.

Esse programa já passou por muitas emissoras, tendo resistido firmemente à todas até por fim ter a sua versão no SBT, após sair da Tv Paulista ele foi para a Rede Globo, onde fez parte da programação de 1965 até 1976, em seguida foi para a Rede Tupi e Rede Record (antiga Rei).

Criação do SBT

Silvio Santos que sempre foi um homem muito dedicado aos seus projetos, após longos anos na televisão, apresentando o programa com seu nome e conseguindo excelentes índices de audiência, por fim resolveu abrir o seu próprio canal de televisão, afinal ele sabia que o seu nome já era uma marca forte no mundo do entretenimento e assim entrava na incubadora o SBT que conhecemos até os dias de hoje.

O SBT nasceu antes de tudo a partir de uma grande oportunidade que apareceu na vida e Silvio, ele que sempre foi muito prudente em relação às suas finanças guardava dinheiro há muito tempo, em todas as atividades e trabalhos que exerceu ele sempre teve o cuidado de manter uma parte para imprevistos ou oportunidades futuras, por esse motivo quando a Rede Record vendeu 50% de sua empresa, Silvio Santos estava preparado para comprar. Essa compra foi o primeiro passo para que ele pudesse construir a sua própria emissora.

Logos do SBT

Logos do SBT

A compra dos 50% aconteceu em 1972 e a fundação do seu canal aconteceu no ano de 1975. Oficialmente o SBT ou Sistema Brasileiro de Televisão foi ao ar no ano de 1981, isso se deu quando Silvio Santos que já tinha uma concessão de canal no Rio de Janeiro, logo ele conseguiu também a concessão de um canal de tv no estado de São Paulo. Aos poucos a sua emissora ia expandindo, fazendo parcerias com algumas tv’s do interior até meados da década de 80, quando a emissora cresceu e se estabeleceu como a gigante que é ainda nos dias de hoje.

Curiosidades

Apesar de Silvio Santos ser um dos nomes mais famosos do Brasil, há algumas coisas que as pessoas ainda não sabem sobre ele, por exemplo., Silvio Santos também é cantor, ele se dedicou a muito tempo a fazer e interpretar canções, principalmente as famosas marchinhas carnavalescas, tal como “A pipa do vovô” e “Coração Corintiano”. Ele gravou até álbum voltado para crianças, usando a sua voz para dar vida às histórias e cantando.

Outra curiosidade é que o famoso Baú da felicidade não foi criado depois da fundação do SBT, ele foi criado muito anteriormente e inclusive antes de pertencer à Silvio Santos, o Baú da felicidade teve outros donos, como o Manuel da Nóbrega. Falando mais especificamente sobre datas, podemos dizer que desde o ano de 1956 Silvio assumiu essa empreitada, ou seja, a mais ou menos 64 anos atrás.

Por fim, os mais jovens com certeza não se lembram, mas o senhor Silvio Santos já se envolveu inclusive com política, ele nunca ganhou um cargo público, mas ele foi candidato duas vezes, a primeira vez foi para a prefeitura de São Paulo e a segunda foi para presidente do Brasil, nesta época inclusive ele esteve à frente das pesquisas, mas o seu partido político era muito pequeno e sua candidatura não pode continuar após o partido fechar.

Fortuna

Silvio Santos como foi mencionado anteriormente, trabalhou em múltiplas coisas e nas mais diversas funções, até porque ele gostava de estar sempre confortável financeiramente e não tinha medo de pegar no pesado, dessa forma quando ele ainda era muito jovem, ele já tinha algum dinheiro guardado, uma quantia suficiente para se manter diante das adversidades.

Ao longo do tempo, a cada nova empreitada que se atrevia a fazer, mais e mais dinheiro ele poupava, ele que na época não se importava nem um pouco de viver de maneira simples, sempre economizava quase tudo que ganhava, se não fosse essa a sua personalidade, quando apareceu a oportunidade de comprar metade da tv Record ele não teria conseguido.

Silvio Santos Apresentando um Programa

Silvio Santos Apresentando um Programa

Essa façanha foi o que abriu caminho para ele apenas alguns anos depois fundar o seu próprio canal SBT. Com isso, momentaneamente ele diminuiu um pouco o valor de sua fortuna, mas em seguida com as parcerias que fazia e com a audiência, marketing, produtos, entre outros trabalhos relacionados à emissora, sua fortuna voltou a crescer e agora de maneira mais rápida do que nunca.

Outro ponto sobre o seu dinheiro, é que ele nunca veio somente do seu trabalho na televisão, Silvio santos tem muitas e muitas outras empresas, conforme ele foi sentindo necessidade de encontrar serviços para si próprio ele foi abrindo novas empresas, muitas das quais que pudessem lhe atender e também lhe trazer lucros, tanto que o grande Grupo Silvio Santos possui seguradoras, lojas de carro, etc. No total são cerca de 30 empresas vinculadas.

Hoje Silvio Santos é um dos bilionários brasileiros, grupo no qual participam algumas poucas pessoas de nosso país e apesar de ele não estar entre os 10 mais ricos do Brasil, provavelmente isso não deve incomodar muito já que Silvio construiu uma fortuna capaz de trazer tranquilidade para muitos de seus descendentes e por muito tempo.

O valor exato e atualizado quanto ao seu dinheiro não é de conhecimento público, as últimas informações concretas sobre isso, foram liberadas para a imprensa a alguns anos atrás. Por volta do ano de 2013, houve a notícia de que a sua fortuna foi avaliada em cerca de 1,3 bilhões, isso já o colocava entre as celebridades mais ricas do mundo e entre uma das personalidades mais ricas do Brasil. No entanto, no ano de 2016 surgiram informações que sua fortuna havia passado dos 2 bilhões.

Provavelmente hoje o valor das suas posses já pode ter se alterado um pouco, já que alguns anos já se passaram desde então, mas de qualquer forma continua sendo um patrimônio notável, construído do zero na sua trajetória de vendedor ambulante para bilionário.

Vida Pessoal

Silvio santos foi casado duas vezes ao longo de sua vida. A sua primeira esposa foi Maria Aparecida Vieira que após o casamento adicionou o sobrenome Abravanel, ela infelizmente faleceu muito jovem, com apenas 39 anos em decorrência de um câncer, no entanto, ela deixou duas filhas com Silvio, são elas Cíntia e Silvia, a última foi adotada ainda muito cedo pelo casal.

Maria Aparecida Vieira e Silvio Santos

Maria Aparecida Vieira e Silvio Santos

Maria Aparecida morreu no ano de 1977 e em abril de 1978 Silvio já se casava novamente, agora com Iris Pássaro, que era o nome de solteira da sua esposa que hoje é conhecida como Iris Abravanel. O novo casal ao longo de sua vida juntos teve 4 filhas, são elas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Silvio Santos que na sua juventude mostrava-se um jovem a frente do seu tempo, preocupado com a democracia, com a melhora do país, com a informação para toda a população, hoje se mostra contrário à muitos princípios que defendeu ao longo de sua vida, inclusive falando coisas que vão contra o que o seu próprio povo acredita, devemos lembrar que Silvio Santos é judeu e o ocorrido foi que certa vez em seu programa de auditório fez alusões ao nazismo em rede nacional, dizendo Heil Hitler o que em alemão significa Salve Hitler.

Heil Hitler

Heil Hitler

Ainda que depois pessoas tenham dito que foi uma brincadeira, provavelmente o seu povo não concorda com isso, uma vez que no holocausto de Hitler morreram quase 7 milhões de judeus, incluindo mulheres e crianças, fazer qualquer afirmação e alusão à um evento como esse, nazismo, holocausto, etc., é algo completamente desrespeitoso e que na Alemanha nos dias hoje fariam com que o apresentador estivesse preso, uma vez que pelas leis alemãs, qualquer tipo de saudável ou exaltação nazista é motivo de cadeia e a pena pode ser de até 3 anos, para completar pode ainda ser cobrado do indivíduo uma multa de alguns mil euros.

Há muitas e muitas polemicas quanto as várias declarações preconceituosas e indelicadas que Silvio Santos comete, como por exemplo, quando ele assediou diante das lentes de suas câmeras a cantora Claudia Leitte, as vezes que ele criticou jovens e até crianças negras por causa de seus cabelos, no último ano quando ele tirou o prêmio de uma moça negra que já havia sido tido como vencedora por voto popular e uma das coisas mais chocantes foi quando em um concurso de beleza infantil, ele fala para observarem as pernas e colo das crianças inclusive por esse último foram abertos inquéritos de investigação no ministério público de são Paulo.

Apesar de todas as críticas diante desses atos um tanto quanto absurdos, Silvio santos parece não se importar, ele e sua família sempre agem diminuindo as críticas, sem mostrar muita empatia pelas pessoas que possam ter se sentido ofendidas, ou pelas pessoas em geral. O que é dito na internet é que é realmente uma pena uma história de tanto sucesso e brilhantismo terminar com atos tão pequenos e hostis contra muitas minorias. Realmente não é todos os dias que vemos um Silvio Santos por aí, que veio de uma família humilde e sem recursos, mas que consegue mesmo assim chegar aonde ele chegou, infelizmente a sua trajetória de tanto sucesso hoje é atrelada com esse comportamento questionável bem no fim de sua vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *