Qual é a Religião do Silvio Santos?

Silvio Santos, ou Senor Abravanel, que é o seu verdadeiro nome, nasceu no dia 12 de dezembro, do ano de 1930, no Rio de Janeiro. Ele é um empresário e apresentador de televisão. Ao todo, ele já soma mais de 60 anos de carreira.

A vida de Silvio Santos é alvo de curiosidades de muitas pessoas. Se você também gostaria de saber mais sobre essa personalidade brasileira, continue lendo e descubra aqui qual é a religião de Silvio Santos e muitas outras curiosidades sobre a sua vida.

Qual é a Religião de Silvio Santos?

Uma das principais curiosidades sobre a Silvio Santos é sobre a sua religião. O apresentador segue o judaísmo.

Juventude de Silvio Santos

Silvio Santos nasceu na Travessa Bemtevi, que fica localizada no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro. Ele é o filho primogênito de um casal de imigrantes que veio para o Brasil no ano de 1924. Silvio Santos tem mais 5 irmãos: Perla, Beatriz (que é a mais velha), Leon (Léo), Sara (Sarita) e Henrique (que é o caçula).

Silvio e seu irmão Léo frequentaram a Escola Primária Celestino da Silva, situada na Rua do Lavradio, que era bem próximo à rua em que moravam (Rua Gomes Freire).

Após concluírem o primário, eles foram estudar no Lago do Machado, na Escola Técnica do Comércio Amaro Cavalcanti. Nessa escola, Silvio acabou se formando no curso Técnico em Contabilidade.

Juventude de Silvio Santos

Juventude de Silvio Santos

Silvio começou a trabalhar comercializando capa para título de eleitor. No ano de 1948, ele foi destaque em saltos, na escola de paraquedistas, quando serviu o Exército Brasileiro.

Carreira na TV

Quem chamava Senor de Silvio era a sua mãe. Quando ele participou de um programa de calouros, que era comandado por Jorge Cury, e também pelo produtor Mário Ramos, foi quando ele criou o seu nome artístico.

Silvio logo foi para a televisão, e adaptou o formato de espetáculos, shows e de sorteios feitos no circo.

O primeiro programa de Silvio Santos teve a sua estreia no ano de 1962, e se chamada “Vamos Brincar de Foca”. Quem transmitia o programa era a TV Paulista canal 5, da cidade de São Paulo. O programa ia ao ar à noite, e obteve muito sucesso.

Ele passou a comandar o programa aos domingos a partir de 1964, das 12 até as 14 horas. No decorrer dos próximos anos, o seu formato foi aprimorado e expandido, passando para Programa Silvio Santos.

Paralelo a isso, ele acabou buscando novas formas de empreender, e adquiriu i Baú da Felicidade de um alemão e de Manuel de Nóbrega, seu amigo. O Baú da Felicidade era uma empresa que atuava vendendo presentes de natal destinados ao público infantil. O pagamento era feito em prestações.

Após uma reforma feita no plano de negócios, o Baú da Felicidade passou a ser conhecido por vender carnês e por realizar sorteios.

A partir do momento em que a TV Paulista se incorporou emissora Rede Globo, e se tornou a TV Globo São Paulo, ele continuou, mas teve que pagar um aluguel para continuar no seu horário de domingo. E seguiu revendendo para outras  empresas o tempo de anúncios.

Conforme o Programa Silvio Santos ia fazendo mais e mais sucesso, Silvio passava a ter resultados financeiros ainda melhores. Ele sorteava carros, eletrodomésticos, móveis. Tudo isso serviu para motivá-lo a investir nesse tipo de negócio por meio da concessionária de carros Vimave e da loja de móveis chamada Tamakavy.

Vimave, Antiga Concessionária Volkswagen Do Grupo Silvio Santos

Vimave, Antiga Concessionária Volkswagen Do Grupo Silvio Santos

No entanto, a partir dos anos de 1970, Walter Clark e Boni, diretores da Globo, implementaram várias mudanças no padrão de qualidade da mesma, e passaram a investir em esporte, novelas, filmes, jornalismo, e eliminaram a exibição de programas como o de Silvio Santos, que era independente.

De acordo com os executivos, o seu programa destoava a programação da emissora. Nessa época, no ano de 1972, Silvio Santos quase deixou a emissora. Mas foi convencido por Roberto Marinho a permanecer na mesma. Na ocasião, o seu contrato foi renovado por mais 4 anos.

Ao assinar esse contrato, Silvio Santos se comprometia a não comprar ou ser acionista de nenhuma outra emissora. E foi esse o principal motivo de ele ter deixado a emissora. Então, a partir do ano de 1976, Silvio passou a fazer programas na extinta Rede Tupi. Muitas pessoas pensam que a Tupi vendia horários. Mas isso nunca aconteceu.

A Criação do SBT e de Novas TV’s

Em 22 de outubro do ano de 1975, Ernesto Geisel, então presidente, assinou um decreto no qual era outorgado o canal 11 a Silvio. Era um canal do Rio de Janeiro. Por meio dele, Silvio Santos transmitia os seus programas de forma simultânea na TVS (ou TV Studios), e na Tupi.

Quando a Rede Tupi faliu, no ano de 1980, aconteceu a transferência do Programa Silvio Santos, que era em São Paulo, para a TV Record.

Na década de 80, Silvio Santos chegou a ter 50% de participação na emissora que pertencia a Paulo Machado de Carvalho. No entanto, Silvio Santos almejava ter a sua própria rede de TV, ter condições de produzir toda uma programação, e também poder usar a sua rede para realizar promoções e sorteios.

No ano de 1981, conseguiu obter a licença, por meio de um lobby que teve com Dulce Figueiredo, então primeira-dama, para poder operar o canal 4 da cidade de São Paulo. Esta acabou se tornando a TVS daquela capital.

Silvio Santos nos Estúdios da Antiga TVS

Silvio Santos nos Estúdios da Antiga TVS

O começo do SBT se deu a partir das emissoras de São Paulo do Rio de Janeiro. As afiliações ajudaram a rede a se expandir bem rapidamente. Porém, o Programa Silvio Santos continuou a ser transmitido de forma simultânea pela Record, em especial para atingir, até o ano de 1987, o interior do estado de São Paulo.

No ano de 1988, Silvio Santos conseguiu assegurar no SBT a permanência do apresentador Gugu Liberato, após cobrir uma proposta feita pela Rede Globo. Gugu, então, estava apresentando certos quadros no Programa Silvio Santos. Porém, a sua participação cresceu muito a partir dos anos 90, devido ao grande sucesso do programa Domingo Legal. Celso Portiolli e outros apresentadores também passaram a apresentar outros quadros na emissora.

Celso Portiolli

Celso Portiolli

Em 30 de novembro do ano de 2011, um anúncio foi divulgado informando que Silvio Santos havia perdido o direito à reprodução do single “Silvio Santos Vem Aí”, em último instância. Esse single foi um marco em sua carreira na TV. Silvio Santos só teria como reproduzi-lo se comprasse os seus direitos.

No entanto, desde o ano de 2001, ele já estava tratando de um processo, no qual disputava os direitos autorais com o compositor Archimedes Messina. Ao final, Silvio foi condenado a pagar 5 milhões de reais para o compositor musical a título de indenização. E, como a ação já estava em sua última instância, Silvio não tinha mais como entrar com nenhum recurso.

Outras Atividades Paralelas à Função de Apresentador

Silvio também foi radialista desde quando era jovem, até meados da década de 80.

Silvio Santos Radialista

Silvio Santos Radialista

No entanto, ele deixou essa profissão para se dedicar à profissão de apresentador. Silvio também se aventurou na discografia. Por muitos anos, ele ficou gravando as marchinhas carnavalescas. A canção “Coração Corintiano”, em que sua a letra se referia à um transplante de coração, fez muito sucesso. A técnica mencionada na canção foi introduzida aqui no país pela primeira vez pelo Dr. Zerbini.

A “Pipa do Vovô” também foi outro sucesso gravado por Silvio Santos, onde a letra fazia referência à problemas de impotência sexual masculina. Essas marchinhas foram tocadas por anos no carnaval, no SBT. Ao todo, foram 135 músicas gravadas por Silvio Santos, e distribuídas em quatro álbuns diferentes. Além de 41 compactos. O apresentador também se aventurou em narrar histórias para o público infantil, gravadas em CD.

Silvio também trabalhou como locutor na década de 70, e narrou em discos, contos infantis que foram criados por Ely Barbosa, que recebeu o nome de “Silvio Santos para as Crianças”.

Depois de serem gravados em discos, eles também foram lançados em CD, e alcançaram um grande sucesso.

No ano de 2005, Silvio Santos e a Walt Disney, empresa americana, firmaram uma parceira. Foi então que ele também passou a narrar as histórias infantis da Disney também. São exemplos de histórias que ele narrou “O Rei Leão”, “A Bela e Fera”, “101 Dálmatas”, “O Príncipe e o Mendigo”, e muito mais…

Silvio Santos e as Ações Sociais

No decorrer dos anos, toda a programação do SBT, da TVS e do Programa Silvio Santos, alimentara uma reputação de alienantes e popularescos. Em especial pelo fato de Silvio ter obtido as concessões de TV no período da ditadura militar, e ter transmitido sobre o governo Figueiredo e A Semana do Presidente.

Em meados de 1988, Silvio Santos chegou a demonstrar preocupação, devido a especulações sobre o futuro do país, e passou a executar várias ações, que incluíam assuntos sociais na programação da sua emissora.

Essa atitude causou espanto em intelectuais e críticos. No começo de 1990, Silvio Santos também tentou convencer as demais emissoras a transmitirem, juntas, telejornais no mesmo horário, com pelo menos 30 minutos, com o intuito de incentivar a população brasileira a assistir mais jornais, e se inteirarem das notícias, se informarem melhor e pudessem refletir sobre os assuntos também.

No entanto, a maior parte das emissoras não apoiou a ideia, o que fez com que Silvio também a abandonasse.

Desde 1990, o apresentador também tem incentivado o Teleton, um programa de TV exibido por 24 horas, e que é transmitido uma única vez no ano. O objetivo desse programa é arrecadar fundos para a AAC (Associação de Assistência à Criança Deficiente. Para ajudar, o SBT cede os seus artistas de forma gratuita, além dos empregados e dos recursos materiais que a emissora dispõe. Outro projeto foi o Show do Milhão especial que Silvio produziu, somente com políticos, cujos prêmios seriam destinados para instituições de caridade.

Teleton

Teleton

Silvio Santos – Candidato a Prefeito

Em 1998, Silvio se candidatou à prefeitura de São Paulo. Em decorrência dos problemas de saúde que havia enfrentado, ele anunciou essa intenção em um quadro do Programa Silvio Santos. Essa seria uma forma de retribuir para a sociedade tudo o que ele conquistou como homem de negócios e como apresentador.

A imprensa divulgou muito esse caso. No entanto, a sua candidatura acabou não acontecendo. No ano de 1989, novamente ele queria se envolver na política, se candidatando à Presidente da República. Não sendo bem-sucedido. Ele procurou por um partido ao qual pudesse se filiar, para lançar a candidatura. Acabou ficando com o PMB  (Partido Municipalista Brasileiro).

Em todas as pesquisas, Silvio Santos era o primeiro colocado. Era o favorito, e com folga com o segundo colocado. No entanto, em 09 de novembro de 89, ele teve a candidatura cassada, após um pedido de Eduardo Cunha feito ao STE, para que o partido de Silvio Santos fosse extinto, e que a candidatura de Silvio fosse anulada. Na ocasião, Eduardo era filiado ao PRN.

De acordo com a alegação de Cunha, o PMB só teria realizado 4 convenções. E, por isso, ele teria contrariado o valor que havia sido estipulado em lei na ocasião, que era de 9 convenções.

O Grupo Silvio Santos

Em 2008, o Grupo Silvio Santos completou 50 anos. São 34 empresas que fazem parte do grupo. O grupo acumula mais de 11 mil empregados. No ano de 2010, o Grupo entrou em crise devido ao rombo que aconteceu no Banco PanAmericano, que também faz parte do grupo Silvio Santos.

Ao todo, o prejuízo chegou a quase R$ 2,5 bilhões, levando à necessidade da realização de um empréstimo para conseguir recuperar o PanAmericano, junto ao Fundo Garantidor de Crédito.

Grupo Silvio Santos

Grupo Silvio Santos

Devido a esse empréstimo, o grupo foi obrigado a colocar algumas das suas empresas como garantia, dentre as quais estavam a Jequiti, o Baú da Felicidade e o SBT. Isso acabou piorando a crise na qual a emissora se encontrava desde 2007, por ter perdido o segundo lugar a Rede Record. Esse empréstimo tinha um prazo de pagamento de 10 anos.

No ano de 2011, Silvio Santos anunciou que havia vendo o Banco PanAmericano para o BTG Pactal, e que o valor da negociação tinha sido de R$ 450 milhões. Ainda em 2011, o Grupo também anunciou que o “Baú da Felicidade” também havia sido vendido para o Magazine Luiza, por uma quantia de R$ 83 milhões. A operação acabou envolvendo ao todo 121 lojas em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. E o Magazine também adicionou para a base de cartões três milhões de clientes.

Baú da Felicidade

Baú da Felicidade

No ano de 2003, durante as férias que passava em Orlando, na Flórida, Silvio deu uma entrevista para a revista Contigo!, e disse que estava com uma doença terminal. E que não tinha mais que 6 anos de vida. E que era por esse motivo que ele havia vendido a sua emissora SBT para o consórcio, que era formado pela Televisa, uma empresa mexicana, e para o empresário Boni.

Depois de alguns dias, ele mesmo desmentiu a notícia que havia dado em dois programas, no Domingo Legal; e no Boa Noite, Brasil. Silvio Santos falou que a sua resposta foi dada em tom de brincadeira, pois o repórter insistia demais, e que ela até acreditava que a revista saberia interpretar como uma brincadeira.

Porém, a revista resolveu publicar usando as mesmas palavras do apresentador, enquanto colocava as declarações de Silvio em dúvida. Inclusive, ele disse também se locomovia apenas na cadeira de rodas. Mas a revista publicou fotos de Silvio caminhando normalmente.

Outra situação que gerou polêmica foi a respeito de uma possível venda de um horário para uma igreja evangélica, em 2011. Segundo o boato, a igreja Mundial do Poder de Deus compraria um horário na madrugada do SBT por algo em torno de 300 milhões de reais ao ano.

Silvio Santos, então, no ano de 2013, depois de uma entrevista para a Folha de São Paulo, resolveu se manifestar e disse que não permitia a entrada de nenhuma outra religião em sua emissora, devido aos seus princípios. E disse ainda que a sua emissora é judaica.

Silvio Santos Participando da Circuncisão do Novo Neto

Silvio Santos Participando da Circuncisão do Novo Neto

O apresentador também se envolveu em diversas outras polêmicas, como acusações de racismo, por exemplo. E muito mais…

Uma das vezes em que o apresentador foi acusado de racismo foi em 2014, durante o Teleton, quando o elenco de Chiquititas participava do evento, e Silvio resolveu fazer um comentário a respeito do cabelo de Julia Olliver, atriz que interpretava a personagem Pata.

Julia tinha apenas 11 anos na ocasião. Ela é uma atriz negra. Silvio a questionou sobre o que a garota pretendia ser depois que crescesse. Ela disse que, quando crescesse, ela gostaria de ser uma atriz ou uma cantora. Foi então que Silvio a questionou: “…com esse cabelo?”. Julia perguntou, meio incrédula, para o apresentador: “Como assim?”. Situações como essa se repetiram algumas vezes.

Além das acusações de racismo, Silvio Santos também foi acusado de machismo. Uma as vezes foi quando ele chamou a atriz Fernanda Lima de magrela, e ainda emendou que cachorro é que gosta de osso. A atriz respondeu e Silvio retrucou. Fernanda Lima então, disse que por ele ser uma pessoa pública e muito influente, ele deveria ter atitudes que ajudassem a acabar com as opressões e preconceitos, e não estimular ainda mais situações como essas.

Vida Pessoal de Silvio Santos

A primeira esposa de Silvio Santos, que se chamava Maria Aparecida Vieira Abravanel, faleceu em 1977, aos 39 anos de idade, devido a um câncer. Cintia, a sua primeira filha é fruto desse casamento. Eles também adotaram Silvia. No ano seguinte, em 1978, ele se casou Íris Pássaro. Desse casamento, nasceram mais 4 meninas: Patrícia, Daniela, Renata e Rebeca.

Maria Aparecida Vieira Abravanel ao Lado de Silvio

Maria Aparecida Vieira Abravanel ao Lado de Silvio

No ano de 1988, o apresentado enfrentou problemas em suas cordas vocais. Le chegou a ficar alguns dias afônico. Inclusive, houve até suspeita de que ele estaria com câncer de garganta. Essa notícia não foi divulgada e nem confirmada pela assessoria do apresentador.

Na ocasião, Silvio Santos interrompeu um os programas para que pudesse transmitir vários depoimentos emocionantes, além de lembranças de toda a sua carreira. O apresentador se submeteu a tratamentos fora, e precisou ficar sem gravar os seus programas dominicais por algumas semanas. Isso gerou muita especulação e preocupação dos fãs a respeito da sua saúde. E o que, de fato, ele tinha.

Um tempo depois, o então governador do estado de São Paulo, Orestes Quércia, gravou um depoimento bem longo, no qual ele congratulava Silvio por seu retorno, e frisando que todos os telespectadores sentirão a sua ausência.

Sequestro da Filha

No mês de agosto de 2001, Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, foi sequestrada quando chegava na porta da sua casa, em São Paulo, no Jardim Morumbi. As negociações com o sequestrador levaram alguns dias, até que o valor do resgate foi pago, e a vítima liberada.

A polícia perseguiu o sequestrador, que conseguiu matar dois policiais a tiros. Como não tinha para onde fugir, ele invadiu a casa de Silvio Santos no mesmo mês de agosto, no momento em que o apresentador fazia exercícios físicos em sua sala de ginástica.

O sequestrador manteve toda a família refém. Porém, rapidamente, ele conseguiu convencer o meliante a libertar o restante da sua família e manter apenas ele como refém. Silvio ficou prisioneiro por 7 horas em sua própria casa.

O sequestrador só se entregou depois que o governador Geraldo Alckmin chegou ao local e garantiu a sua integridade física. O criminoso morreu na cadeia alguns meses depois, em virtude de uma infecção generalizada que o acometeu por causa de um corte profundo que ele recebeu nas costas.

Prêmios

Silvio Santos é uma personalidade brasileira que já recebeu muitos prêmios ao longo da sua carreira. Ele já foi premiado como comunicador de TV e rádio, como apresentador e também como empresário. Também, como uma carreira tão extensa e repleta de conquistas, nada mais justo do que ser reconhecido por tanto trabalho e dedicação.

Fortuna de Silvio Santos

Silvio Santos Sorrindo

Silvio Santos Sorrindo

De acordo com a Revista Forbes, a fortuna estimada de Silvio Santos seria de R$ 2,6 bilhões. Por isso, ele é considerado como a primeira personalidade bilionária de toda a história da televisão brasileira. A assessoria do apresentador não confirmou a informação, afirmando que os motivos pela não divulgação são particulares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *