Rafinha Bastos Stand-Up

 O nome de Rafinha Bastos esteve no centro de inúmeras polêmicas nos últimos anos devido a piadas contadas nos seus shows de stand-up, a vídeos provocativos lançados na web, posts em suas redes sociais ou mesmo desentendimentos com outros famosos como a cantora Wanessa Camargo. Provavelmente se não seguisse uma linha de humor tão ácida, Rafinha, não teria se tornado tão reconhecido pelo público.

Rafael Bastos Hocsman nasceu na cidade de Porto Alegre no dia 5 de dezembro de 1976. Ao longo de sua carreira apresentou programas de TV como o CQC (Custe o Que Custar), o jornalístico A Liga, Agora é Tarde entre outros. Em sociedade com o também comediante Danilo Gentili é dono do bar Comedians (primeiro e maior bar de comédia nos moldes norte-americanos de comédia no Brasil) na Rua Augusta em São Paulo.

Trajetória da Carreira de Rafinha Bastos

O comediante é formado pela Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em jornalismo. Após a conclusão do curso, em 1999, mudou-se para os Estados Unidos com o objetivo de investir na carreira de jogador de basquete. Até completar 25 anos praticou o esporte profissionalmente. Enquanto jogava pela na Liga Universitária Norte-Americana (NCAA) pela Chadron State College descobriu o stand-up como uma forma de extravasar a solidão de morar fora.

Foi nesse momento que Rafinha teve a ideia de criar uma página na internet para fazer postagens de humor e manter contato com os amigos que estavam no Brasil. A chamada ‘Página do Rafinha’ cresceu e devido à repercussão se tornou conteúdo integrante do portal Globo.com. Os vídeos eram basicamente brincadeiras com artistas das décadas de 1970 e 1980 como ABBA e Village People além de artistas contemporâneos a época como Kelly Key e Sandy & Junior. Foi a primeira página online a ter vídeos editados.

O Acidente que Levou Rafinha Bastos para São Paulo

Em 2000 Rafinha voltou para Porto Alegre onde começou a trabalhar para o site ClicRBS e passou a integrar o time SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre). Nesse ano Rafinha foi campeão da Liga Nacional de Basquete com o seu clube e disse que jamais sentiria a mesma sensação de euforia. Um ano depois ele mudou para o clube ULBRA, também gaúcho, e passou a trabalhar para a RBS TV.

No mês de fevereiro de 2003 Rafinha sofreu um acidente de carro que resultou no acionamento do seguro do seu carro. Com os R$ 8 mil que recebeu do seguro ele se mudou para São Paulo com a meta de levar para TV o humor que fazia em seu site. O início na maior cidade do país foi interessante tendo sido locutor do telessexo e produtor do programa Canal Aberto de João Kléber.


Trash 80 e o Caminho para o Stand-up

O ano de 2004 marcou uma mudança na carreira de Rafinha que se tornou VJ e DJ de uma festa famosa chamada Trash 80. Em paralelo ele começou a fazer testes para comerciais quando conheceu dois nomes importantes da comédia, Marcela Leal e Marcelo Mansfield. Os três estrearam juntos o show de stand-up ‘Mondo Canne’.

Marcela e Rafinha no ano de 2005 se juntam a Oscar Filho, Márcio Ribeiro e Henrique Pantarotto para inaugurar o Clube da Comédia Stand Up. Os anos seguintes trouxeram bons trabalhos para Rafinha como a participação na série Mothern do canal GNT, em 2006, e a apresentação do programa ‘Privê 89’ na rádio 89 FM ao lado de Dani Taranha. Foi nesse período que Rafinha contribuiu para a criação do espetáculo ‘Improvável’.

CQC – O Programa que Projetou Rafinha Bastos

Quando estavam em busca de pessoas interessantes para compor o elenco fixo do programa CQC, os produtores da Band, assistiram Rafinha no seu show de stand-up ‘A Arte do Insulto’, o humor ácido do jornalista foi o suficiente para convencê-los a coloca-lo na bancada ao lado do sério Marcelo Tas e do performático Marco Luque no ano de 2008. Além de apresentar o programa Rafinha também gravava as matérias do quadro ‘Proteste Já’.

No ano de 2010 Rafinha teve sua participação aumentada na Band passando a integrar o jornalístico ‘A Liga’. O que parecia uma relação de namoro sem problemas entre o humorista e a emissora ruiu em 2011 quando Rafinha fez uma piada infeliz sobre a cantora Wanessa Camargo que estava então grávida de seu primeiro filho. Após uma situação insustentável Rafinha foi suspenso dos dois programas, a resposta de Rafinha a reprimenda foi se demitir.

Personalidade do Twitter

No mesmo ano de 2011 Rafinha Bastos foi eleito pelo jornal ‘The New York Times’ como a personalidade mais influente do Twitter. Houve até veículos de comunicação como a revista ‘Variety’ que chegou a cogitar que Rafinha faria carreira internacional. Inovando mais uma vez ele realizou a primeira transmissão brasileira realtime pelo YouTube do seu show ‘A Arte do Insulto’ que se tornou DVD que vendeu mais de 60 mil cópias em apenas 60 dias.

Saturday Night Live Brasil

No ano de 2012 Rafinha Bastos foi contratado pela RedeTV! para produzir e apresentar a versão brasileira do talk show ‘Saturday Night Live’. Esse trabalho ficou cinco meses no ar sendo que ainda em 2012 o apresentador se desligou da emissora. A crítica não fez muitos elogios ao programa que não emplacou no Ibope. Rafinha nesse período também realizou o programa ‘A Vida de Rafinha Bastos’ para a emissora de TV por assinatura FX.

Agora é Tarde

Em 2014 o apresentador Danilo Gentili saiu da Band para apresentar o ‘The Noite’ do SBT, para substituí-lo a frente do talk show foi contratado Rafinha Bastos. Sem Gentili a atração acabou não conquistando bons índices de audiência de maneira que Rafinha apresentou o último ‘Agora é Tarde’ no dia 23 de março de 2015. Depois de algum tempo ocioso Rafinha e a Band rescindiram o contrato por não ter previsão de nenhum projeto.

Outros Trabalhos

No ano de 2015 Rafinha junto com o comediante Marcelo Marrom estreou o programa ‘Tá Rindo do Quê?’ no canal Multishow. A ideia do programa é explorar costumes locais de diferentes cidades do Brasil criando um show de stand-up exclusivo. A primeira temporada contou com 20 episódios. Em 2016 começou a gravar a série ‘Chamado Central’ que foi ao ar no YouTube e atuou e roteirizou o filme ‘Internet: O Filme’.

Copa de Elite

Rafinha Bastos já tinha uma participação cinematográfica no currículo com o filme ‘Copa de Elite’ que é uma sátira do grande sucesso ‘Tropa de Elite’ em que interpreta o personagem René Rodrigues.

Problemas com a APAE

Além de ter tido problemas judiciais com a cantora Wanessa Camargo, Rafinha Bastos, enfrentou uma disputa judicial ferrenha com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em 2012 devido a piadas que de acordo com a instituição ofendiam essa categoria. Bastos perdeu a disputa e o DVD ‘A Arte do Insulto’ foi proibido de ser comercializado. Após um ano e meio o comediante postou no YouTube esse show incompleto, sem as piadas consideradas ofensivas.

Péssima Influência

Depois dos dois baques judiciais Rafinha decidiu investir num novo show stand-up chamado ‘Péssima Influência’ que foi gravado em DVD no ano de 2014.

Casamento

Rafinha Bastos foi casado com a enfermeira Júnia Carvalho de 2004 a 2017. Os dois tem um filho chamado Tom.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *