A Atriz Halle Berry

Halle Maria Berry nasceu em 14 de agosto de 1966, em Cleveland, no estado americano de Ohio. É a filha mais nova do casal Jerome e Judith Berry. Halle e sua irmã mais velha, Heidi, passaram os primeiros anos de sua vida em um bairro do centro da cidade. No início de 1970, Jerome Berry abandonou sua esposa e filhas, então Judith de mudou com as meninas para o subúrbio de Cleveland.

Halle frequentou uma escola pública em que a maioria dos alunos era branca, e ela foi obrigada a conviver com a discriminação desde muito nova. Os primeiros ataques racistas sofridos por ela influenciaram muito no seu desejo de se destacar. Ao longo do ensino médio, a adolescente determinada participou de uma grande variedade de atividades extracurriculares, ocupando cargos de editora do jornal, presidente da classe, e líder de torcida.

Uma artista nata, Halle Berry ganhou vários concursos de beleza durante o início da década de 1980, incluindo o Miss Teen Ohio e o Miss Teen America. Ela foi a vice-campeã de 1985 do concurso Miss Estados Unidos.

Ela chegou a ingressar na faculdade de jornalismo. No entanto, Halle resolveu abandonar o curso antes de concluí-lo, pois preferiu dedicar todo o seu tempo à carreira no entretenimento. Ela se mudou para Chicago e depois para Nova York, onde começou a trabalhar como modelo fotográfico.

Início da Carreira de Atriz

No início dos anos 90, a aspirante a atriz começou sua carreira na televisão com um papel pequeno na sitcom “Living Dolls” (1989), seguido por uma participação de um ano na série do canal CBS “Knots Landing”, em 1991.

O primeiro trabalho no cinema aconteceu também em 1991, quando ela foi escalada para interpretar a namorada viciada em drogas do personagem de Samuel L. Jackson no filme do cineasta Spike Lee, “Febre da Selva”. Outros papéis incluem o de uma stripper no filme de ação “O Último Boy Scout – Jogo de Vingança” (1991), estrelado por Bruce Willis, e como par romântico de Eddie Murphy na comédia romântica “Boomerang” (1992).

Com alguns filmes em seu currículo, a atriz fez participações em “CB4 – Uma História Sem Happy End” (1993), que mostrou a ascensão e queda de um grupo de rap. Em 1994, ela interpretou a sedutora Sharon Stone (chamada de Ágata Cristal na versão dublada) em “Os Flintstones”.

A atriz chamou a atenção da crítica e do público ao interpretar uma viciada crack que, após a reabilitação, tenta recuperar a guarda de seu filho em “O Destino de Uma Vida” (1995). No mesmo ano, ela interpretou a Rainha de Sabá em “Salomão e a Rainha de Sabá”. Em 1996 ela participou de dois filmes de suspense: “Espiral da Cobiça” e “Momento Crítico”. O segundo filme marcou a estreia de Halle Berry em um papel principal.

Em 1998, ela deu uma guinada na carreira quando interpretou uma das três esposas que reivindicam a herança de Frankie Lyman no drama biográfico “Por Que o Amor Enlouquece”, e em seguida, interpretou uma jovem liberal na sátira política “Politicamente Incorreto”.

Em 1999, Halle Berry lançou um projeto do qual tem muito orgulho. Ela co-produziu e estrelou “Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela”, uma cinebiografia da HBO. A atriz chamou a atenção por sua semelhança com a falecida Dorothy Dandridge, e por sua representação envolvente da luta da atriz para ter sucesso na indústria racista de Hollywood nos anos 50. Ela recebeu um Globo de Ouro e um Emmy Award de Melhor Atriz pelo papel.

Halle Berry: Estrela de Hollywood

Em 2002, Halle Berry entrou para o seleto grupo das “Bond Girls”, nome dado para as namoradas do espião mais famoso do cinema, o 007. Ela interpretou a personagem Jinx em “007 – Um Novo Dia Para Morrer”.

Um personagem de destaque da sua carreira foi a Tempestade (Storm) da série de filmes X Men. Ela participou dos filmes 2000, 2003 e 2006. Outro personagem em um filme que segue a mesma linha de ficção científica / aventura foi a Mulher Gato (Catwoman), no filme que leva o mesmo nome.

Ela é uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood, seu cachê chega a 14 milhões de dólares por filme. Além de todo o seu sucesso como atriz, Halle Berry é bastante reconhecida por sua beleza. Em 1998, a Revista Playboy a incluiu na lista das “100 mulheres mais sexies do Século”. A atriz também é sempre incluída na lista das “50 Pessoas Mais Bonitas do Mundo” da Revista People.

Vida Pessoal

Durante as filmagens de “Febre da Selva”, ela vibeu um tórrido romance com o ator Wesley Snipes, que também fazia parte do elenco.  Depois disso, em 1993, ela se casou com o jogador de beisebol David Justice, o casal se divorciou em 1997. após Sem desistir do amor, Halle ficou noiva do músico Eric Benet, eles permaneceram casados de 2001 a 2005.

Durante uma sessão de fotos para uma campanha da grife Versace, em novembro de 2005, Halle conheceu aquele que seria o seu próximo namorado, o modelo franco-canadense Gabriel Aubry. Vários meses depois, a atriz confirmou que ela e Aubry estavam esperando seu primeiro filho. A pequena Nahla Ariela nasceu no dia 16 de março de 2008. Ela e Aubry se separaram em 2010.

No mesmo ano, ela começou a namorar ator Olivier Martinez. Em março de 2012, o casal ficou noivo, e, em abril de 2013, eles anunciaram que estavam esperando seu primeiro filho. Em 13 de julho de 2013, aos 46 anos de idade, Halle Berry se casou com Olivier em uma cerimônia íntima no Chateau des Conde, na França. Em outubro do mesmo ano, nasceu o primeiro filho do casal, Maceo Robert. Os dois estão juntos até hoje.

Atualmente, mãe de dois filhos, Halle Berry afirma que a sua carreira é sim muito importante em sua vida, mas que nada substitui o seu papel mais importante, que é o de ser mãe de Nahla Ariela e Maceo Robert.


Halle Maria Berry é uma atriz norte americana, nascida em Cleveland, em 1966, estando hoje com 46 anos. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente, inclusive tendo sido vencedora de grandes prêmios como o Oscar, o Globo de Ouro, o Framboesa de Ouro, o Urso de Prata e o Emmy. É importante ressaltar que Halle foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, e isso é motivo de orgulho pessoal para ela, que luta contra o preconceito desde sua infância. Seu papel como a pessonagem Storm, na trilogia X-Men, ressalta este fato, inclusive, de forma metafórica em que sua personagem, sendo mutante,  precisa lutar contra uma sociedade preconceituosa.

A atriz é formada em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão. Além de atuar, Halle também trabalhou como modelo e sua beleza teve destaque para chegar como finalista ao concurso de Miss Universo e refletir em seu trabalho de atuação, em papéis que exigiam beleza e sedução, como a protagonista de Mulher Gato e como uma Bond girl em 007 Um novo dia para morrer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *