A atriz Drica Morais, figura constante nas novelas globais, é um grande exemplo de superação. Depois de lutar gravemente contra o diagnóstico de Leucemia, volta às telas mostrando que ainda tem saúde para dar e vender e seu talento ainda têm muito a ser mostrado ao público brasileiro.
Drica Morais está nas telas da TV e do cinema há mais de vinte anos. Apesar de ser uma ótima atriz dramática, é mais conhecida em novelas de comédia do horário das setes da noite na TV Globo. Já interpretou vilãs e mães, mas hoje é uma mulher com uma bela história para contar ao superar um quadro de leucemia, um dos canceres mais devastadores do corpo humano.
Drica Morais Enfrenta sua Doença com Força
A atriz brasileira Adriana Moraes Rego Reis, conhecida como Drica Moraes, tem apenas 42 anos e já uma história de vida para contar como um grande exemplo de superação e exemplo para diversos doentes com câncer. A atriz ficou por muito tempo afastada do que mais ama, que é atuar, depois que descobriu que estava com um grande problema de saúde, fatal em muitas pessoas. No mês de fevereiro de 2010, Drica soube que estava com leucemia e teve eu enfrentar uma grande guerra de superação pessoal em busca da melhora do seu quadro clínico.
A profissional do teatro e TV vinha se sentindo fraca e com forte quadro de anemia, sintomas importantes da doença mas que foram ignorados porque são sintomas de diversas doenças. Após fazer muitos exames e ao longo de um ano e indo a diversos médicos que a tratavam como problemas superficiais, recebeu internamento no Hospital Samaritano com o diagnóstico de leucemia.
A parte mais dura da doença ocorreu no mês de julho de 2010, quando precisou se submete a um transplante de medula óssea. A atriz pode se considerar com sorte, pois doadores compatíveis são raros mesmo na mesma família. Mesmo entre parentes próximos, eles podem não ser compatíveis porque a genética só deixa compatibilidade em 50% no DNA da medula. Pais e mães podem não ser doares compatíveis, e é preciso entrar na lista de transplante e aguardar meses, ou anos para conseguir um doador.
O caso de Drica foi um dos singulares, em que parentes não foram compatíveis. Seu doador foi desconhecido, o qual ela não conhece até hoje. Ela entrou na lista de doadores como todos os outros pacientes, sem privilégios por ser famosa. Teve sorte que havia um cadastrado no banco de dados como doador e este foi contatado alguns meses depois do diagnostico e tratamento, tendo uma cirurgia rápida e eficiente.
Sintomas Começaram cedo, mas Foram ignorados pela Atriz
A atriz começou a sentir os primeiros sintomas enquanto ainda filmava a produção para o cinema Bruna Surfistinha, produção a qual interpretou a cafetina Dona Larissa. Ela ainda procurou médicos e foi ao hospital algumas vezes, mas como todos os médicos acham, poderia ser apenas uma virose. Cansaço, dores de cabeça e fraqueza muscular são facilmente confundidos pelos doentes porque parecem sintomas de um estresse de rotina de trabalho longa. Drica trabalhava bastante, e por isso a atriz não pensou estar com uma doença tão séria.
Apesar da doença, Drica Morais afirma ter tido uma grande lição sobre a vida e mortalidade do homem. Ela começou a adquirir um pensamento positivo e melhorou sua qualidade de vida, tentando ver sua doença com o melhor lado positivo. Segundo os médicos, o pensamento positivo foi fundamental na sua recuperação e ajudou bastante e enfrentar os dias ruins e noites de dor.
Processo de Recuperação foi Rápido e Tranquilo
Após o transplante a atriz não passou por maus bocados. Foi doloroso, e por isso ela teve que ficar fora muito tempo das telas para ter uma recuperação plena. Drica não teve infecção ou complicação nem antes e nem durante a cirurgia, por isso se recuperou plenamente para voltar ao trabalho.
Volta à Televisão
Depois de um ano fora da TV, Drica Morais volta recuperada as telas em fevereiro de 2011. Não voltou com o mesmo ritmo, mas está plenamente recuperada e já com o aval médico para poder voltar à atividade. Contudo, com cautela.
Seu primeiro papel de volta foi interpretando a roqueira Teresa Batalha, amiga de Jaqueline (interpretada pela atri de ponta Claudia Raia) na novela Ti-ti-ti. Também fez uma ponta em 2011 no episódio A Grande Família, marcando sua volta em fazer o que mais sabe: comédias.
O seu mais novo trabalho é na nova minissérie da Rede Globo, ‘Dercy de Verdade’, que estreou dia 10 de janeiro nas telas. Este é apenas um dos novos trabalhos previstos para a profissional no ano de 2013, que deve voltar para o quadro de novelas com participação completa. Do câncer, ficaram apenas os melhores momentos de superação e dar mais valor ao trabalho e os fãs, que apoiaram com mensagens e cartas durante o seu período de recuperação.
O que é Leucemia?
Leucemia é o câncer do sangue ou da medula óssea(parte do corpo que produz as células do sangue). Uma pessoa que tem leucemia sofre de uma produção anormal de células sanguíneas, geralmente leucócitos (glóbulos brancos). A palavra leucemia vem do grego leukosque significa branco e aima que significa sangue. O DNA de células sanguíneas imaturas, principalmente células brancas, torna-se danificad. Esta anormalidade fazem as células do sangue crescer e dividir-se de maneira caótica. As células sanguíneas normais morrem depois de um tempo e são substituídas por novas células que são produzidas na medula óssea.
As células anormais do sangue não morrem tão facilmente, e se acumulam, ocupando cada vez mais espaço. Como mais e mais espaço é ocupado por estas células sanguíneas com defeito, há cada vez menos espaço para as células normais e aí a pessoa fica doente. As células ruins lotam as células boas no sangue.
A doença afetada sistema imunológico. As células brancas do sangue do paciente, que são cruciais para combater a infecção, podem ser suprimidas ou não funcionar corretamente. O paciente pode apresentar infecções frequentes, ou seu sistema imunológico pode atacar outras células do corpo boas.