Agnes Fontoura foi uma importante atriz brasileira, apesar de ser conhecida no meio artítico como Agnes, seu nome verdadeiro era Aparecida Alves. O nome artítico Agnes Fontoura surgiu para Aparecida ingressar no meio artístico com um nome mais diferenciado. E foi com este “novo” nome que Aparecida conseguiu participar de elencos de novelas, programas em rádios, espetáculos em teatros e também alguns filmes.
Como Agnes Ingressou no Meio Artístico
A carreira da carioca Agnes Fontoura (Aparecida Alves) começou na década de cinqüenta, mais precisamente em 1953. Foi neste ano que Agnes fez parte das finalistas de um concurso chamado “Miss Cinelândia artítico”, com isso a carioca ganhou arremesso no meio artístico e não demorou muito para que fosse estrear nas telas de cinema.
Após dez anos, na década de sessenta Agnes conseguiu trabalhos na rádio MEC e Nacional, não se sentindo satisfeita com isso, também começou a fazer peças de teatro, porém a atriz tinha muito mais facilidade para protagonizar comédias. Assim Agnes foi conquistando seu espaço e logo foi chamada para trabalhar na Rede Globo.
Dentro da Rede Globo, Agnes teve destaque ao interpretar a personagem Edilamar, no programa Chico Anísio Show, programa de humor muito famoso e de grande repercussão no Brasil.
Aparecida ou Agnes como for de preferência de seus fãns, a atriz é carioca, nasceu no Rio de Janeiro, no dia quatro de abril do ano de 1928, cidade onde também veio a óbito no dia cinco de março de 2005. A atriz morreu antes de completar setenta e sete anos, a atriz foi vítima decorrente de um cancêr.
Agnes e seus Diversos Trabalhos nas Telinhas de TV
Foi em 1970 que a atriz interpretou Adelaide na novela Assim na Terra como no Céu, dois anos depois fez a famosa Selva de Pedra como a personagem Irene. Agnes deu um intervalo de aproximadamente cinco anos, foi em 1977 que interpretou Arlete na novela Dona Xerpa, no ano seguinte fez Donana em Maria, Maria e no mesmo ano foi Tita em Pecado Rasgado. Logo dois anos depois foi Leda em Chega Mais.
No ano de 1983 Agnes fez Guerra dos Sexos, e no ano seguinte em 1984 fez Rosa em Viver a Vida. Novamente Agnes deu um intervalo nas novelas, porém não se aguentou e retornou em 1990 fazendo Fronteiras do Desconhecido. Sua última novela nas telas de TV fez Explode Coração no ano de 1995.
Agnes Também Encenou no Cinema
No cinema Agnes começou cedo fazendo ótimos trabalhos como, A Estrada em 1956, A Pantera Nua em 1979, A Boca do Prazer em 1984 e Mulheres Insaciáveis no ano de 1984.
Trabalho Recente
Antes de Agnes ser vítima do câncer, atuou no teatro no ano de 2003 (dois anos antes de falecer). O espetáculo era Com a pulga atrás da orelha.
Luiziane Acunha