Bianca Castanho

A atriz Bianca Castanho não faz parte das pessoas que logo cedo decidiu que gostaria de ser atriz, ou se pensava assim, foi mais devagar em busca do seu sonho, esperando a oportunidade certa.

Nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no dia 25 de janeiro de 1979, a gaúcha estava seguindo uma vida “normal” até 1998, quando deu os primeiros passos para se tornar atriz.

De estudante de Fonoaudiologia para o grupo de estudos de atores da Rede Globo (Oficina da Rede Globo). Essa foi a opção que a filha de uma artista plástica e um médico fez, deixando a sua cidade natal e mudando-se para capital carioca.

Foi então que Bianca Castanho Pereira adotou o nome artístico de Bianca Castanho e saiu em busca do seu sonho.

Os Primeiros Passos da Carreira

Bianca Castanho fazia a Oficina de Atores da Rede Globo e logo conseguiu um primeiro trabalho, mas não como atriz. Ela foi contratada pela Televisão Educativa do Rio de Janeiro para ser repórter e apresentadora de um programa que se chamava “Ensaio Geral”.

O primeiro trabalho como atriz veio um tempo depois, ainda no mesmo ano, mas não na televisão e sim nos palcos. Bianca Castanho fazia parte do elenco de “O Burguês Fidalgo”.

Na televisão a primeira participação da atriz foi “relâmpago”, no programa “Você Decide” da emissora Globo. O episódio que a atriz participou se chamava “Plano B”. Na história, Bianca Castanho era uma menina de classe média alta que vivia com os pais na parte nobre da cidade, mas acabou se envolvendo com um traficante de uma das favelas da capital carioca.

Bianca Castanho nas Novelas

Depois de um ano estudando para ser atriz no grupo formado dentro da Rede Globo, Bianca Castanho recebeu o primeiro convite para atuar em uma novela da Casa. A atriz foi escalada para o elenco de Terra Nostra, uma novela que entrou no horário nobre da emissora carioca, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Bianca viveu uma italiana chamada Florinda na trama.

Logo no início das gravações, a atriz chamou a atenção de um experimente ator do elenco, Raul Cortez. Ele estava fazendo a montagem de uma peça na época e gostou de Bianca, a convidou para tentar ficar com a personagem de Cordélia. Raul Cortez estava montando o Rei Lear de Shakespeare.

Raul Cortez tinha razão em acreditar que Bianca era perfeita para o papel. A atriz não só fez o teste e passou, como foi destaque no elenco de Rei Lear. A atuação rendeu a Bianca o “Prêmio Qualidade Brasil”, categoria revelação. A atriz ganhou o troféu em 2000.

Mesmo tendo passado pela Oficina de Atores da Rede Globo, Bianca Castanho quis continuar se aprimorando como atriz e como já tinha trancado a faculdade de Fonoaudiologia buscou no Rio uma opção para carreira que estava abraçando. Ela foi então, estudar Artes Cênicas em uma faculdade particular da cidade, mas continuou conciliando com o trabalho de atriz.

Enquanto fazia faculdade foi convidada para outras novelas, além de ter feito parte do elenco de Malhação durante duas temporadas. Ela viveu Valéria durante esse período e antes da Malhação fez Uga Uga e O Beijo do Vampiro.

Atuações Fora da Rede Globo

Não foi só na Rede Globo que Bianca Castanho trabalhou como atriz. Depois de ficar três anos na emissora carioca, ela se transferiu para o SBT, que estava apostando em novelas. Na emissora de Silvio Santos, a atriz fez três protagonistas, uma atrás da outra, somando 3 anos de trabalho no SBT. Bianca Castanho trabalho em 2003, em Canavial de Paixões, em 2004, em Esmeralda e em 2006, em Cristal.

Depois de três anos no SBT, a atriz recebeu um convite de outra emissora, da Record, que duraria quatro anos, era outubro de 2006. A atriz aceitou e já tinha “agendado” o seu primeiro trabalho na emissora, que seria na novela prevista para estrear no ano seguinte, Caminhos do Coração.

Estava tudo certo para entrada de Bianca na novela do ano seguinte, mas ela acabou recebendo um outro convite que fez com que a sua estreia na Record acontecesse antes. Bianca Castanho entrou no elenco de Amor e Intrigas do diretor Edson Spinello. Na verdade, foi ele quem pediu que ela fizesse parte do elenco. Spinello já tinha trabalhado com Bianca na Rede Globo, quando ela fez parte de Malhação.

Com a entrada antecipada, Bianca Castanho acabou ficando de fora de Caminhos do Coração, mas voltou ao ar, em Promessas de Amor, em 2009. Bianca Castanho só passou pela telona uma única vez. Mesmo assim, a atriz fez uma pequena participação no filme de Daniel Filho, “A Partilha”.

Bianca Castanho: Vida Pessoal

Muito discreta, Bianca Castanho sempre conseguiu manter a sua vida privada longe do interesse da mídia. Depois de anos de namoro, a atriz casou-se em 13 de março de 2009, logo depois de terminar a novela que estava fazendo na Rede Record.

O seu marido é o empresário Henry Canfield. O casal escolheu a terra natal para fazer a cerimônia, que aconteceu no Rio Grande do Sul, em Gramado.

Em 18 de julho de 2012, nasceu a primeira filha de Bianca e Henry, Cecília. A menina nasceu de 8 meses, pesando menos de 2 quilos.

Cronologia da Carreira de Bianca Castanho

  • No ano de 1998: Apresentadora do “Ensaio Geral” e viveu Ana Sampaio em um episódio de “Você Decide”.
  • No ano de 1999: viveu Florinda em Terra Nostra.
  • No ano de 2000: viveu Ametista em Uga Uga.
  • No ano de 2001: participou do programa “A Turma do Didi” como Azazel e Juli Santana e foi Valéria Oliveira em Malhação.
  • No ano de 2002: viveu Clarissa em O Beijo do Vampiro.
  • No ano de 2003: viveu Clara em Canavial de Paixões.
  • No ano de 2004: viveu Esmeralda em Esmeralda (protagonista).
  • No ano de 2006: viveu Cristina em Cristal (protagonista).
  • No ano de 2007: viveu Antônia Fraga em Amor e Intrigas.
  • No ano de 2009: viveu Armanda em Promessas de Amor.
  • No ano de 2012 viveu Selima em Rei Davi.
  • No ano de 2013: viveu Beatriz em Dona Xepa.
  • No ano de 2014: viveu Zima em Milagres de Jesus.

Nos palcos:

  • Foi Fernanda em O Burguês Fidalgo, em 1999.
  • Foi Cordélia em Rei Lear, em 2001.
  • Foi Aline em A.M.I.G.A.S, em 2002.

Quem é Bianca Castanho?

Bianca Castanho é uma atriz que nasceu no Sul do país, no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria em 1979. Na sua família não possui ninguém do meio artístico, filha de Médico e artista plástica Bianca largou o curso que fazia de Fonoaudiologia para investir em sua carreira de atriz na Oficina de Atores da Globo.

Antes de se tornar atriz foi apresentadora do “Ensaio Geral”, série da TV educativa do Rio. Seu primeiro papel importante para sua carreira foi em 1999, na novela “Terra Nostra”, onde chamou a atenção de Raul Cortez que a convidou para atuar em uma peça, onde ganho o prêmio Qualidade Brasil 2000 por sua atuação. Fez mais alguns papéis na globo e depois foi para o SBT onde foi protagonista em três novelas. Atualmente é contratada da Rede Record. Em março deste ano a atriz se casou com o amigo de infância, o empresário Henry Canfield, em Gramado no Rio Grande do Sul.

Por Matheus Prado

Bianca Castanho Pereira

Além das novelas globais, ela também teve participação e até protagonismo em outra emissora no SBT nas novelas Esmeralda, Canavial de Paixões e cristal novelas exibidas nas telinhas do SBT, como na emissora não é conhecida por ter boas tramas, não fora. de grande audiência para época, porém novelas como terra nostra e o beijo do vampiro foram um estouro de audiência, na novela o beijo do vampiro que veio ao ar 2002 ela interpretou a Ciça onde na trama trabalhou com mitos da TV brasileira como Tarcísio Meira, Alexandre Borges, Deborah Secco, Francisco Cuoco e muitos outros que só agregaram experiência na sua carreira.

Bianca Castanho Pereira

Bianca Castanho Pereira

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bianca vc é muito lindaaaaaaaaaaaaaa

    rhaellin 19 de novembro de 2011 19:37
  • te adoro aconpanho tods as suas novelas cristal,canavial de paixoes,rei davi,esmeralda e mais otras ai te adoro bjo!!!

    EMMILY VITORIA 1 de fevereiro de 2012 9:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *