Abigail Izquierdo Ferreira, nascida no dia dez de junho do ano de 1922, na cidade de Salvador, Bahia. Filha de artistas como o ator Procópio Ferreira e a bailarina Aída Izquierdo. A menina resolveu então seguir os passos dos pais e foi para o mundo artístico, recebeu o pseudônimo de Bibi Ferreira e assim ficou conhecida. Bibi não se contentou apenas em ser atriz, mas também foi cantora, diretora e compositora.
Começo de Bibi Ferreira
Bibi começou cedo sua vida artística, para falar a verdade, começou muito cedo, pois foi aos vinte e quatro dias de vida, que Bibi substituiu uma boneca na peça Manhã de Sol. Na verdade isso aconteceu de improviso, já que a boneca sumiu pouco antes do espetáculo começar.
Com a separação de seus pais, a menina foi morar com a mãe na Espanha, por conta disto seu idioma até os quatro anos de vida foi somente o espanhol. Porem o pai lhe ensinou o português e o amor pela ópera. Não demorou muito para que Bibi voltasse ao Brasil, logo se tornou atriz mirim no Rio de Janeiro e entrou para o corpo de baile do Teatro Municipal na cidade, ficou no teatro por muito tempo, chegou até a estrear com seu pai.
Estréias de Bibi Ferreira
Foi no ano de 1941, que Bibi estreou nos palcos profissionalmente, ela interpretou a personagem Mirandolina, no espetáculo La Locandiera. Após três anos a atriz já montou sua companhia de teatro, conseguiu reunir nomes consagrados como Cacilda Becker, Maria Della Costa, Henriette Morineau. Logo depois foi para Portuga, onde ficou quatro anos tendo muito sucesso como diretora de teatro.
Bibi Ferreira nas Telinhas da Televisão
Abigail passou pela televisão e foi quem comandou o programa Brasil 60, a atriz também fez a inauguração da TV Excelsior, do programa líder de audiência Brasil 61 e teve o seu próprio programa, Bibi Sempre aos Domingos. Na TV Tupi fez Bibi Especial e Bibi ao Vivo.
Curiosidades sobre Bibi Ferreira
Sua data de nascimento em documentos está registrada como dia dez de junho de 1922, porém sua mãe dizia que Bibi nasceu no dia primeiro de junho, já seu pai confirmava que Bibi tinha nascido no dia quatro de junho, dentre tantas hipóteses seu aniversário sempre foi comemorado dia dez de junho, mas sempre ficou a dúvida.
Outra curiosidade relevante sobre Bibi Ferreira foi que aos nove anos de idade, a menina foi “barrada” na hora de fazer a matricula no Colégio Sion, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, o motivo era por ser filha de ator de teatro, uma total discriminação com a menina.
A atriz recebeu um premio de melhor comunicadora no festival internacional de cultura em Tóquio por conta de um programa que fazia na TV chamado, Curso de Alfabetização para Adultos. Em 2004, Abigail lançou um cd e um DVD que fazia a interpretação da cantora francesa Edith Piaf, o nome do disco era Bibi Canta Piaf.
Por Luiziane Acunha