Débora Duarte

Carreira

Débora Duarte

Débora Duarte

Nascida em uma família de atores, Débora Duarte começou a carreira de atriz com apenas 5 anos de idade na extinta TV Tupi, no seriado Ciranda Cirandinha. Filha da atriz Marisa Sanches e enteada do consagrado ator Lima Duarte, Débora adotou o sobrenome do padrasto numa forma de homenageá-lo.

Débora é a atriz que mais fez trabalhos na televisão, contando novelas, teleteatros, especiais, seriados e minisséries. Trabalhos que somam mais de 50, nos 53 anos de sua carreira como atriz, tendo trabalhado em todas as grandes emissoras do Brasil. Sem dúvidas ela participou e contribuiu para o crescimento da teledramaturgia brasileira. Atualmente ela interpreta a personagem Tertuliana na novela global das 7, “Tempos Modernos”.

Teve duas filhas, Daniela que é filha da atriz com outro grande ator, Gracindo Júnior, e Paloma, filha do cantor Antônio Marcos. Daniela e Débora resolveram seguir a carreira da mãe e também são atrizes.

Principais Papéis nas Novelas

Novelas

Novelas

“Tempos Modernos” é a trigésima novela na carreira de Débora Duarte. Sua primeira novela foi “Os Miseráveis” em 1958, quando tinha apenas oito anos de idade e interpretou a personagem Cosette.

Débora também participou das novelas “O Morro do Vento Uivante”, “Beto Rockfeller” e “João Juca Jr” nos extintos canais Excelsior e Tupi. Sua primeira novela na Rede Globo foi em 1971 em “Bicho do Mato” com a personagem Ruth.

Em 1989 fez a novela “Cortina de Vidro” no SBT, onde deu vida a personagem Giovanna, retornando em 1993 à Rede Globo na trama das seis, “Sonho Meu” fazendo a personagem Mariana. Em 2003, mais uma vez ela deixa a Rede Globo para estrelar “Canavial de Paixões” no SBT como Teresa Giácomo, retornado a Globo em 2004 em “Como uma Onda”, como Alice Prata.

Minisséries, Filmes e Seriados

Participação

Participação

Como começou sua carreira na TV Tupi, lá Débora fez diversas outras novelas que são também consideradas seriados por terem tido uma curta duração, a primeira, “Gutierritos, o Drama dos Humildes” teve duração de apenas três meses. Dentre esses curtos seriados Débora ainda participou de “Quem Casa com Maria?”, “A Outra”, “Ana Maria, Meu Amor”, “O Pecado de Cada Um” e mais diversos outros.

Também estrelou “Editora Mayo, Bom Dia”, na Rede Record e “Grande Pai” no SBT. Em 2008 ela fez uma participação no primeiro episódio do seriado humorístico “Dicas de um Sedutor” da Rede Globo, onde interpretou a mãe do personagem Carlos. E em 2009 participou de outro humorístico da mesma emissora, como a Moacira e “Toma Lá, Dá Cá”.

Em se tratando de minisséries, as de maior sucesso em que Débora participou foram: “O Quinto dos Infernos”, como Amália e “Hilda Furacão”, como Tia Sãozinha, ambas da Rede Globo. No cinema participou de apenas três filmes: “A Menina do Lado X”, “Pontal da Solidão” e “Celeste”.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ELA MERECE ESSE ESPAÇO. DÉBORA É ÓTIMA ATRIZ, COM RARAS RESTRIÇÕES.

    RONNIE 28 de fevereiro de 2011 8:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *