Denise Weinberg

Nascida na cidade do Rio de Janeiro, no dia vinte e seis do mês de abril do ano de 1956, Denise Espíndola Weinberg mais conhecida apenas como Denise Weinberg é uma das grandes atrizes brasileiras, inclusive no ano de 2006 ganhou o prêmio “Shell” (melhor atriz pela peça Oração para um Pé de Chinelo) e o prêmio “APCA” de melhor atriz (pela mesma montagem).

Denise

A atriz também se dedicou a carreira de diretora teatral, fundou o grupo Tapa e a oficina de teatro (do mesmo grupo), dedicou vinte e um anos de sua vida a esse trabalho.

Denise ganhou também dois outros prêmios Molière, por seu papel de melhor atriz com a peça Vestido de Noiva de 1994, e A Megera Domada de 1991. Outros prêmios que a atriz ganhou foram três Prêmios Mambembes pelas peças Do Fundo do Lago Escuro em 1997, Vestido de Noiva em 1994 e também Viúva, Porém Honesta em 1987.

No cinema foi premiada pelos filmes BMW Vermelho em 2001, um curta-metragem de Eduardo Ramos, Quase Nada em 2000 de Sergio Resende e também premio pela encenação Em Nome do Pai de Julio Pessoa (também em 2000), outro curta-metragem.

Atuações

Denise atuou em Apenas um Conto de Fadas, no ano de 1979. No ano seguinte fez O Anel e a Rosa, em 1981 fez Trágico Acidente Destronou Tereza e, logo (1982) fez Tempo Quente na Floresta Azul.

No ano de 1983, Denise fez Viúva, Porém Honesta, em 1984 encenou Tio Vânia, a encenação da atriz neste espetáculo lhe rendeu indicação ao prêmio Mambembe por ser a melhor atriz.

No ano de 2000, a atriz deixou o grupo Tapa e trabalhou sob a direção de Ariela Goldmann no espetáculo O Acidente, de Bosco Brasil. E não parou, em 2001 estava como protagonista de As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant.

Peça

Após três anos a atriz surpreendeu todos com a performance de uma mulher que envenenava homens solteiros e sozinhos, essa trama era uma comédia Arsênico e Alfazema, dirigido por Alexandre Reinecke e autoria de Joseph Kesselring.

Denise nas telinhas do cinema

Denise também fez papeis importantes nas telinhas de cinema, começou fazendo Margot em Guerra de Canudos no ano de 1997, Esposa de Queirós em O Imperador e o Rei no ano de 1999, BMW Vermelho no ano de 2000, Idalina em Quase Nada também em 2000, Lost Zweing em 2002, Em Nome do Pai, no mesmo ano. Em 2003 fez Magdalena Weinert no filme My Father Rua Alguem 5555, no ano seguinte estava no filme Onde Anda Você.

Filmes

Em 2008 participou do filme Linha de Passe, e, ano passado foi a Ruiva em Salve Geral.

Últimos trabalhos

Nas telinhas de TV em 2008, Denise teve sua estréia na TV com Alice no canal da HBO.
Ano passado foi Amália Matarazzo em Maysa, Quando Fala o Coração e neste ano foi Alice de Oliveira em Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *