Qual a Idade da Mônica Filha do Maurício de Sousa?

Inspiração para a criação da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, Mônica Spada e Sousa, é filha do cartunista e empresário Maurício de Sousa. Nascida no dia 28 de setembro de 1960 ela tornou-se uma importante empresária dentro das empresas do pai. Ficou curioso para saber mais sobre a verdadeira Mônica e a criação da Turma da Mônica? Continue lendo!

Mônica Spada e Sousa: Família

Mônica é fruto do primeiro casamento de Mauricio de Sousa com Marilene Spada e a segunda filha mais velha. Por ordem de nascimento o casal teve: Mariângela (inspiração para a criação de Maria Cebola, a irmã do Cebolinha), Magali (inspiração para a criação da melhor amiga da Mônica) e Mauricio Spada (que inspirou a criação do Professor Spada/Dr. Spam), ele faleceu em 2016.

Mônica Spada e Sousa

Mônica Spada e Sousa

O cartunista teve outros seis filhos, frutos de outros relacionamentos, são eles com seus respectivos personagens na Turma da Mônica: Maurício Takeda e Sousa (Do Contra), Mauro Takeda e Sousa (Nimbus), Marina Takeda e Sousa (Marina), as gêmeas Vanda Signorelli e Sousa e Valéria Signorelli e Sousa (Vanda e Valéria) e Marcelo Pereira de Sousa (Marcelinho).

A Criação da Mônica

Maurício de Sousa desenhava desde criança e tinha o sonho de ganhar a vida com esse talento. Em 1954 começou a procurar trabalho como desenhista em jornais de São Paulo, mas só conseguiu vaga como repórter policial no jornal Folha da Manhã. Por cinco anos ele trabalhou escrevendo reportagens desse tema com ilustrações bem aceitas pelo público. Em 18 de julho de 1959 ele começou a trabalhar desenhando quadrinhos, a primeira história tinha como personagem principal cãozinho Bidu.

Acompanhando Bidu estava seu dono Franjinha, juntou-se a eles Cebolinha em 1960. Em 1963 Mauricio criou Mônica, a personagem foi uma resposta a um colega jornalista que disse que o cartunista era misógino por não desenhar personagens femininas em suas tirinhas. A personagem estreou nas tirinhas em 03 de março de 1963 no caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo. Não demorou para que a personagem se tornasse a protagonista.

Características da Personagem

Mauricio se inspirou em sua filha Mônica, que na época da criação da personagem tinha apenas três anos de idade. A menina tinha gênio forte e demonstrava que ficaria levemente dentuça, gorducha e baixinha. A filha do desenhista tinha um bichinho de pelúcia inseparável, um coelho amarelo. Nos quadrinhos o coelho se tornou azul, mas não foi esquecido.

A Descoberta

Mônica soube que era a inspiração para a criação da personagem do pai quando tinha entre 7 e 8 anos. Uma amiga da escola disse que ela era a Mônica que aparecia nas tirinhas da Folha. A menina ficou curiosa e então ela perguntou ao pai se isso era verdade, ele disse que sim, a aceitação foi rápida.

Para Sempre Sete Anos

Uma curiosidade sobre os personagens da Turma da Mônica é que eles sempre celebram o aniversário de sete anos quando essa data chega. Já virou uma piada recorrente rir do fato de que os personagens nunca envelhecem, eles serão crianças para sempre podendo dialogar com as crianças de várias gerações.

Turma da Mônica

Turma da Mônica

Para atender ao desejo dos adolescentes de continuar lendo Turma da Mônica foi criada a versão Jovem da turminha em estilo mangá. Os personagens são adolescentes nessa versão vivenciando experiências dessa fase da vida como namoros e dificuldades de relacionamento com os colegas de escola. Mas, a verdade é que para muitas pessoas Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão continuarão tendo sete anos para sempre. Quando será que eles vão soprar a próxima velinha de aniversário?

Carreira de Mônica Spada e Sousa

Mauricio de Sousa sempre abriu oportunidades para que os filhos trabalhassem em suas empresas, mas fez questão de que todos iniciassem de acordo com seu nível de qualificação. Com 18 anos de idade, Mônica, começou a trabalhar na lojinha do parque da Turma da Mônica e percebeu que gostava de vendas.

O passo seguinte foi trabalhar no departamento comercial da companhia, depois de muito tempo aprendendo como tudo funciona passou a ocupar a função de diretora executiva de vendas da empresa. Uma carreira construída com muito trabalho especialmente pelas cobranças do pai.

Empresa Multifacetada

O Grupo Mauricio de Sousa Produções é bastante diversificado sendo muito mais do que as revistas da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem. Os quadrinhos criados pelo pai de Mônica tem reconhecimento internacional já tendo sido adaptados para desenhos animados, filmes (animações e live action), videogames e até parques de diversão.

Há ampla gama de licenciamentos dos personagens da Turma da Mônica, uma curiosidade é que o primeiro uso em publicidade de um personagem de Mauricio foi o elefante Jotalhão numa embalagem e comercial de molho de tomate. No filme publicitário Mônica aparecia e conversava com o elefante.

Engajamento

Mônica Sousa se juntou a entidade ONU Mulheres para aumentar o impacto da Turma da Mônica para o encorajamento da autonomia feminina em meninas de idades diferentes. Também foi responsável pela criação do projeto Donas da Rua em 2016.

Nesse mesmo ano foi uma das vencedoras do 12° Prêmio Excelência Mulher 2016. No ano de 2017 foi nomeada com o título Winning Women, da EY Entrepreneurial Winning Women Brasil.

Bom Relacionamento Familiar

Mônica Spada e Sousa e o Pai Maurício de Sousa

Magalli Sousa e Mauricio de Sousa

Se tem uma coisa que fica bem clara quando se veem fotos dos filhos de Mauricio de Souza com ele é o bom clima familiar existente. Sendo um pai coruja o cartunista fez todo o possível para manter os nove filhos residindo próximo da sua casa. Apenas Magali mora em outra cidade, Belo Horizonte, todos os demais moram em São Paulo e nas imediações.

Sempre que possível os filhos se reúnem para passar um tempo com o pai, para Mauricio os momentos em família são imprescindíveis. Embora tenha a grande tristeza de ter perdido o filho Mauricio Spada e Sousa o cartunista sabe que é muito difícil conseguir o que ele conquistou, uma família unida e feliz com todo o legado construído por ele. Os irmãos demonstram gostar muito uns dos outros e viver bem para fazer a alegria de Mauricio que adora reuniões familiares.

Gostou de saber mais sobre Mônica Spada e Sousa e a Turma da Mônica? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *