“Podem me chamar de Greta Gerwig”, mas o seu nome de batismo é Greta Celeste Geewig. A atriz norte-americana, de 31 anos, nasceu em 4 de agosto de 1983, na cidade de Sacramento, na Califórnia. Greta não é somente uma atriz, ela também entende o que acontece do outro lado da câmera, é roteira e também diretora. Casada com Noah Baumbach, a jovem atriz de ascendência alemã, consegue manter a vida privada longe dos curiosos.
Aliás, Greta é bem conhecida e lembrada pela sua participação no movimento cinematográfica nova-iorquino, Mumblecore, e também pela sua participação no filme de Woody Allen, Rome With Love e de Noah, o seu marido, Frances Ha.
Biografia de Greta Gerwing
A atriz, roteirista e diretora, Greta Gerwing não nasceu em uma filha de artistas, a mãe era enfermeira, Christine Sauer e o pai um programador e consultor financeiro, Gordon Gerwing. A origem da filha é um pouco mistura, inglesa, alemã e irlandesa, mas ela recebeu uma criação liberal, nada de rigidez por parte dos pais.
Porém, a Greta frequentou uma escola católica, a Unitário-Universalismo. Nas entrevistas, quando fala da sua infância, se descreve como uma criança “tensa” e diz que sempre demonstrou interesse pelas artes. Mas, não só interpretação, dançar, a música sempre foram paixões. Ela chegou a conseguir um diploma de Teatro e Musical em New York.
Porém, ela chegou a se formar na Universidade de Columbia em Filosofia e Inglês, mas nesta época, o seu grande desejo mesmo era ser uma dramaturga, porém, a vida a levou para outros ares do cinema. Ainda na faculdadefoi convidada para interpretar um papel no filme indie “LOL” de Joe Swanberg. A experiência fez Greta descobrir uma nova paixão que ela nem sabia que estava guardada.
Sobre a Carreira de Greta Gerwing
O primeiro filme de Greta foi “LOL”, como falamos anteriormente, cuja estreia foi em 2006 e ela ganhou um pequeno papel, mas que já bastou para que entedesse o que gostaria de fazer, além de ficar atrás das câmeras.
Dessa primeira atuação, Greta virou parceira do movimento artístico cinematográfico independente de New York, o chamado Mumblecore, que deu a ela uma grande visibilidade.
O segundo filme que participou foi “Hannah Takes the Stairs”, no ano de 2007, cujo diretor era Joe Swanberg, novamente e dessa vez, Greta participou da construção do roteiro também. Além disso, ela foi a protagonista do filme.
Em 2008, Greta participou de outros filmes, como o do diretor Jay Duplass e Mark Duplass, “Baghead”, de Mary Bronstein, “Yeast” e estreou como diretora ao lado de Joe. Mais uma parceria entre os dois e dessa vez no filme, “Nights and Weekends”. No mesmo ano, Greta ainda participou do curta “Quick Feet, Soft Hands” e do longa “I Though You Finally Completely Lost It”.
No ano seguinte, mais um trabalho no cinema, no longa “You Wont Miss Me”, de Ry Russo-Young, também o curta “Family Tree” e mais um filme, para televisão, “Une aventure New-Yorkaise”. Por último, um filme que agradou muito os críticos, “The House of the Devil”, de terror.
Os Trabalhos de Greta Gerwing de 2010 aos Dias de Hoje
Greta Gerwing não parou de trabalhar, em 2010, ela fez um dos papéis que mais a destacaram e recebeu muitos elogios por sua atuação. Ela era Florence, no “Greenberg”, filme de Noah Baumbach. Greta era protagonista ao lado de Ben Stiller.
Graças a atuação no filme do diretor e marido, Greta foi indicada ao Independent Spirit Award, como melhor atriz. Também recebeu outra indicação no Athena Film Festival. No mesmo ano, Greta foi convidada para dublar personagens de desenhos de adultos da China e ainda, estrelou mais dois filmes independentes: Northern Comfort e Art House.
No ano de 2011 fez uma perquena perticipação em “Sexo sem Compromisso”, de Ivan Reitman, cujos protagonistas eram Ashton Kutcher e Natalie Portman. Ainda em 2011, viveu o papel principal de “Damsels in Distress”, era Violet e no mesmo ano, trabalho em “The Dish & the Spoon” e no filme estrelado por Russell Brand, “Arthurs”.
No ano de 2012, viveu Sally no filme de Woody Allen, “To Rome With Love”. No mesmo ano, trabalhou no filme “Lola Versus”, era a protagonista e ainda, escreveu junto com o marido, o filme “Frances Ha”, que foi aclamado pela crítica.
Veja A Filmografia De Greta Gerwing
Para quem é muito fã, a seguir a lista completa de filmes que a atriz participou desde do início da carreira e os papéis por ela vivido. Veja!
- LOL em 2006, como Greta.
- Hannah Takes the Stairs em 2007, como Hannah.
- Baghead em 2008, como Michelle.
- Yeast em 2008, como Gen.
- Nights and Weekens em 2008, como Mattie.
- Quick Feet, Soft Hands em 2008, como Lisa – curta-metragem.
- I Thought You Finally Completely Lost It em 2009, como Greta.
- You Wont Miss Me em 2009, como Bridget.
- The House of the Devil em 2009, como Megan.
- Une aventure New-Yorkaise em 2009, como Tamera – filme para televisão.
- Family Tree, em 2009, como Fernanda – curta-metragem.
- Greenberg, em 2010 como Florence Marr (veja a seguir as indicações que a atriz recebeu por essa atuação)
- Art House, em 2010, como Nora Ohr.
- Northern Comfort, como Cassandra (também escreveu) o filme recebeu a indicação de Melhor Filme do Southern New England Indie Film Fest.
- The Dish & the Spoon, em 2010 como Rose.
- No Strings Attached, em 2011 como Patrice.
- Damsels in Distress em 2011, como Violet.
- Arthur em 2011, como Naomi Quinn.
- Il China, dublagem, em 2011, dava voz ao Pony.
- To Rome with Love, em 2012, como Sally.
- Lola Versus em 2012, como Lola.
- Frances Ha, como Frances em 2012.
Indicação Para Prêmios:
Em 2010, Greenberg, como melhor atriz:
- Athena Film Festival
- Independent Spirit Award
- Gotham Independent Film Award
- Central Ohio Film Critics
- Detroit Film Critics Society Award – coadjuvante e revelação
- Association Award de Melhor Revelação
Depois de um início de carreira promissor e também atuando muito bem como roteirista e diretora, a atriz Greta Gerwing está um pouco sumida. O último sucesso foi em 2012 e nos anos de 2013 e 2014, a atriz não esteve à frente e nem participou de nenhum projeto. Os fãs aguardam para saber qual será a nova investida da atriz, se na frente ou atrás das câmeras.
A atriz e cineasta Greta Gerwing nasceu no dia 4 do mês de agosto do ano de 1983, na cidade de Sacramento, na Califórnia, sua mãe é enfermeira e se chama Christine, seu pai programador de computador e consultor financeiro, se chama Gerwing Gordon.
No ano de 2006, a atriz gravou “LOL”, interpretando Greta e no ano de 2007, que foi quando estourou em sua carreira, gravou “Hannah Takes the Stairs”, interpretando Hannah e neste trabalho, foi também a co-roteirista. No ano de 2008, gravou “Baghead”, interpretando Michelle, “Yeast Levedura”, interpretando Gen, “Noites e fins de semana”, interpretando Mattie e nesta gravação ela foi co-roteirista e co-diretora, e “Finalmente Completamente Perdido”, como Greta.
No ano de 2009, gravou “Você costuma” interpretando Miss Me, “A Casa do Diabo” interpretando Megan e “Árvore da Família”. No ano de 2010, gravou “Greenberg” interpretando Florence Marr, “Art House” interpretando Nora Ohr, “Conforto do Norte” interpretando Cassandra e “A louça e os Spoon” interpretando Rose e para esse ano de 2011, gravou “No Strings Attached” interpretando Patrice e “Arthur”.