A atriz Helena Ranaldi Nogueira nasceu no dia 24 de maio de 1966 na cidade de São Paulo. Além de atriz, Helena, também trabalhou como modelo, o desejo de seguir pela carreira artística já aparecia aos dez anos de idade quando ela gostava de brincar de atuar no espelho de sua mãe. Depois de algum tempo Helena começou a fazer alguns trabalhos como modelo e como atriz em comerciais.
A Carreira de Helena Ranaldi
A carreira de Helena começou a se consolidar em uma promessa de futuro quando ela ficou entre as cinco finalistas de um importante concurso de modelos, o Supermodel of the World de 1989. Tratava-se da etapa brasileira do concurso que era realizado pela Ford Models americana. O primeiro lugar desse concurso ficou com a modelo Adriana de Oliveira.
Helena ganhou algum dinheiro no concurso e então fez um curso de teatro. Quando estava com 23 anos de idade ela se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro para se dedicar ainda mais a carreira artística. A partir de então as coisas começaram a acontecer para levar Helena para a posição de uma das atrizes mais constantes na TV.
Carreira de Atriz na TV
A carreira de atriz de Helena na TV começou na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão” da extinta Rede Manchete em que interpretou Stefânia. Em 1991 Helena também participou da novela “Amazônia”, também na Manchete. Depois desse trabalho ela se mudou para a Rede Globo e em 1992 viveu a personagem Nina em “Despedida de Solteiro”.
Casamento e Carreira de Apresentadora
Durante as gravações da novela “Olho por Olho” Helena conheceu o diretor Ricardo Waddington e os dois se casaram. Do casamento nasceu Pedro, o único filho de Helena. No ano de 1996 Helena teve a sua primeira experiência como apresentadora ao lado de Pedro Bial no dominical “Fantástico”.
Anjo de Mim e a Boa Fase
A experiência a frente do Fantástico não durou muito visto que em julho de 1996 a atriz foi convidada para integrar o elenco de Anjo de Mim. A trama era dirigida pelo marido de Helena e a atriz ficou com um dos papéis principais. Se alguém pensou que a atriz havia conseguir o papel somente por causa do marido nos anos seguintes veio a confirmação de que não, pois Helena emplacou uma série de bons trabalhos.
Manoel Carlos
O autor de novelas Manoel Carlos se tornou um grande parceiro de trabalhos de Helena Ranaldi uma vez que boa parte dos trabalhos de destaque da atriz foram escritos por ele. No ano 2000 a atriz interpretou a teimosa veterinária Cíntia. Já em 2001 foi a submissa Lúcia, de “Presença de Anita”, que era casada com o escrito Nando (José Mayer) que se envolvia numa relação perigosa com a jovem Anita (Mel Lisboa).
Em 2003 veio o papel da professora de educação física Raquel em “Mulheres Apaixonadas” que além de viver fugindo de um ex-marido violento se envolvia com um aluno da escola em que dava aulas.
Coração de Estudante
O ano de 2002 foi bastante positivo para Helena que emplacou uma protagonista, a novela das 18h “Coração de Estudante”. Na trama ela vivia a advogada idealista Clara e seu par romântico foi Fábio Assunção. Uma novela que mesmo estando nessa faixa de horário ganhou um bom destaque.
Outros Trabalhos
No ano de 2004 foi a vez de integrar o elenco da minissérie “Um Só Coração” como Lídia, uma personagem judia que vivia um romance proibido com Frederico. Depois disso Helena passou por dificuldades entrando no elenco de duas tramas em que não se destacou como em “Senhora do Destino” em que era Yara. Uma empresária que desejava ser mãe, mas não tinha dinheiro para o tratamento de produção independente.
A solução foi enganar o jovem Plínio – filho da protagonista Maria do Carmo – para que mesmo sem saber ele ser o pai do seu bebê. Depois de sumir Yara retorna para deixar o bebê com Plínio uma vez que não tem como sustenta-lo. Também não foi bom o trabalho em “Páginas da Vida” em que Helena viveu a personagem Márcia que perdeu o sentido dentro da trama. O ator Antônio Calloni que interpretava o seu marido precisou se afastar da novela devido ao estresse e ao cansaço.
Dedina – A Primeira Dama de Triunfo
No ano de 2008 a atriz recebeu um dos principais papéis da carreira, a primeira-dama da cidade fictícia de Triunfo da novela “A Favorita”. Durante a trama a confusa primeira-dama traiu seu marido com o melhor amigo dele o operário Damião interpretado por Malvino Salvador. O triangulo amoroso entre a esposa infiel e os dois melhores amigos fez com que a audiência da novela subisse bastante. A personagem acabou tendo um fim bastante triste depois de ser rejeitada pelos dois.
Bodas de Papel
Após muitos anos de sucesso na TV, Helena, estreou no cinema com o filme Bodas de Papel. Uma atriz que é bastante lembrada por seus trabalhos na TV, mas que ainda não tinha participado de produções para as telonas.
Vilã
Talvez por ter um rosto muito doce Helena nunca interpretou uma vilã, o máximo foi fazer personagens que tinham algum desequilíbrio emocional como a Malena de Olho no Olho ou mesmo a Suzana de Quatro por Quatro. Em A Favorita, com Dedina, foi quando Helena mais se aproximou de ser uma vilã, mas na verdade a personagem estava infeliz no seu casamento e encontrou uma válvula de escape com o amigo do marido.
Malhação
No ano de 2010 foi a vez de Helena trabalhar em “Malhação” como a diretora do colégio “Primeira Opção”. A diretora Tereza era uma mulher culta que buscava ter uma relação saudável e próxima com os seus alunos.
Horário Nobre
O retorno de Helena para a faixa das 21h aconteceu como a personagem Chiara Passarelli que surge em “Fina Estampa” para atrapalhar o namoro do ex-marido interpretado por Carlos Casagrande. A personagem descobre estar com uma doença terminal e quer tentar retomar a relação.
No ano de 2014 Helena voltou a trabalhar com Manoel Carlos na novela “Em Família” como a pianista Verônica que vive uma relação complicada com o temperamental Laerte (Gabriel Braga Nunes).
Helena Ranaldi Fotos
A atriz teve retorno as telinhas na série carcereiros da rede Globo onde viveu Leila a esposa de um delegado que está desaparecido há algum tempo, na trama ela vive cenas muita dramáticas e com um tom de agonia pelo desaparecimento do marido. Indiscutível que sua atuação foi ótima e que vem chamando atenção, a série por si só se faz de grande sucesso, pela trama que conta com é a vida dos carcereiros de um presídio onde tem o ator Rodrigo Lombardi como ator principal vivendo o papel do Adriano. Sem sombra de dúvidas com participações pra lá de especiais a série vem de grande sucesso.