A atriz Kim Basinger ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em “Los Angeles – Cidade Proibida”. Ela já foi casada com o ator Alec Baldwin.
Saiba mais sobre a carreira e a vida de Kim Bassinger.
Nascida em 8 de dezembro de 1953 em Atenas, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, Kim fez diversos comerciais de TV e foi modelo topo antes de fazer sua estreia no cinema em “Hard Country”. Outros filmes de sua carreira incluem “Nove e Meia Semanas de Amor”, “8 Mile – Rua das Ilusões” e “Sentinela”. Em 1997, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “Los Angeles – Cidade Proibida”.
Início da Vida e Carreira
Filha de um músico e uma dançarina, Kim cresceu cercada pela arte, seria difícil que ela seguisse outra carreira que não fosse ligada ao mundo artístico. Ela fazia aulas de dança na infância, e na adolescência começou a participar de concursos de beleza. Ela ganhou o título de Miss Júnior Geórgia e competiu no evento nacional Miss Júnior, em Nova York.
Enquanto estava em Nova York, Kim chamou a atenção de um agente de modelos, que a abordou. Ela logo conseguiu um contrato e se tornou famosa como modelo ao fazer trabalhos como garota propaganda do Breck Shampoo.
A Carreira no Cinema
Em meados dos anos 1970, Kim Basinger se mudou para Los Angeles para ir em busca do seu sonho de se tornar atriz. Ela conseguiu participações em peças de teatro pequenas, apareceu em algumas séries, como “As Panteras”. Em 1978, a atriz estrelou o filme de “Katie: Portrait of a Centerfold”. Ela também interpretou a personagem Lorene Rogers na minissérie “From Here to Eternity”, em 1979.
Basinger fez sua estreia no cinema no drama de 1981 ocidental “Hard Country”. Dois anos mais tarde, sua carreira começou a decolar ao participar de “007 Nunca Mais Outra Vez”, estrelado por Sean Connery. Interpretar uma “Bond Girl”, nome dado às namoradas de James Bond, foi um divisor de águas na sua carreira. Outros trabalhos de destaque vieram em seguida, incluindo “Nove e Meia Semanas de Amor”, com Mickey Rourke e “Batman”, com Michael Keaton.
Com a chegada da fama, sua conta bancária começou a aumentar cada vez mais. Entretanto, Kim Basinger se tornou conhecida por suas decisões pouco comuns no quesito negócios. Em 1989, ela e alguns outros investidores compraram a cidade de Braselton, na Geórgia, por 20 milhões de dólares. Basinger procurou fazer da comunidade perto de Atlanta um destino turístico, mas acabou vendendo-a cinco anos mais tarde após passar por problemas financeiros.
Vida Pessoal de Kim Bassinger
Durante as filmagens de “Uma Loira em Minha Vida”, Kim Basinger se apaixonou por seu par romântico, o ator Alec Baldwin. Os dois se casaram em 1993, tornando-se um dos casais inconstantes e atraentes de Hollywood. Este foi o segundo casamento de Kim. Seu primeiro marido foi o maquiador Ron Britton. Mais tarde, ele escreveu um livro contando tudo sobre seu relacionamento, que foi publicado em 1998. Kim e Alec tiveram uma filha em 1995, a menina recebeu o nome de Ireland.
A carreira de Kim passou por alguns problemas neste período. Em 1993, ela iniciou uma intensa batalha na justiça depois de quebrar um acordo verbal para aparecer no filme “Encaixotando Helena”. O tribunal concedeu a vitória aos produtores do filme, ordenando a atriz a pagar milhões por quebra de contrato. O caso foi posteriormente anulado após recurso.
Em 1997, Kim teve um dos papéis mais marcantes de sua carreira em “Los Angeles – Cidade Proibida”. Ela fez o papel de uma prostituta que fazia de tudo para ser parecida com a atriz Veronica Lake. Kim ganhou um Oscar por seu trabalho no filme. Apesar de toda a aclamação, a atriz passou a aparecer mais nas manchetes do que em papéis no cinema. Ela pediu o divórcio de seu marido, Alec Baldwin, em 2001 e passou anos disputando a guarda da filha na justiça.
Trabalhos Recentes de Kim Bassinger
Após seu divórcio, Kim Basinger conseguiu alguns papéis importantes no cinema. Ela voltou a trabalhar com o diretor de “Los Angeles – Cidade Proibida”, Curtis Hanson, no drama “8 Mile – Rua das Ilusões” (2002), estrelado pelo rapper Eminem. Dois anos depois, ela co-estrelou ao lado de Jeff Bridges o filme “Provocação” e “Cellular – Ligação de Alto Risco”, com Chris Evans e Jason Statham.
Os trabalhos seguintes de sua carreira incluem “A Morte e Vida de Charlie” (2010), com Zac Efron, e “Ajuste de Contas” (2013) com Robert De Niro e Sylvester Stallone. Ela também voltou a trabalhar como modelo, assinando um contrato com a IMG Models em 2013.
Curiosidades Sobre Kim Bassinger
- A atriz Kim Bassinger tem 1,71 m de altura.
- É uma das atrizes mais sensuais e mais conhecidas de Hollywood desde os anos 80.
- Ganhou Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1998 por seu papel no filme “Los Angeles – Cidade Proibida”. Seus colegas de elenco eram: Kevin Spacey, Russell Crowe e Guy Pierce. Ela também ganhou um Globo de Ouro pelo mesmo papel.
- Co-estrelou o filme “Batman” (1989) de Tim Burton. Michael Keaton interpretou personagem título e o vilão Coringa foi interpretado por Jack Nicholson.
- Contracenou com Richard Gere duas vezes, nos filmes: “Desejos” e “Sem Perdão”. “Desejos é um suspense romântico que também conta com Uma Thurman e Eric Roberts (irmão mais velho de Julia Roberts) no elenco. “Sem Perdão” é um filme de ação de 1986.
- No filme “8 Mile – Rua das Ilusões”, ela contracenou com o rapper Eminem e a falecida atriz Brittany Murphy. Ela interpretou a mãe do personagem de Eminem. Um fato curioso é que o rapper é apenas 19 anos mais novo do que Kim.
- Em toda a sua carreira ela já contracenou com nomes como: Val Kilmer, John Corbett (duas vezes), Zac Efron, Charlize Theron, Al Pacino, Michael Douglas, Eva Longoria, Ray Liotta, Chris Evans, Julia Roberts, Alec Baldwin (duas vezes), Jeff Bridges (duas vezes), Bruce Willis, Robert Redford, Glenn Close, Burt Reynolds, Julie Andrews, Sean Connery, etc.
Kim Basinger é uma atriz e ex-modelo americana nascida em 1953 na Georgia. Ela passou a maior parte de sua infância estudando balé, mas quanto tinha 16 anos, ela começou a trabalhar como modelo tendo vencido um concurso de beleza. Ela, então, ganhou o título “Miss Junior Georgia”. Depois disso, Kim competiu no Miss Júnior Nacional e assinou um contrato com a Agência de Modelos Ford.
Pouco tempo depois de ter entrado para a agência, Kim começou a sair na capa de várias revistas. Ela passou então a frequentar aulas de interpretação, e depois de cinco anos como modelo se mudou para Los Angeles para atuar. Depois de ter papéis como convidada em programas de TV como Starsky e Hutch e As Panteras, seu primeiro papel em um longa-metragem foi no filme Katie: Portrait of a Centerfold (1978) no qual ela interpretou uma mulher que vai para Hollywood para se tornar uma atriz.