Fernanda Costa Campos Cotote é a nova grande estrela da Rede Globo, mas nós a conhecemos apenas como Nanda Costa. Depois de um prenuncio de sucesso em “Viver a Vida”, que parecia que não ia se concretizar, eis que a atriz conquistou o posto mais cobiçado da maior emissora do Brasil.
A mocinha da novela de Glória Perez, Salve Jorge, sofreu bastante para chegar nesse posto e ainda enfrenta algum preconceito pelo fato de ser uma protagonista não muito famosa. Seja como for é válido dizer que não é fácil conquistar um papel importante desses e que ter a confiança de Glória Perez já é uma grande vitória.
Para quem tem curiosidade para saber mais sobre a vida de Nanda Costa, a sua vida profissional, como e porque se tornou atriz não pode deixar de ler o texto a seguir. Tudo o que você sempre quis saber para que a moça deixe de ser uma “nada consta”.
A Vida de Nanda Costa
A atroz nasceu na cidade de Parati, Rio de Janeiro, e estreou na TV em 2006 como a Madá da novela Cobras e Lagartos já na Rede Globo. A partir de 2008 ela se dedicou a fazer cinema nacional ganhando inclusive vários prêmios como melhor atriz.
Em paralelo a carreira no cinema Nanda Costa atuou como Dolores Duran no especial da Rede Globo “Por Toda a Minha Vida”. Também participou de um episódio de Ó, Pai Ó na mesma emissora. Porém, o grande destaque e reconhecimento na TV veio quando ela interpretou a maldosa Soraia de Viver a Vida, em 2009.
Teve também uma participação especial na série “Clandestinos – O Sonho Começou” e o filme que impulsionou a sua carreira, o fortíssimo “Sonhos Roubados”. Em 2011 participou da minissérie “Amor em 4 Atos”, na novela “Cordel Encantado”, fez uma peça, um filme e passou a ser do time de protagonistas.
As Várias de Nanda Costa
Veja agora detalhadamente os anos e produções das quais a atriz participou, é bem provável que você descubra que já tinha visto Nanda Costa antes, só não se lembrava disso.
Ao contrário do que muitos dizem a atriz não começou ontem e já tem um currículo respeitável que lhe confere experiência para um papel tão importante como o de Morena Ribeiro.
Carreira na TV
- 2006 – Novela Cobras e Lagartos (Globo) – Personagem: Madá (Maria Madalena Padilha)
- 2008 – Por Toda a Minha Vida (Globo) – Personagem: Dolores Duran – Episódio Dolores Duran
- 2008 – Ó Pai, Ó (Globo) – Personagem: Quenga – Episódio: A Quenga do Matagal
- 2009 – Viver a Vida (Globo) – Personagem: Soraia Villela
- 2010 – Episódio Especial (Globo) – Personagem: Ela mesma – Participação especial
- 2010 – Clandestinos – O Sonho Começou (Globo) – Personagem: Ela mesma – Episódio: Último Episódio
- 2011 – Amor em 4 Atos (Globo) – Personagem: Moça – Episódio: Folhetim & Vitrines
- 2011 – Cordel Encantado (Globo) – Personagem: Lilica (Lillian Desireé)
- 2012 – Salve Jorge (Globo) – Personagem: Morena Ribeiro
Carreira no Cinema
Nanda Costa tem uma carreira bastante interessante e diversificada no cinema, vale a pena conferir.
- 2008 – Sexo Com Amor? – Personagem: Juliana
- 2009 – Bezerra de Menezes – Personagem: Senhora
- 2009 – Carmo – Personagem: Rosália
- 2009 – Um Homem Qualquer – Personagem: Lia
- 2010 – Sonhos Roubados – Personagem: Jéssica
- 2011 – Febre do Rato – Personagem: Eneida
- 2012 – Gonzaga de Pai Para Filho – Personagem: Odaléia Guedes
Carreira de Nanda Costa no Teatro
- 2011 – A República em Laguna – Personagem: Anita Garibaldi
Prêmios da Carreira de Nanda Costa
- 2010 – Melhor Atriz no Festival do Rio pelo filme Sonhos Roubados
- 2010 – Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro de Paris pelo filme Sonhos Roubados
- 2010 – Melhor Atriz no Festival de Brazilian Film Festival of Miami pelo filme Sonhos Roubados
- 2010 – Melhor Atriz no Festival de Festival de Biarritz pelo filme Sonhos Roubados
- 2011 – Melhor Atriz no Festival de Cinema de Paulínia pelo filme Febre do Rato
Jéssica de Sonhos Roubados
A carreira de Nanda Costa ganhou um grande impulso após viver a prostitua Jéssica de Sonhos Roubados em 2010. A personagem que lhe rendeu vários prêmios como melhor atriz mostrou a realidade de garotas que encontram na prostituição a única forma de sobreviver no morro.
No longa a personagem é uma adolescente que já tem uma filha e precisa sustenta-la, porém, a família do pai da criança tenta a todo custo tirar a guarda dela pelo fato de avó paterna ser religiosa e não tolerar o fato de Jéssica se prostituir. Um filme forte e que exigiu de Nanda uma grande imersão no universo de Jéssica.
Uma coisa curiosa é que de certa forma Jéssica tem semelhanças com Morena, uma vez que as duas tiveram filhos muito cedo. Embora, a personagem de Salve Jorge tenha encontrado outra forma de ganhar a vida, o que não foi uma opção para Jéssica.
Febre do Rato
Esse filme também foi transformador na carreira de Nanda Costa, o título é uma expressão famosa em Recife e designa alguém que está fora de controle. Essa é a realidade de Zizo um poeta que está bancando a publicação de um pequeno tabloide anarquista.
Tudo muda quando Zizo conhece Eneida, a personagem de Nanda, uma garota de mais ou menos uns 18 anos que tem uma forma muito própria de ver a vida.
As Polêmicas de A Febre do Rato
O filme “A Febre do Rato” é cheio de polêmicas e exigiu muito de Nanda Costa, pois o roteiro incluía desde cenas de masturbação até cenas de sexo explicito passando por uma sequência em que ela faz xixi na mão de um dos atores. Nanda contou que apesar de toda a dificuldade que teve ficou muito feliz com o resultado.
Além disso, esse filme provou que a atriz não tem problemas com quaisquer tipos de cena o que se mostrou muito positivo para conquistar o papel de Morena, uma vítima do tráfico internacional de mulheres.
Nada Consta
Apesar de toda essa trajetória de Nanda Costa muitas pessoas torceram o nariz quando a atriz foi anunciada para substituir Juliana Paes na novela Salve Jorge. Para muitos a atriz não era famosa o suficiente para encarar o papel de Morena e por isso passou a ser chamada maldosamente de “nada consta”, um trocadilho com o seu nome.