Regina Duarte

Você com certeza já ouviu ou assistiu alguma novela ou minissérie na televisão brasileira, principalmente na TV Globo, então provavelmente também conhece Regina Duarte.

Biografia 

Regina é uma das atrizes mais famosas e requisitadas da emissora. Ela se chama Regina Blois Duarte, nasceu no quinto dia de fevereiro, no ano de mil novecentos e quarenta e sete. A cidade natal de Regina Duarte se chama Franca e fica localizada no interior do estado de São Paulo; Franca é a nona cidade mais populosa se analisado todo o interior do estado Paulista, e em uma visão mais ampla ela é considerada a septuagésima quarta cidade do Brasil que conta com o maior número populacional.

Os pais de Regina se chamavam Jesus Duarte e Dulce, e atuavam respectivamente na área do militarismo e aulas em residências de piano e teclado. Sua família era composta por além dela e de seus pais cinco irmãos, Claudio, José, Maria Lucia Tereza e Flavio. Os pais de Regina após ela completar cerca de seis anos de idade se mudaram para a cidade de Campinas, também localizada no estado de São Paulo, lá ela se situou até completar dezoito anos. Regina iniciou-se na área de artes cênicas quando tinha apenas quatorze anos, em uma companhia teatral chamada Teatro do Estudante de Campinas, ela ocupava e designava na época o cargo de atriz amadora. Sua estreia na companhia foi marcada pela abertura de sessões de uma peça chamada A Compadecida, onde ela acabou atuando como a própria Compadecida.

Regina continuou por mais alguns anos trabalhando nessa companhia, até que com dezessete anos de idade, no ano de mil novecentos e sessenta e quatro ela participou de uma propaganda para uma marca de sorvetes, onde acabou fotografando e tendo sua imagem exibida por toda a sua região. A partir disso novas oportunidades para ela atuar acabaram aparecendo rapidamente; logo após o anuncio de Regina para a sorveteria ela foi contratada para estrear a campanha publicitaria de uma empresa que trabalhava no ramo de produção e vendas de refrigeradores.

Regina tem ótimas formações na área artística, como ballet clássico, e cursos sobre métodos de declamação. Toda essa formação ajudou Regina Duarte a se consagrar a ótima e respeitada artista brasileira que ela é hoje.

Regina iniciou sua trajetória artística na televisão no ano de mil novecentos e sessenta e cinco, nessa época ela tinha dezoito anos e seu primeiro trabalho foi na Tv Excelsior, onde lá atuou em uma novela chamada A Deusa Vencida, que foi escrita pela autora Ivani Ribeiro. Essa novela foi um sucesso na Tv brasileira, o diretor principal dessa trama se chama Felipe Duarte de Jesus.

Regina atuou em duas produções diferentes nesse mesmo ano; enquanto rodava as gravações da novela ela também se apresentou em teatros de todo o Brasil, com a peca A Megera, que foi dirigida e produzida por Antunes Filho, essa peça é uma produção do renomado escritor Shakespeare. Regina atuou por quatro anos na TV Excelsior, do ano de mil novecentos e sessenta e cinco até mil novecentos e sessenta e nove. Sua primeira personagem protagonista de uma novela que seria exibida em rede nacional aconteceu nesse mesmo canal televisivo, ela se chamava Inesita, uma jovem moça da novela As Mina De Prata no ano de mil novecentos e sessenta e seis.

Regina Duarte em As Mina De Prata

Regina Duarte em As Mina De Prata

Já nos anos que se seguiram, mil novecentos e sessenta e sete Regina interpretou uma menina muito simples e ingênua chamada Carolina na novela chamada O Terceiro Pecado. Em mil novecentos e sessenta e nove Regina deu um passo ousado em sua carreira interpretando uma extraterrestre na novela Os Estranhos.

Regina Duarte com Gianfrancesco Guarnieri em O Terceiro Pecado

Regina Duarte com Gianfrancesco Guarnieri em O Terceiro Pecado

Nessa mesma época Regina decidiu iniciar um novo rumo em sua vida, iniciando uma carreira estudantil na área de comunicação, na Universidade De São Paulo. Porem, um convite inusitado de Boni, um dos principais produtores da TV Globo fez com que Regina Duarte resolvesse abandonar o curso em que estava se dedicando. O convite de Boni se tratava de uma nova novela que iria estrear na programação chamada Véu de Noiva, nessa trama dirigida por Daniel Filho, um dos diretores mais requisitados e influentes da emissora, Regina interpretava Andréa.

Essa novela foi exibida na emissora no ano de mil novecentos e sessenta e nove, porém, nesse mesmo ano ainda corria a exibição do ultimo papel de Regina Duarte na TV Elcexior, com sua personagem marcante chamada Pompom. Na época a emissora Excelsior estava passando por sérios problemas financeiros, com uma crise muito forte em toda a sua parte de gestão, devido a essa crise, o salário de Regina Duarte estava com um atraso para ser pago com cerca de dezesseis semanas, totalizando cerca de quatro meses.

Mesmo com sua imagem sendo exibida em outra emissora, Regina Duarte continuou trabalhando nos estúdios da TV Globo, onde ela já declarou ser extremamente grata, pois na época em que foi chamada por Boni para fazer um teste e assim fazer parte do elenco da emissora, seus salários na TV Elcexior estavam atrasados e ela havia se casado a pouco tempo, com Marcos Franco. Após o casamento, os dois resolveram juntos adquirir um apartamento, e com a situação de Regina tendo sérios problemas, a dificuldade financeira em se quitar as dividas e acertar o pagamento virou uma seria questão dentro do casamento.

Regina Duarte Com o Marido Marcos Franco e Sua Filha Gabriela Duarte

Regina Duarte Com o Marido Marcos Franco e Sua Filha Gabriela Duarte

Uma das maiores personagens que Regina Duarte interpretou se chamava Ritinha, uma menina ingênua e doce que era envolvida na trama de Janete Clair. Essa novela foi filmada e exibida no ano de mil novecentos e setenta, e foi uma das principais personagens de Regina Duarte, até hoje ela é lembrada por admiradores pelo seu incrível talento no desenvolvimento da personagem Ritinha.

Em mil novecentos e setenta e um, Regina Duarte interpretou outro sucesso em sua carreira artística, ela era uma órfã chamada patrícia numa novela que se chamava Minha Doce Namorada. Em mil novecentos e setenta e dois, Regina Duarte fez parte de um elenco de uma novela da Rede Globo de Televisão que fez um marco na história televisiva. Essa novela foi a primeira trama a conseguir bater o número de audiência em escaldantes cem por centos de audiência, em todo o território brasileiro.

Enquanto Regina ainda filmava uma outra telenovela dessa mesma emissora, acabou ficando gravida e descobrindo de surpresa. Porem, como ela estava trabalhando o processo de caracterização de sua personagem, e observando o acolhimento do publico para com sua personagem, Regina Duarte resolveu esconder por um período sua gravidez. Por conta da gravidez de Regina, foi necessário para os produtores da telenovela rearranjar o cenário onde aconteciam as filmagens, de forma que todas as cenas que mostravam Regina Duarte, deveriam ser gravadas num âmbito de plano fechado, outra causa da gravide de Regina Duarte para a novela foi o encurtamento do processo de enredo da mesma. Os diretores tiveram que conversar juntamente com o autor da novela, para que o seu termino fosse adiado, já que Regina ao final da trama não poderia apresentar sinais de gravidez, pois isso não iria conduzir com as características nem a história de sua personagem.

Regina Duarte Grávida de Gabriela Duarte

Regina Duarte Grávida de Gabriela Duarte

Dessa forma, toda a trama foi elaborada para que pudesse ter um termino adiantado de cerca de dois meses. Assim, ao final da gravidez de Regina Duarte ela pôde anunciar a empresa, e depois dos nove meses de gestação Regina Duarte deu à luz a Gabriela Duarte, no dia quinze de abril, no ano de mil novecentos e setenta e quatro.

Gabriela também seguiu os passos da mãe na carreira artística e hoje é uma grande atriz nacional.

Por conta do ultimo papel de Regina naquela época na TV, ela acabou sendo apelidada carinhosamente por namoradinha do Brasil, porém, esse título limitava muito o âmbito de trabalho de Regina Duarte, de forma que ela só era cotada e desejada para interpretar papeis onde sua principal função seria ser heroína e salvadora de toda a novela. Regina Duarte dessa forma não se sentia desafiada, e começou a questionar esse título, pedindo para que fizessem testes com ela para outros tipos de produções.

Regina Duarte, a Eterna Namoradinha do Brasil

Regina Duarte, a Eterna Namoradinha do Brasil

Por isso, em mil novecentos e setenta e cinco, Regina Duarte se lançou em uma nova telenovela, dessa vez interpretando uma personagem que fugia do ramo de suas ultimas obras. Regina interpretou uma prostituta na novela de Walter, chamada Janete. Com esse papel, Regina conseguiu desvincular a imagem de boa moça e ingênua de seu nome e assim aos poucos foi perdendo o titulo que tanto a incomodava.

Em mil novecentos e setenta e nove Regina conseguiu que seu nome fosse totalmente desvinculado das personagens heroínas e que não podiam causar nenhum tipo de atrito na trama, com um seriado chamado Malu Mulher. Nesse seriado Regina Duarte interpretava uma mulher independente, empoderada e segura de si, fazendo com que diversos grupos de homens ou grupos constituídos por pessoas mais conservadoras e religiosas protestaram contra Regina Duarte.

Regina até hoje é uma atriz muito cogitada em várias novelas e pode ser considerada a triz com os maiores e melhores índices de audiência, nas tramas e telenovelas em que interpretou, se sua carreira for analisada com um todo.

Regina ficou alguns anos sem aparecer nas telinhas da TV, mas em meados de dois mil e onze retornou para o seu posto de atriz, ao participar do remake da novela O Astro. Regina interpretava Clô, uma de suas personagens favoritas. A própria já divulgou algumas vezes na época que acreditava que esse teria sido se não o mais, um dos mais importantes em toda a sua carreira artística. Ela tem um carinho especial pela personagem, por além de ser parte de uma importante novela brasileira, foi uma das únicas personagens que Regina interpretou que carregava em si um caráter maléfico, podendo ser considerada assim uma vilã.

Vida Fora Das Telas 

Regina Duarte tem opiniões fortes e atitudes consideradas por uma massa da parte brasileira ousada. Ela é claramente uma pessoa envolvida no ramo de política, e já declarou diversas vezes que apoia o partido PSDB (partido socialista do Brasil). Dessa forma Regina acaba fazendo parte de todo o processo de eleição, representando e divulgando seus candidatos eleitorais.

Regina Duarte Em Foto Com João Dória do PSDB. Atual Governador do Estado de São Paulo ( 2019 a 2022)

Regina Duarte Em Foto Com João Dória do PSDB. Atual Governador do Estado de São Paulo ( 2019 a 2022)

Uma das cenas mais clássicas de Regina Duarte na vida política é seu vídeo em que ela pede apoio ao então possível presidenciável Fernando Henrique, para que assim o brasil pudesse combater o candidato que apresentava caráter conservador, em mil novecentos e oitenta e cinco.

Já no ano de dois mil e dois, Regina Duarte se posicionou politicamente novamente, apoiando seu candidato José Serra. Esse apoio de Regina a candidatura de José serra rendeu para ela certa dor de cabeça, já que seu vídeo de apoio à candidatura do mesmo foi exibido em redes televisas. Na época o combatente de José Serra na corrida política, era o já presidente Lula. Regina afirmava que apoiava José Serra para que Lula não ganhasse, pois ela tinha muito medo e depositava certa desconfiança em LULA.

Ex-Presidente do Brasil

Ex-Presidente do Brasil

Ela justificou seu apoio a José Serra declarando que os diversos problemas econômicos e sociais que o Brasil enfrentava eram consequentes de uma má gestão do governo petita que naquela época já estava no poder da república a alguns anos, e dizendo principalmente que tudo seria culpa do governo, por não ser favorável ao plano real, naquela época.

Ela nessa época falou muito sobre inflação e a situação financeira do país, alegando que se o presidente Lula fosse eleito grandes estragos no mercado financeiro iriam ocorrer, para combater pensamentos assim, LULA declarou que se eleito não iria fazer grandes mudanças no setor financeiro do Brasil. Por ter um discurso contrário à de muitos artistas da emissora Globo, Regina Duarte foi duramente criticada ao se posicionar dessa forma e discursar de uma forma compreendida por muitos como absurda e afrontosa.

No viés de sua vida pessoal, Regina é mãe de três filhos e são eles João Ricardo Duarte nasceu em mil novecentos e oitenta e um, André Duarte nascido no ano de mil novecentos e setenta e Gabriela Duarte, nascida no ano de mil novecentos e setenta e quatro; de todos os seus três filhos apenas Gabriela Duarte quis seguir os passos da mãe, e se lançou na carreira de atriz na TV brasileira.  Regina Duarte e Gabriela Duarte já estrelaram juntas em uma novela na Rede Globo de televisão, chamada Por Amor. Essa novela foi idealizada pelo aclamado Manoel Carlos, e as duas fizeram um grande sucesso com suas personagens. Além da novela, Regina Duarte e Gabriela Duarte apareceram juntas em uma minissérie da também Rede Globo de televisão, além de alguns programas de auditório onde a presença das duas pode ser notado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Regina Duarte , deixa eu cantar um ARROCHA pra vc, te amo,te amo,te amo

    João Dagonner (cantor) 22 de janeiro de 2012 7:30
  • Regina sou sua fã desde pequenina tenho um grande sonho de ser atriz um dia quem sabe ser pelo menos um pouco igual pretenção hen te amo te amo

    fernanda alves(estudante) 29 de março de 2012 16:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *