A atriz Roberta Gualda tem 32 anos e iniciou sua carreira de atriz no teatro aos 14 anos de idade. Seu nome completo é Ana Roberta de Macedo Costa Gualda, mas deixou apenas Roberta Gualda como seu nome artístico. Na TV teve seu primeiro papel em 2003, na novela “Mulheres Apaixonadas” da Rede Globo como a revoltada Paulinha.
A atriz nascida no Rio de Janeiro também participou de outras novelas globais, como “Começar de Novo”, interpretando a personagem Linda Flor de Linhares, “Bang Bang” como Polly e “A Favorita” como Greice. Em 2009 foi para a Rede Record onde tem contrato até 2012, lá ela participou da novela “Bela, a Feia” com a personagem Luzia Caldas.
No cinema, já atuou em três filmes, o primeiro foi um curta metragem no ano 2000, “Olhos Mortos” no papel de Márcia, em 2004 participou de outro curta, “Relâmpago” e o último em 2008 foi o filme “Polaróides Urbanas”, onde interpretou a personagem Melanie.
Roberta é casada há três anos com o cineasta de 33 anos, Antônio Andrade, com quem tem planos de ter um filho ainda este ano. Ela concilia o trabalho na TV com o mestrado em Comunicação, mas afirma que sua prioridade é a carreira de atriz, e diz que estuda apenas para abrir seus horizontes.
O Primeiro Papel da TV
Na novela “Mulheres Apaixonadas”, Roberta Gualda se mostrou uma excelente atriz ao interpretar a adolescente Paulinha, uma menina pobre que vive em meio aos ricos e por isso é bastante revoltada.
Paulinha foi abandonada pela mãe e mora com seu pai no colégio CEMA, onde ele trabalha, e por isso ela é bolsista no colégio. Sua melhor amiga é Marcinha, interpretada pela atriz Pitty Webbo, uma menina rica e muito meiga, que trata Marcinha com muito carinho. A menina gosta de viver em meio aos ricos e culpa seu pai por ter nascido pobre, apaixonada pelo irmão de Marcinha, ela faz de tudo para chamar a atenção do rapaz, que não suporta sua arrogância.
Um dos assuntos mostrados na novela é o preconceito com o homossexualismo, pois mostra o namoro entre duas adolescentes e o preconceito que elas sofrem no colégio, onde Paulinha as persegue com insultos e desrespeito.
A Luzia de Bela, a Feia
A personagem de Roberta Gualda em “Bela a Feia” é bem diferente de seu primeiro papel, Luzia é uma grande amiga de Bela, a personagem de Gisele Itiê, ela é funcionária da produtora de eventos Mais Brasil, onde a trama se desenrola.
Enquanto a Paulinha era um personagem mais dramático, Luzia é divertida e bastante perspicaz, faz de tudo para ajudar Bela e livrá-la das armações que fazem contra ela, e é um papel de destaque na novela.
Por Heloisa Prado