Nascido no dia 24 de outubro do ano de 1935 em Belém, Rosa Maria Pereira Murtinho mais conhecida como Rosamaria Murtinho.
Filha do carioca engenheiro agrônomo Frederico Murtinho Braga e de Maria do Carmo.
É parente, ou melhor, descendente do político Joaquim Murtinho.
Rosamaria queria estudar Direito e vinha se preparando para isso, porém entrou para o teatro e se apaixonou por esta arte, pela qual fez desistir do que vinha querendo até aquele momento.
Quando seu irmão começou a fazer com Paulo Francis o teatro amador, Rosamaria entrou para o grupo “Studio 53”. Quando uma das atrizes ficou doente Rosamaria ficou em seu lugar por sugestão de Paulo Francis e a pedido de seu irmão. Isso ocorreu quando ela tinha 18 anos de idade.
Até que um dia Silveira Sampaio dono do teatro de Bolso, estava assistindo a apresentação do grupo e se interessou pela atuação de Rosamaria, assim convidando-a para fazer parte da peça dele. Depois foi trabalhar em Portugal, acompanhada de sua mãe.
Deu pra perceber que Rosamaria foi primeira atriz internacional e não nacional!
Quando voltou para o Brasil começou a trabalhar na Tv, participou de várias novelas como Vila Madalena, Estrela- guia, Chiquinha Gonzaga, Corpo Dourado, Salsa e Merengue, A próxima Vítima, As pupilas do senhor reitor, As filhas da Mãe, Chocolate com Pimenta, Memorial de Maria Moura, O fantasma da ópera, Pantanal, Kananga do Japão, Mandala, Cambalacho, Jogo do Amor, Vereda tropical, A inimiga, Somos todos irmãos, Ainda resta uma esperança, Pecado de mulher, Eu quero você, A moça que veio de longe, Cuca legal, Escalada, O espião, Carinhoso, O primeiro amor, Sangue do meu sangue, Os estranhos, O santo mestiço, A muralha, Paixão proibida, O anjo e o vagabundo, Eu prometo, Chega mais, Pai herói, Nina, Pecado Capital, Roque Santeiro, Jogo da Vida, Chega Mais, Paraíso Tropical, Sete Pecados, Malhação, O Astro.