Charlize Theron é uma atriz que é muito apreciada por seu talento e também por sua beleza. Ela é mais conhecida por seus papéis nos filmes “O Advogado do Diabo”, “Regras da Vida” e “Monster”, que foi muito aclamado pela crítica. Ela é muito dedicada à sua profissão e não se importa de interpretar papéis em que precise deixar a beleza de lado.
Apesar de ser uma das mais belas atrizes de Hollywood, ela prontamente aceitou o papel principal do filme “Monster”, uma serial killer sem nenhuma vaidade. Por este trabalho ela ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz.
Entretanto, o sucesso não chegou facilmente para ela. Nascida na África do Sul, Charlize teve uma infância difícil, seu pai era alcoólatra e foi baleado e morto por sua mãe em legítima defesa. Apesar de todas as dificuldades, a mãe a incentivou a se mudar para os Estados Unidos e correr atrás dos seus sonhos de se tornar atriz.
Em solo americano, ela conheceu um agente de talentos em um banco, e logo conseguiu um pequeno papel em um filme. Com o decorrer do tempo, ela começou a conquistar papéis maiores e ganhou destaque durante o final da década de 1990 com filmes que foram grandes sucessos de bilheteria.
Infância e Adolescência de Charlize Theron
Ela é a única filha de Gerda e Charles Theron, e cresceu na África do Sul. Seu pai, um alcoólatra em estágio avançado, atacou fisicamente sua mãe, que atirou e o matou em legítima defesa.
Ela frequentou a escola primária e depois foi para a Escola Nacional das Artes, em Joanesburgo. Ela é fluente em inglês e em africâner. Desde muito pequena ela demonstrava ter dons artísticos e adorava dançar. Ela conseguiu um contrato como modelo na adolescência e se mudou para a Itália com a mãe. Charlize ficou modelando em toda a Europa durante um ano.
Sua primeira paixão foi a dança, e ela se matriculou na Joffrey Ballet School para treinar e se tornar uma bailarina. No entanto, uma lesão no joelho obrigou-a a abandonar este sonho. Sua mãe, então, a incentivou a ir em busca de uma carreira como atriz.
Carreira de Charlize Theron
Ela foi para Los Angeles para tentar uma carreira como atriz quando tinha 19 anos de idade. Por acaso, ela acabou conhecendo um agente de talentos, John Crosby, em um banco no Hollywood Boulevard. Ele a apresentou a agentes de casting e, assim, ela conseguiu seu primeiro papel no cinema, em 1995. Era um papel sem fala no filme “Colheita Maldita 3”.
O primeiro papel com fala da carreira de Charlize foi em 1996, no filme “Contrato de Risco”. Em 1997, ela estrelou o suspense “O Advogado do Diabo”, que foi baseado no romance de mesmo nome de Andrew Neiderman. O filme também tinha no elenco nomes como Al Pacino e Keanu Reeves.
Ela interpretou a personagem Candy Kendall na adaptação cinematográfica de “Regras da Vida”, em 1999. O filme recebeu críticas positivas e ganhou dois Oscars. Mais uma vez, ao lado de Keanu Reeves, ela estrelou o drama romântico “Doce Novembro” (2001). A história gira em torno de uma mulher doente em fase terminal e um homem que se apaixona perdidamente por ela.
Em um de seus papéis mais conhecidos, ela interpretou a serial killer Aileen Wuornos, uma ex-prostituta virou assassina, no filme “Monster”. Seu papel foi aclamado pela crítica e ela ganhou seus vários prêmios.
Charlize interpretou Britt Ekland no filme de 2004 “A Vida e Morte de Peter Sellers”, que contou a história de vida do comediante inglês Peter Sellers. A produção foi dirigida por Stephen Hopkins.
Em 2005, ela interpretou a protagonista no drama “Terra Fria”. Ela retratou o caráter de uma mulher que decide reagir contra o assédio sexual desenfreado na mina em que trabalha. Seu papel foi indicado ao Oscar.
Ela produziu e estrelou “Sleepwalking – Enfrentar o Passado”, um filme dramático de 2008 que gira em torno do relacionamento entre um homem de 30 anos e sua sobrinha de 12 anos, depois que ela é abandonada por sua mãe.
Em 2009, Charlize interpretou a personagem Sylvia no filme de drama “Vidas Que Se Cruzam”, dirigido por Guillermo Arriaga. Ela participou também do filme de fantasia e aventura, “Branca de Neve e o Caçador”, que foi lançado em 2012 e foi um grande sucesso de bilheteria.
Vida Pessoal de Charlize Theron
Charlize é também conhecida por seu trabalho humanitário. Ela criou o Charlize Theron Africa Outreach Project, em 2007, para ajudar e apoiar a juventude africano na Luta contra a AIDS. Ela foi nomeada como uma Mensageira da Paz das Nações Unidas, também em 2007. Outras causas para a qual Charlize trabalha são pela igualdade de gêneros e pelos direitos dos animais.
Charlize namorou o ator Craig Bierko durante a década de 90, e o músico Stephan Jenkins pouco tempo depois. Ela, então, iniciou um namoro com Stuart Townsend, mas o casal terminou seu relacionamento depois de nove anos juntos, em 2010.
Mesmo após vários relacionamentos, a atriz não engravidou, então, em 2012, ela adotou o pequeno Jackson. Em 2014, Charlize se envolveu romanticamente com o ator Sean Penn, o casal chegou até a firmar compromisso em um noivado, mas que, infelizmente, chegou ao fim em junho de 2015.
Curiosidades Sobre Charlize Theron
- Ela cresceu em uma fazenda e gostava de estar ao ar livre junto com a natureza.
- Seu bode de estimação, chamado Bok, era o seu melhor amigo na infância.
- Ela adorava dançar e começou a ter aulas de balé com quatro anos de idade.
- Ela era muito fã do ator Tom Hanks desde que o viu no filme “Splash”. Anos depois ela atuou ao lado dele em “The Wonders – O Sonho Não Acabou”.
- Ela diz que aprendeu a falar inglês com o sotaque americano por assistir filmes, programas de TV e cantar as músicas americanas que ouvia no rádio.
- Ela fez um teste para protagonizar o filme “Showgirls”, de 1995, mas o papel acabou ficando com Elizabeth Berkley. Depois que o filme fracassou nas bilheterias, Charlize disse que o fato de ter sido reprovada no teste foi uma bênção disfarçada.
Charlize Theron, nascida em 7 de agosto de 1975, é um atriz, produtora cinematográfica e ex-modelo sul-africana. Ela ficou famosa no final dos anos 90 após seus papéis em 2 Days in the Valley, Mighty Joe Young, O Advogado do Diabo e The Cider House Rules.
Ela recebeu a aclamação da crítica e um Oscar por sua interpretação de Aileen Wuornos, uma serial killer no filme Monster, no qual ela se tornou a primeira atriz sul-africana a ganhar um Oscar na categoria principal que atua. Ela recebeu outra indicação ao Oscar pela sua atuação em North Country.
Charlize vive em Los Angeles. Ela se separou de seu parceiro de quase uma década, o ator irlandês Stuart Townsend, em janeiro de 2010. Ela se tornou uma cidadã naturalizada nos Estados Unidos em maio de 2007 e está envolvida em organizações em prol dos direitos das mulheres.