Daniela Mercury

Daniela Mercury de Almeida Verçosa, veio de Salvador, Bahia, nascida no dia vinte e oito de julho de mil novecentos e sessenta e cinco e é notória cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira. A trajetória de sua carreira nos mostra quanto talento e também quanto ela trabalhou duro para chegar a ser uma cantora de grande renome que é hoje, quando chegou no seu ápice de sucesso, nos anos noventa, se tornou um grande fenômeno do mercado de discos e shows, ganhando enorme destaque no nosso país, batendo diversos recordes como por exemplos os recordes de execução de musicas nas rádios do país, recorde de vendas de discos e também recordes de público em seus shows.

A artista, mais conhecida somente como Daniela Mercury, é filha de Liliana Mercuri de Almeida e  António Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, tendo também em sua família mais quatro irmãos, Tom, Cristiana, Vânia (que também seguindo os passos da irmã mais velha se tornou cantora) e Marcos. Daniela começou a estudar dança aos oito anos de idade, e já notou-se um talento artístico na garota. Mas foi quando a menina aos treze anos assistiu a um show da cantora Elis Regina que despertou nela um interesse pela música, nessa idade a pequena Daniela tomou a decisão de sua vida, ser cantora, fato que dois anos após, aos quinze anos de idade, ela começou a colocar em prática, quando começou a se apresentar em bares. Em mil novecentos e oitenta e seis, aos seus vinte e um anos, se tornou backing vocal da Banda Eva, que ainda era uma banda de apresentação somente no carnaval, no ano seguinte ela continuou a se apresentar junto da banda. No ano de mil novecentos e oitenta e oito se tornou vocal de apoio da banda de Gilberto Gil. No ano seguinte entrou como vocalista da banda “Companhia Clic”, gravando dois álbuns, com essa banda Daniela Mercury conseguiu um pouco de sucesso, principalmente na Bahia.


Decidida a seguir carreira solo, Daniela lançou seu primeiro álbum chamado “Daniela Mercury” pela gravadora Eldorado, em mil novecentos e noventa e um, com ele o seu primeiro single que conquistou as rádios do país foi “Swing da Cor”, com participação do bloco afro Olodum. O ano de mil novecentos e noventa e dois talvez tenha sido um marco em sua carreira, ao ser convidada para se apresentar no projeto “Som do meio-dia”, que ocorria no Museu de Artes de São Paulo, nem ela, e certamente nem os organizadores do projeto, esperavam que para vê-la se apresentar iriam aparecer mais de trinta mil espectadores, o que acabou sendo inclusive motivo da apresentação dela ser interrompida por representantes da secretária de turismo de São Paulo por medo da quantidade de pessoas dentro da estrutura do museu. Após esse show Daniela Mercury foi contratada pela gravadora Sony Music e fez o lançamento de seu segundo álbum, intitulado ” O Canto da Cidade”. O álbum foi um estouro no país, vendendo mais de dois milhões de cópias no Brasil, o álbum carrega grandes sucessos da música popular brasileira, como O Mais Belo dos Belos”, “Batuque”, “Você Não Entende Nada”. Para muitos esse álbum de Daniela Mercury foi o percursor do movimento samba-reggae no país, e que a partir do álbum dela o carnaval da Bahia ganhou maior destaque na mídia. Com o lançamento desse álbum Daniela se tornou um fenômeno no país, sendo chamada por muito de “rainha do axé” e também “furação da Bahia”, antes dela poucos haviam conseguido conquistar tanto sucesso no país e de forma tão estrondosa.

Seu terceiro álbum veio no ano de mil novecentos e noventa e quatro, e o sucesso dele foi menor, sendo também criticada a semelhança entre esse e seu segundo disco, porém mesmo assim ela ainda vendeu mais de um milhão de cópias no país e teve duas músicas de maior sucesso, sendo elas “Música de Rua” e “O Reggae e o Mar”. O quarto álbum da cantora veio em mil novecentos e noventa e seis, intitulado de “Feijão com Arroz”, o álbum que teve uma produção bastante dedicada foi considerado por muitos da crítica como o melhor álbum da carreira da cantora, agrandando tanto aos críticos como ao público. Os maiores sucessos do álbum foram “A primeira vista”, “Rapunzel”, e também “Nobre Vagabundo”, se tornou o segundo álbum mais vendido da carreira de Daniela Mercury, chegando próximo de dois milhões.

Com o quarto álbum de sua carreira foi que ela conseguiu dar um impulso a sua carreira internacional, pois ele fez grande sucesso principalmente em Portugal, também vendeu cerca de trezentos mil cópias na França. A cantora então se apresentou nesses países, além de participar do festival de Artes Latinas em Nova York, e batendo o record de público do mesmo. Além de estar muito focada em sua carreira internacional, no ano de mil novecentos e noventa e seis a cantora que também tinha um bloco no carnaval de Salvador na Bahia decidiu mudar o percurso do mesmo, e atualmente se tornou um dos maiores da cidade. Ela também criou anos mais tarde, em mil novecentos e noventa e nove, o Trio Techno, que hoje também é ainda muito famoso no carnaval de salvador.

Em mil novecentos e noventa e oito ela gravou um álbum inteiramente ao vivo, chamado de “Elétrica” e em mil novecentos e noventa e nove lançou a coletânea chamada “Swing Tropical”, que continha seus maiores sucessos até então, nesse ano ela também deixou a gravadora Sony Music. A cantora começou a então mudar um pouco o foco somente do axé, lançando com uma mistura maior de ritmos. É o caso de “Sol da Liberdade”, lançado em dois mil, que misturava o som dos tambores do reggae a música eletrônica no instrumental de suas canções. No ano seguinte lançou “Sou de qualquer lugar”, álbum que foi bastante criticado pela mistura de ritmos, mas Daniela gostava de inovar e se arriscar. No ano de dois mil e um a cantora representou o Brasil na entrega do Prêmio Nobel da Paz, cantando “Let It Be” junto de nada mais nada menos que Paul McCartney. Em dois mil e três lançou “MTV Ao vivo – eletrodoméstico”, o álbum fez bem menos sucesso que seus lançamentos anteriores. Em dois mil e quatro lançou “Carnaval eletrônico”. No ano seguinte mudou um pouco o foco de suas canções, lançando um álbum mais voltado para o jazz, bossa nova e música popular brasileira, chamado de “Clássica”. Seus outros álbuns lançados foram: “Balé Mulato”, no ano de dois mil e cinco, “Canibália”, no ano de dois mil e nove, “Daniela Mercury & Cabeça de nós todos” em dois mil e treze e “Vinil Virtual” em dois mil e quinze.

Além da carreira musical a cantora fez algumas participações especiais em filmes e telenovelas. Ela também foi jurada de programas de música como o Popstar no Brasil e o The Voice Kids em Portugal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantoras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ta linda

    evelyn 17 de novembro de 2009 23:25
  • vc é muito gostosa para beijar outra , não sou contra + vc precisar de mim para te sastifazer como mulher, imagine o que eu posso fazer com vc.TE ADMIRO DE+.BEIJOS A ONDE V.C QUIZER.

    eu 1 de junho de 2010 23:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *