Fotos Janis Joplin

Conhecia como uma das vozes mais indescritíveis dos anos 60, a cantora de cabelos longos, castanhos e bagunçados, Janis Joplin deixou saudades aos seus anfitriões da época por morrer com apenas 27 anos.  Registrada pelo nome de Janis Lyn Joplin, a mesma foi considerada a maior cantora de blues e soul da década de 60, sendo considera a maior cantora de rock da sua geração.

Janis foi concebida em uma pequena cidade do Texas, Estados Unidos, chamada Port Arthur. Desde pequena já ouvia e era uma grande fã do blues, seus cantores favoritos eram Bessie Smith, Big Mama Thornton e Leadbelly. Ainda criança começou a cantar no coral na igreja local, após alguns anos depois de concluir o ensino médio aproximadamente no ano de 1960 a garota se  mudou para a cidade de Austin onde começou a estudar na Universidade do Texas. Foi no meio acadêmico e na nova cidade que Janis fez amizades e começou a cantar blues e folk com os amigos.

A menina começou a apresentar uma pegada mais rebelde e se vestia semelhantemente aos seus ídolos inspiradores, principalmente os poetas da geração beat. Em 1963 se mudou para San Francisco e um período em North Beach onde se sustentava com o trabalho de cantora de folk. Acredita-se que nesse período a cantora começou a se envolver com o uso de drogas que foi se exacerbando cada vez mais, incluindo o uso de heroína. A cantora sempre gostou de beber muito, durante todos os seus shows não poderia faltar uma garrafa de Southern Comfort.

Após um tempo ela acabou retornando para próximo de sua família em busca de uma recuperação das drogas, indo morar novamente em Port Arthur. Entretanto, em 1966 retornou para San Francisco e acabou se aproximando de um grupo que vinha ganhando destaque na população hippie chamado Big Brother & The Holding Company. A cantora na época fez um acordo com a banda e gravaram um álbum no ano de 1967. De inicio não obtiveram muito sucesso e consequentemente o álbum ficou retido até fazer sucesso em um futuro próximo, quando foram no festival pop de Monterey, a música “Ball and Chain” estourou. O álbum de maior destaque da cantora Janis foi Cheap Thrills, lançado em 1968 que continha a música Piece of my heart de sua própria autoria que alcançou primeiro lugar nas paradas da Billboard.

Ao final de 1968 a cantora saiu da banda Big Brother e formou um novo grupo chamado Kozmic Blues Band e com os mesmos cantou no festival mais conhecido do mundo: Woodstock. Um ano depois o grupo se separou e Janis formou novamente outra banda os Full Tilt Boogie Band que resultou em um novo álbum para sua carreira Pearl, que infelizmente só foi lançado após sua morte. As últimas músicas que Janis teve a oportunidade de cantar foram Mercedes Benz e Happy Trails. Uma curiosidade interessante é que essa última música, Happy Trails, foi feita para presentear John Lennon em seu aniversário que seria comemorado no dia 9 de outubro.

Em 1970, mais precisamente no dia 3 de outubro Janis visitou um estúdio na Califórnia, em Los Angeles, para a gravação de uma nova música. Durante a noite ficou hospedada em um hotel e no dia seguinte, 4 de outubro, não apareceu para as gravações agendadas. O empresário da banda, John Cooke, ao estranhar a ausência da cantora foi até o hotel procura-la e encontrou seu corpo deitado ao chão, morta após uma overdose de heroína e álcool. O seu último álbum, Pearl, foi lançado 6 meses após sua morte.

Até hoje a moça de cabelos castanhos longos e de personalidade diferenciada é lembrada por sua voz de destaque, peculiar e marcante, bem diferente das suas influências folk que eram mais comum na sua época, e também pelas suas letras estampadas com temas de dor e perda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantoras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *