No dia 20 de outubro de 1972 nascia Cordozar Calvin Broadus, Jr que viria a se tornar um rapper e ator famoso sob o nome artístico de Snoop Dogg inspirado no apelido que recebeu de sua mãe na infância, ‘Snoopy’. No começo da carreira gravava com o nome de Snoop Doggy Dogg. Além da música, Snoop, tem forte presença no universo do cinema com participações em vários filmes como “Dia de Treinamento”, “Soul Plane” e “The Wash”.
Conhecendo a História de Snoop Dogg
Natural de Long Beach, na Califórnia, Snoop estreou no universo do rap como um representante da costa oeste dos Estados Unidos assim como outros grandes nomes desse estilo dentre os quais se destacam Dr. Dre, Tupac, Ice T e Ice Cube. Esses artistas se destacaram em seu segmento por cantar em suas letras a dura realidade das ruas e de suas vidas.
O ponto de partida da carreira de Snoop Dogg foi o grupo 213 que também era formado por Nate Dogg e Warren G. Dr. Dre também teve grande importância na carreira de Snoop sendo que o rapper apareceu pela primeira vez no filme Deep Cover, depois disso foi a vez de aparecer no clássico álbum, também de Dre, The Chronic. Nesse trabalho ele interpreta as músicas “Nuthin’ But a G Thang”. Vale dizer que são apenas duas das canções que foram compostas em colaboração entre os dois rappers.
Doggystyle
No ano de 1993, Snoop Dogg, lançou seu primeiro álbum intitulado “Doggystyle” pelo selo célebre do universo do hip-hop Death Row. Na estreia o rapper mostrou a que veio sendo que seu álbum foi o primeiro disco de estreia de rap a alcançar o número um da parada da Billboard. O trabalho recebeu cerca de 1,5 milhão de encomendas antecipadas, para se ter uma ideia esse álbum já vendeu mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo. Dr. Dre foi o produtor desse álbum.
Tha Doggfather
Em 1996, Snoop Dogg, lançou o seu segundo álbum intitulado “Tha Doggfather” que já não contava com a produção de Dr. Dre. Novamente o rapper conseguiu com que seu disco chegasse ao posto de número um da parada da Billboard. O álbum seguinte cujo título é “The Game Is to Be Sold, Not to Be Told” chegou ao mercado em 1998, nessa época Snoop já tinha assinado contrato com a No Limit Records de Master P. Ainda pelo mesmo selo ele lançou em 1999 “No Limit Top Dogg” e “Tha Last Meal” no ano 2000.
Beautiful
Em 2002, Snoop Dogg, mudou de gavadora novamente indo para a Priority/Capitol em que lançou o álbum “Paid Tha Cost to Be Da Bo$$” do qual faz parte a canção “Beautiful” cujo clipe tem cenas rodadas no Rio de Janeiro. Algo interessante de citar é que a faixa conta com participação de Pharrell Williams, dos The Neptunes, muito antes do boom de “Happy”.
Doggystyle Records – O Selo Próprio
O passo seguinte da carreira de Snoop foi a criação do seu próprio selo musical chamado Doggystyle Records, a distribuição era feita pela MCA. Nessa época o artista também lançou a sua própria grife de roupas, a Snoop Dogg Clothing. No ano de 2004 o rapper lançou o álbum “R&G (Rhythm & Gangsta): The Masterpiece” do qual saíram os singles “Drop It Like It’s Hot”, “Let’s Get Blown”, as duas músicas contavam com a participação de Pharrell Williams. Outra canção de grande êxito desse álbum foi “Signs” que contou com as participações de Justin Timberlake e Charlie Wilson.
Tha Blue Carpet Treatment
O álbum “Tha Blue Carpet Treatment” foi lançado em 2006 e se destacou pelo grande número de participações especiais como B-Real (no single “Vato”), R. Kelly (no single “That’s That’s”), The Game, Akon e E-40. Uma curiosidade é que Akon participou da canção “Boss Life” no disco, mas no videoclipe a participação foi de Nate Dogg. No ano de 2008 lançou o álbum “Ego Trippin” que trazia como single “Sexual Eruption” além de “Life of da Party”.
Malice n Wonderland
O décimo álbum de Snoop Dogg foi lançado em 2009 com o nome de “Malice n Wonderland” e teve como single “Gangsta Luv”, com participação de The-Dream. Uma das músicas de destaque desse trabalho foi “I Wanna Rock”, vale o adendo de que o disco também chegou ao mercado com o nome de “More Malice”. O trabalho seguinte intitulado “Doggumentary” teve mais êxito que o anterior em termos de vendas. No ano de 2010 ele participou da canção “We Are the World 25 for Haiti” para juntar fundos para os atingidos pelo terremoto do Haiti.
Curiosidade
Passando pelo Brasil, em 2011, o rapper gravou a canção “Obrigado, Brasil” que contou com a participação com de Marcelo D2.
Mac & Devin Go to High School
Esse trabalho lançado em 2011 contou com a participação de Wiz Khalifa, foi muito bem comercialmente vendendo cerca de 90 mil cópias. A música de destaque foi “Young, Wild & Free”.
Reincarnated e Snoop Lion
Os fãs de Snoop Dogg foram surpreendidos em 2012 quando o artista anunciou que passaria a adotar o nome de Snoop Lion e buscaria uma aproximação com o reggae, a ideia era que suas músicas pudessem ser ouvidas por toda a família. A mudança ocorreu após uma viagem para a Jamaica.
O nome escolhido para o álbum foi “Reincarnated” tendo sido indicado como melhor álbum de reggae no 56° Grammy Awards. O trabalho contou com participações de nomes compo Rita Ora, Drake, Busta Rhymes e Chris Brown. O ritmo de vendas demorou para engrenar.
No ano de 2013 foi a vez de lançar o álbum “7 Days of Funk” que apresentou desempenho razoável em termos de venda, mas foi bem recebido pelos críticos especializados. A partir do mês de agosto de 2014 o rapper anunciou que estava trabalhando num novo álbum totalmente produzido por Pharrell Williams e intitulado “Bush”.
Outros Lançamentos
Em 2016 o artista lançou o álbum intitulado “Coolaid” e no na seguinte “Neva Left”. O álbum de 2018 foi um tanto surpreendente, o disco gospel “Bible of Love”. O rapper foi também o destaque do álbum “The Now Now” da banda virtual Gorillaz na faixa chamada “Hollywood”.
Ele é mais que de mais amo Calvin Broadus, Muito mesmo … Snoop Dogg O melhor concerteza ♥
Ele é muito bom no que faz e muito atraente.