Gabriel Barbosa Almeida, ou Gabigol, como é mais conhecido, nasceu na cidade de São Bernardo do Campo, no dia 30 de agosto, do ano e 1996. Ele é um jogador de futebol, que atua na posição de atacante no time do Flamengo.
A altura de Gabigol é 1,78 m. Ele namorou com Rafaella Santos, irmã de Neymar, e a relação dos dois foi repleta de idas e vindas, terminando após suspeitas de traição por parte do jogador.
A sua estreia como um jogador profissional aconteceu no ano de 2013, jogando pelo Santos. Na ocasião, ele jogou contra o seu time atual, o Flamengo.
Não demorou muito para que ele se tornasse titular, e até ganhar uma torcida santista para ser o artilheiro do clube naquela temporada. E também artilheiro da Copa do Brasil no ano de 2014.
Em 2015, ele se tornou o artilheiro do Peixe na Copa do Brasil ao marcar 8 gols. Na ocasião, o seu time foi o vice-campeão.
Em 2016, Gabigol voltou a se destacar, se tornando o principal artilheiro do time, e ajudando o seu time a conquistar o Campeonato Paulista daquele ano.
Em pouco tempo, o Internazionale o contratou por nada menos que 27 milhões de euros. Porém, após uma passagem pelo time sem se destacar, o jogador foi emprestado para o clube Benfica. Nesse time também a sua participação foi bem discreta, onde ele marcou apenas um gol na disputa da Taça de Portugal, quando jogou em uma partida oficial.
Depois de 6 meses que o jogador estava no Benfica, o Internazionale o emprestou para o Santos. No ano de 2019, ele voltou a ser emprestado, só que, dessa vez, foi para o Flamengo.
Esse ano, ao contrário dos demais, foi realmente muito bom para ele, que ajudou o time a conquistar o Campeonato Brasileiro. Sua atuação foi tão boa, que o jogador foi considerado como o artilheiro, ao fazer 25 gols.
E não foi só isso! Ele também foi um grande destaque na Copa Libertadores. Na disputa, ele foi o autor de 2 gols na final, quando jogava contra o River Plate.
Além de conquistar a competição, ele também foi eleito o artilheiro, tendo marcado 9 gols. Esse ano de sucesso fez de Gagibol um dos maiores ídolos de toda a história do time.
O jogador também participou de certos torneios da divisão de base para atuar na Seleção Brasileira, como foi o caso da Copa do Mundo Sub-17, do ano de 2013, e também o Sul-Americano Sub-, do ano de 2015. No ano de 2014, ele venceu o Torneio Internacional de COTIF.
No ano de 2016, Gabigol foi convocado para disputar a Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Em 2016 também, ele integrou a equipe que ganhou a medalha inédita de ouro pelos Jogos Olímpicos do RJ.
Gabigol e os Clubes
Confira abaixo um breve resumo da carreira de Gabigol nos vários times por onde passou:
1 – Santos
- Categorias de Base: quem descobriu Gabigol foi Zito, enquanto ele participava de um amistoso de futsal pelo time do São Paulo. Sempre recebeu o apoio de sua família e também de pessoas conhecidas no futebol. Nessa competição, ele foi quem marcou todos os 6 gols do seu time que, na ocasião, jogava contra o Santos. A partida terminou em 6 x 1.
- Profissional: em 2013, o jogador foi promovido para atuar na equipe principal. Na ocasião, ele tinha apenas 16 anos de idade. A sua estreia foi em uma partida contra o Grêmio Barueri, em janeiro de 2013, quando o seu time venceu por 4 x 0.
No entanto, a estreia em partidas oficiais só aconteceu em maio desse mesmo ano, em uma partida contra o Flamengo, em uma partida que terminou em empate de 0 x 0. Esse jogo também foi no qual Neymar disputou a sua última partida pelo time.
Quando estava com 17 anos, o jogador passou a ter os seus direitos de preferência de compra cedidos, ou vendidos, para o Barcelona. A primeira vez que marcou um gol como um jogador profissional foi no mês de agosto, contra o Grêmio, em uma partida que disputava as oitavas de final pela Copa do Brasil de 2013. O placar da partida foi de 1 x 0.
2 – Internazionale
Gabigol foi para a Itália no dia 26 de agosto, do ano de 2016. O objetivo era assinar o contrato com o Internazionale. Ele veio ao Brasil novamente para realizar exames médicos, para assinar o contrato com o Internazionale para que pudesse jogar a última partida pelo Santos. O jogo foi contra o Figueirense, no dia 28 de agosto, na Vila Belmiro.
3 – Benfica
No dia 31 de agosto, do ano de 2017, o time italiano Internazionale anunciou que estava emprestando o Gabigol para o time português Benfica. A sua estreia no clube foi no dia 12 de setembro desse mesmo ano, em uma disputa que o Benfica perdeu por 2 x 1 para o time da Rússia CSKA Moscou.
O primeiro gol de Gabigol pelo Benfica foi no dia 14 de outubro. E foi o gol que deu a vitória ao time de 1 x 0 sobre o time Olhanense, e que estava valendo a Taça de Portugal.
4 – De Volta ao Santos
Em janeiro de 2018, Gabigol estava voltando para o Santos, mas como um empréstimo, que estaria valendo até o final de 2018. A reestreia do jogador no time aconteceu no dia 10 de fevereiro, e acabou marcando um dos gols da partida, que terminou em um empate de 2 x 2.
5 – Flamengo
Em 08 de janeiro de 2019, Gabigol foi emprestado novamente pelo Internazionale, até o final do ano para o Flamengo. Apesar de o empréstimo não ter tido custo, o Flamengo ficaria obrigado a pagar o salário integral do jogador, que somavam 3,5 milhões de euros livres ao ano, em torno de 1,25 milhão ao mês.
- 2020: o jogador foi comprado definitivamente pelo Flamengo em 27 de janeiro, sendo que 90% dos seus direitos foram comprados por cerca de R$ 83,5 milhões de reais. O jogador assinou com o time por 5 temporadas, até o mês de dezembro, do ano de 2024.
Essa aquisição foi considerada como a compra de maior valor de toda a história do futebol do Brasil.
Gabigol é um jogador muito talentoso, que é muito famoso por ser criativo, habilidoso e por fazer inúmeros truques com a bola. Tanto é que a mídia o deu o apelido de “próximo Neymar”, no ano de 2016.