Isco
Mais conhecido pelo apelido Isco, Francisco Román Alarcón Suárez é um jogador de futebol espanhol que joga atualmente no meio campo do time Real Madrid, equipe onde foi revelado em âmbito internacional, a qual investe todas as suas fichas atualmente. Vem sendo destaque do time madrileno por muitos anos. Quanto a sua vida pessoal, Isco atualmente possui uma união estável e tem dois filhos, um de uma relação anterior.
Nascimento E Criação
Isco nasceu na cidade de Benalmádena, que fica na província de Málaga e esta por sua vez está dentro da região autônoma da Andaluzia, no sul da Espanha. O seu nascimento foi no dia 21 de abril de 1992 e atualmente tem 27 anos de vida, com 1,76 de altura e 79 quilos.
Isco nasceu com um problema nas pernas, além disso sofreu com obesidade na sua infância, mas como seu sonho era jogar futebol ele não desistiu e tratou-se até se curar. Um grande incentivo foi ver o seu irmão que jogava bola interromper sua carreira por causa de uma lesão, o que fez Isco se esforçar ainda mais.
Recentemente um jornal espanhol redescobriu uma entrevista dada pelo jogador em 1999, quando tinha apenas 6 anos de idade, na qual ele já dizia o quanto amava o futebol de campo e que seu sonho era ser um jogador profissional. Ainda conta na entrevista que seu maior ídolo era o brasileiro Romário.
Família
É filho de Jenny Suárez e Paco Alárcon, que é atualmente o gerenciador de sua carreira, possui apenas um irmão, ele é mais velho e se chama Antonio Carlos Alárcon. Vem de uma família de classe média e que sempre o apoiou na carreira do futebol, com a condição que nunca deixasse os estudos de lado.
Vida Profissional
Isco jogou em três times profissionalmente são eles o Valencia, o Málaga e o Real Madrid onde chegou à fama, ficou conhecido mundialmente e onde permanece até hoje.
Valencia
O Valencia é um time da série A do campeonato espanhol e assim como outros grandes times participa dos campeonatos mais importantes da Europa. Por lá já passaram outros grandes nomes como David Villa.
Isco chegou ao time em 2006 e na época era apenas um garoto com seus 14 anos, mas já se destacava entre os demais. Por um tempo jogou em um time de categoria de base do Valencia, chamado Valencia Mestalla, competindo na segunda divisão do campeonato espanhol.
Foi em 2010 quando Isco completou 18 anos que teve sua estreia na equipe principal, foi na disputa chamada de Copa del Rey e seu jogo de estreia foi contra o time Logroñés. Esta partida foi o seu ingresso de entrada definitivo para o time número 1, pois se consagrou fazendo dois gols.
Málaga
Após uma temporada de sucesso jogando pelo Valencia, o jogador passou a chamar a atenção de outros grandes clubes espanhóis, entre eles estava o Málaga, que veio a lhe contratar em julho de 2011 por 6 milhões de euros, quando Isco estava com 19 anos de idade e foi acertado um contrato de 5 anos jogando pelo clube.
Sua estreia nessa equipe foi no jogo contra o time Granada, no qual seu time ganhou de 4 a 0, Isco fez uma grande partida e participou de muitos lances importantes. No entanto, seu primeiro gol só veio no jogo contra o time Racing Santander, mas a partir daí seu desempenho só melhorou, sua evolução dentro de campo era nítida e passou a ser um grande destaque na temporada que se seguiu.
Um dos grandes momentos de sua carreira foi ter contribuído para que o Málaga se classificasse pela primeira vez na história do clube, para um dos maiores campeonatos mundiais e o maior da Europa, a Champions League ou Liga dos Campeões em português. Sua estreia nesta competição foi em 2012, na partida contra o Zenit, equipe russa de São Petersburgo, no qual fez 2 dos 3 gols da vitória sobre o time russo.
Ao fim dessa rodada, foi eleito o melhor jogador e assim começou a chamar a atenção não só dos espanhóis, mas de todos os europeus e dos telespectadores da liga dos campeões ao redor do mundo, começou ali a construir seu nome internacionalmente.
Prêmio
Ganhou o prêmio chamado Golden Boy, que é condido por uma importante revista italiana da área esportiva, a Tuttosport, esse prêmio é dado ao melhor jogador da temporada europeia, o detalhe é que é para o melhor jogador jovem ou revelação. Com o anúncio do seu prêmio, Isco superou outros grandes nomes jovens que se destacaram no ano de 2012.
Assim passou a ser cotado para os maiores clubes europeus, entre eles estão o Juventus, Manchester City e Real Madrid e esses foram apenas os mais diretos, que fizeram propostas reais para Isco, mas o interesse foi geral.
Real Madrid
Por fim, Isco acertou sua transferência para o Real Madrid, realizada pelo valor de 30 milhões de euros e em 27 de junho de 2013 foi anunciado como membro do time pelo primeira vez. O contrato assinado foi de 5 anos ou 5 temporadas. Em 3 de julho de 2013 em cerimônia no estádio do clube, o Santiago Bernabéu, apareceu pela primeira vez com a camisa do time diante dos torcedores em cerimônia de apresentação oficial.
Logo no início da sua passagem pelo time, na primeira temporada jogando pelo Real Madrid ganhou a Copa del Rey e a Liga dos Campeões. Foi um grande ano para o time e para o jogador que esteve presente em ambas finais, também chamadas de “os jogos do título”.
Até o final da temporada de 2019, Isco já jogou pela equipe 210 jogos nacionais e marcou 41 gols. Jogando em solos internacionais pela camisa do Real Madrid participou de mais de 60 partidas e marcou ao mínimo 5 gols.
Até a temporada de 2018, o sucesso do time esteve sempre atrelado ao sucesso do jogador, não se deve esquecer que ele esteve presente durante o tri campeonato do Real Madrid na Liga dos Campeões, tri campeonato esse que foi ganho em três anos consecutivos, levando os torcedores à loucura.
Desempenho Atual
No último ano Isco passou a ter alguns problemas com seu time, sendo cada vez mais deixado no banco de reservas, isso apesar do seu grande talento. Isto ocorreu por causa do técnico que assumiu a temporada passada, Santiago Solari, que quando foi contestado sobre a sua escolha, deu uma declaração dizendo que tem que ter espaço para todos e que vai sempre dar preferência para quem jogar com intensidade e entusiasmo, declaração essa que aparentemente não justifica de maneira clara a situação.
Após um período no banco e sem conseguir mostrar todo seu potencial, Isco ainda sofreu uma lesão nas costas, o que o afastou de alguns jogos importantes na Liga dos Campeões. Inicialmente preocupados com a evolução dessa lesão os médicos do clube pediram descanso e tratamento.
Com a mudança técnica no time, tendo Zinedine Zidane assumido a equipe, o jogador já recuperado passa a se esforçar mais e treinar constantemente, até mesmo em dias de folga para voltar ao posto de titular incontestável.
Nestes últimos meses Isco foi cotado para muitos times europeus, entre eles o Juventus de Cristiano Ronaldo e o Manchester City de Pepe Guardiola. Segundo informações, o Real Madrid havia pedido cerca de 80 milhões de euros para liberar o jogador, no entanto alguns sites especializados fazem a cotação de 62 milhões para seu valor de mercado. As negociações não deram certo e o jogador permanece no time espanhol.
Seleção Espanhola
Iniciou sua atuação na seleção espanhola no ano de 2012 durante os jogos olímpicos de Londres, quando ele tinha apenas 20 anos e jogou pela seleção sub-21. Ainda pela seleção sub-21 ganhou a Eurocopa de 2013, além disso ganhou um prêmio chamado chuteira de bronze pois teve um ótimo desempenho no campeonato.
Em 2013, foi convocado para a seleção principal e jogou em diversos amistosos, nos quais a seleção espanhola participou. O primeiro deles foi contra o Uruguai que aconteceu no Catar.
Sua primeira convocação para a Copa do Mundo FIFA foi para a Copa de 2018, que aconteceu na Rússia. Ele e outros jovens jogadores foram uma aposta para retomar o prestigio da seleção espanhola que foi eliminada vergonhosamente na competição de 2014, por isso o grupo de 2018 foi apelidado de “A fúria espanhola”. Apesar do bom desempenho a Espanha foi eliminada durante as oitavas de final, muito antes do esperado pela equipe, sua eliminação foi confirmada em jogo contra o time da Rússia. Durante toda a copa, Isco marcou 1 gol e foi contra o time do Marrocos.
Apesar do desempenho do time na Copa do Mundo FIFA de 2018, Isco já tem seu espaço na seleção da qual em grande parte dos jogos é titular.
Relacionamentos
Isco possui 2 filhos, seu primeiro filho que nasceu em 2014, é fruto de sua relação com Victoria Calderón e chama-se Francisco, atualmente seu filho tem 5 anos de idade. O relacionamento começou em 2010 e terminou em 2015. Namorou a modelo Carmem Munõz em 2016 e seu relacionamento durou cerca de 1 ano.
Atualmente namora a atriz espanhola Sara Salámo desde outubro de 2017, de 27 anos. Em dezembro de 2018 anunciou publicamente sua gravidez e em 11 de julho de 2019 deu à luz a seu primeiro filho e segundo filho do jogador de futebol, o nome escolhido para o bebe é Theo. Isco e Sara não são casados, mas moram juntos.