Por que o Maurício de Souza Criou a Mônica?

Turma da Mônica

A Turma da Mônica hoje é uma das revistas em quadrinhos mais conhecidas do nosso país, aliás não somente as suas revistas, como também os seus desenhos e as muitas atividades na qual a Mônica e sua turma marcam presença, um exemplo disso, são os mais diversos ramos em que vemos essa turma, tal como a área cinematográfica, a área de parques temáticos, a área de venda de brinquedos, venda de roupas, entre outras.

A Turma da Mônica não é hoje um desenho restrito ao público brasileiro, ela já ganhou o mundo e territórios internacionais com seus desenhos e gibis, no entanto, os desenhos animados e animações ganharam o coração das crianças em muitas localidades, inclusive hoje os desenhos já possuem dublagem em outros idiomas e é transmitido pela plataforma da Globo internacional, a qual disponibiliza muitas obras brasileiras em diversos lugares mundo a fora.

A Turma da Mônica tem os seus personagens com mais protagonismo, que são a Mônica, obviamente, mas a Magali, o Cebolinha e o Cascão não ficam nem um pouco atrás em suas participações nas aventuras, um outro personagem de muito destaque é o Chico Bento que por sua vez vira e mexe tem o seu próprio desenho e revistas em quadrinhos, intitulados de a Turma do Chico Bento, o simpático menino do interior brasileiro que nós tanto amamos.

O escritor de todas essas histórias e criador também de muitos outros personagens de sucesso é o cartunista paulista Mauricio Araújo de Sousa, mais conhecido popularmente como Mauricio de Sousa, ele é um verdadeiro gênio da arte brasileira e criou um completo universo de desenhos, seus personagens são muito próximos do real, sempre tendo características humanas muito forte, que nos permite uma grande identificação com cada um deles, até mesmo o seu personagem divino, que é o anjinho nos encanta, assim como também o seu personagem dinossauro, que atende pelo nome de Horácio.

Mauricio de Sousa deixou um legado incrível e indiscutível para a cultura brasileira, ele tem o seu lugar cativo no mundo de tantas crianças de outras gerações e de tantas crianças da atual geração também, muitas dessas crianças cresceram tendo esses personagens como seus amigos queridos, como seus companheiros no mundo da imaginação, sua inspiração mudou a infância de muita gente desde os anos 60, quando ele começou com as suas histórias de aventuras.

Por que o Mauricio de Sousa criou a Mônica?

Uma questão que muitas pessoas tem quanto a Turma da Mônica é como o Mauricio de Sousa criou essa turma e da onde veio a sua inspiração para tudo isso, como nasceu esse projeto que por tantas décadas muda a vida de tanta gente e que acompanhou tantas gerações, pois agora vamos falar um pouco mais sobre tudo isso e em especial, vamos falar como foi que Maurício de Sousa criou a personagem Mônica, que muitos dizem ser a personagem de mais destaque, a grande protagonistas desse universo infantil.

A história da criação dessa Turma começa no ano de 1959, com a criação de dois personagens que era o Bidu e o Franjinha, o que é uma surpresa para muita gente, já que posteriormente esses personagens passaram a ser secundários nas histórias de Mauricio de Sousa. Na década de 60 surgiu Cebolinha, que logo ganhou seu destaque na turma e passou a ser o protagonista nato das histórias.

No entanto, tudo mudou quando Mauricio no ano de 1963 criou a personagem Mônica e fez sua primeira tirinha que foi vinculada pelo jornal Folha de São Paulo, essa personagem fez um sucesso muito grande e logo ganhou o coração dos brasileiros, ali naquele momento Maurício ainda não sabia, mas ele havia mudado a sua trajetória e dado o primeiro passo para um grande império de sucesso que dura até os dias de hoje.

A Mônica ganhou as crianças, tomando o lugar do seu protagonista que na época era o Cebolinha, Mauricio disse algumas vezes que ele acredita que o tremendo sucesso da personagem possa ter acontecido, por ela ter sido a primeira personagem feminina do gênero, uma menina forte de personalidade única, isso preencheu um vazio que existia no mercado, que era esse lugar das meninas, era alguém que representasse essas crianças, essas garotinhas que antes liam histórias com aventuras estreladas apenas por meninos. A Mônica logo passou a ser a protagonista das histórias de Mauricio, tanto que hoje o nome principal da sua turma de personagens é Turma da Mônica.

Talvez também tenha outro motivo para esse grande sucesso de Mauricio, já que a Mônica foi um personagem criado com muito amor e baseado em uma criança, uma menina real, com suas qualidades e defeitos, uma pessoa a qual muita gente se identificou. Para criar a personagem Mauricio de Sousa se baseou na sua própria filha, que também se chama Mônica, ele se inspirou nela tanto em relação as suas características físicas, como em relação as suas características psicológicas.

Revista da Turma da Mônica

Revista da Turma da Mônica

Sua filha Mônica assim como a personagem possuía uma personalidade forte, era um pouco briguenta, era baixinha, um tanto quanto dentuça e gorduchinha, além disso também tinha uma grande preferência pela cor vermelha e por roupas vermelhas em geral, assim como a Mônica dos desenhos, a Mônica da vida real também andava sempre com a companhia de seu bichinho de pelúcia.

Uma curiosidade é que até mesmo o cabelo da Mônica, daquela forma característica em gomos, foi inspirado no cabelo da Mônica filha de Mauricio de Sousa, pois uma vez sua irmã cortou o seu cabelo e deixou diversas falhas, que se assemelham com o cabelo da personagem no desenho, portanto, nós fãs da Turma da Mônica devemos muito a essa filha que emprestou tantas características pessoais a personagem que acompanhou a vida de tantas pessoas.

A Mônica do desenho da Turma da Mônica jovem, ainda mantém a sua essência, ainda que suas características mais drásticas como os dentes grandes, tenham sido diminuídas, mas ela continua tendo muito gosto por roupas vermelhas, assim como tem os dentes um pouquinho destacados em relação aos outros personagens, mas bem menos do que em sua versão criança.

A Mônica da vida real, acabou por se formar em desenho industrial, em uma universidade da cidade de São Paulo e de certa forma seguiu os passos de seu pai, hoje ela atua na corporação de Mauricio de Sousa, sendo a sua função a de diretora executiva da companhia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *